14 de fevereiro de 2026

Prefeitura do Paulista garante inclusão e cuidado com Espaço de Proteção Infantil e Camarote da Acessibilidade no Carnaval 2026


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, vem garantindo que o Carnaval 2026 seja um espaço de festa, cuidado e inclusão. Durante a programação oficial, estão em funcionamento o Espaço de Proteção Infantil e o Camarote da Acessibilidade, ambos instalados na Orla do Janga e voltados à garantia de direitos e ao acolhimento da população.

O Camarote da Acessibilidade foi estruturado para permitir que pessoas com deficiência possam vivenciar a programação carnavalesca da cidade. O espaço conta com intérprete de Libras, serviço de audiodescrição e oferta de lanches aos usuários. A iniciativa também conta com a parceria do Programa PE Conduz, que garante o transporte de pessoas com mobilidade reduzida até o local do evento.

A secretária da pasta, Amanda Ramos, destacou que as ações reforçam o compromisso da gestão municipal com um Carnaval mais humano e acessível. Segundo ela, pensar a festa também como política pública é de extrema importância para assegurar que todos possam participar com dignidade, segurança e respeito.

De acordo com a diretora da Pessoa com Deficiência do Paulista, Maria Eduarda Lucena, o espaço representa um avanço importante na efetivação das políticas públicas de inclusão do município. “É fundamental mostrar que o lazer, a cultura e o esporte também são para as pessoas com deficiência. Poder usufruir desse espaço com acessibilidade e acolhimento é muito importante”, ressaltou.

Já o Espaço de Proteção Infantil tem como objetivo acolher os filhos de comerciantes formais e informais que atuam durante o Carnaval, garantindo um ambiente seguro enquanto seus responsáveis trabalham na festa.

Segundo o superintendente da Proteção Social Especial, Pablo César, o espaço funcionará durante toda a programação, das 16h às 21h, oferecendo atividades lúdicas, recreação e lanche. “Aqui, as crianças ficam protegidas, longe de situações de risco. Os responsáveis realizam um cadastro e precisam comprovar o vínculo com o trabalho na festa. Assim, conseguimos garantir cuidado e segurança enquanto eles exercem suas atividades”, afirmou.

A programação do espaço também conta com apresentações culturais da Trupe Baguncinha, que leva alegria, arte e música para as crianças acolhidas. Um dos personagens do grupo, o Tio Dedê, agradeceu à gestão municipal pela iniciativa. “Queremos agradecer a disposição da gestão em montar esse polo de acolhimento. A estrutura é muito boa, com brinquedos, pipoca, algodão doce, educadores e apresentações todos os dias. Nosso propósito é levar alegria para a criançada, com qualidade, educação e arte”, destacou.

Fotos: Chico Peixoto / SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário