22 de junho de 2026

Paulista realiza seletiva para a Copa Pernambucana de Foot Table nesta quinta-feira (25)


Os praticantes de Foot Table (futmesa) terão a oportunidade de representar o município do Paulista na Copa Pernambucana de Foot Table. A seletiva oficial acontece nesta quinta-feira (25), às 19h, no Clube Municipal do Nobre.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, com o objetivo de fortalecer a prática esportiva no município e incentivar a participação de novos talentos em competições estaduais.

A seleção será realizada nas modalidades individual (solo) e dupla, contemplando as categorias de 9 a 12 anos, 13 a 15 anos, 16 a 20 anos e 21 anos ou mais. Nesta primeira etapa, a disputa será exclusivamente masculina. De acordo com a organização, uma seletiva específica para o público feminino será realizada em uma próxima fase.

Ao todo, serão selecionados 12 representantes do Paulista para a próxima etapa da Copa Pernambucana de Foot Table, sendo três classificados em cada categoria. Os atletas escolhidos formarão a delegação que representará o município na competição estadual.

O superintendente de Esportes do Paulista, Emmanuel Soares, destacou a importância da seletiva para o fortalecimento da modalidade e para a descoberta de novos talentos no município.

"A futmesa tem crescido de forma significativa e despertado o interesse de atletas de diferentes idades. Essa seletiva representa uma excelente oportunidade para que os participantes possam competir em alto nível e representar Paulista em uma competição estadual. Nosso objetivo é incentivar a prática esportiva, ampliar o acesso às modalidades emergentes e valorizar os talentos da nossa cidade", afirmou Emmanuel Soares.

Estação do Milho reúne comércio, cultura e forró no centro do Paulista até o dia 24


O centro do Paulista entrou oficialmente no clima dos festejos juninos. Foi aberta nesta segunda-feira (22) a Estação do Milho, iniciativa promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Administração das Regionais, que reúne comerciantes, apresentações culturais e muito forró pé de serra na Rua da Feira, nas proximidades do Supermercado Rende Mais.

O espaço funciona das 6h às 18h, com programação cultural iniciada às 8h. A população encontra no local a comercialização de milho, coco e comidas típicas do período, além de atrações voltadas para toda a família. Um palco foi montado para receber apresentações artísticas e musicais ao longo do dia.

A proposta da gestão municipal é garantir mais conforto, segurança e organização para comerciantes e consumidores durante o período junino, valorizando as tradições culturais da cidade.

De acordo com o secretário de Administração das Regionais, Jaime Domingos, a iniciativa foi criada para oferecer melhores condições de trabalho aos feirantes que aproveitam o período junino para incrementar a renda familiar.

“A Estação do Milho foi pensada para organizar a comercialização dos produtos típicos desta época do ano, proporcionando mais segurança para quem vende e para quem compra. Além disso, criamos um ambiente acolhedor, com atrações culturais, fortalecendo a tradição junina e incentivando a economia local”, destacou o secretário.

No local, a mão de milho pode ser encontrada por valores entre R$ 40 e R$ 70. Quem aprovou a iniciativa foi a aposentada Maria da Conceição Barbosa, de 71 anos. Frequentadora da feira, ela elogiou a organização do espaço e a tranquilidade para realizar as compras.

“Achei maravilhoso. Quando eu vi a rua livre assim até estranhei. Está tudo fechadinho, os carros não passam por aqui. Está ótimo para a gente circular e comprar com mais tranquilidade, sem contar o preço do milho que está ótimo”, afirmou.

A Estação do Milho segue funcionando até o dia 24 de junho, oferecendo aos moradores e visitantes um espaço dedicado à celebração das tradições juninas, com cultura, gastronomia e oportunidades para os comerciantes locais.

Fotos: Chico Peixoto / SEI

Com muito balancê, Recife celebra a tradição do São João


Neste domingo (21), recifenses e turistas puderam curtir uma programação diversificada no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo

Celebrando a semeadura e a fartura, o São João raiz do Recife só faz crescer. Neste domingo (21), a programação do ciclo junino, realizado pela Prefeitura do Recife, que cultiva e espalha alegria e forró na cidade desde o último dia 10 de junho, começou a tirar para dançar os polos descentralizados, além de seguir embalando, com muito forró, coco, ciranda e todas as mais legítimas e antigas tradições da cultura popular nordestina, o Sítio Trindade e a Rio Branco, os dois maiores arraiais da cidade declarada musical até pela Unesco. Juntando e misturando tudo, só até a próxima terça-feira (24), serão mais de 150 atrações pelo Recife Junino todo, em devoção ao padroeiro do balancê. O prefeito Victor Marques visitou os dois importantes polos do São João recifense.

“Hoje é mais um dia que o Recife se enche de alegria com a celebração de suas raízes através do São João. Visitamos o Sítio da Trindade e também a Avenida Rio Branco, principais polos da festa na cidade, e é muito bonito ver o público aproveitando e se divertindo com os ritmos que fazem parte da nossa história. É o forró, o coco, o xaxado e tantos outros que formaram a nossa identidade forte e resistente. Fazer parte da organização dessa riqueza cultural é uma verdadeira honra, principalmente quando a gente vê o sorriso no rosto e dança no pé de cada pessoa”, afirmou o prefeito do Recife, Victor Marques.

Enfeitados e coloridos com bandeirinhas, balões, cidades cenográficas e milhares de alegorias reunidas, os tradicionais arraiais do Sítio Trindade e da Rio Branco seguem cheios de programação. Até dia 24, vai ter festa todo dia, embalada por atrações como Novinho da Paraíba, Geraldinho Lins, Maciel Salu, Capim com Mel, Terezinha do Acordeon, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Joyce Alane, Adiel Luna, Mestre Galo Preto, Larissa Lisboa e Isadora Melo, entre muitos outros. No dia 25, os dois arraiais darão uma trégua, deixando os sanfoneiros cochilarem, para começar tudo de novo no dia 26.

Para Cristina Campos, 50 anos, que acompanhou a programação na Avenida Rio Branco, a festa estava diversa mas repleta de elementos cruciais para a valorização da cultura nordestina. “A festa está perfeita, com forró pé de serra, coco. Aqui também está muito tranquilo, com bastante policiamento e segurança. É uma programação muito boa, principalmente para nós, pernambucanos”, disse.

No Sítio, até o futuro está brincando São João. Além das disputas do Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis, que encerraram neste domingo (21), com apresentações de grupos de várias partes do estado, oferecendo um comovente depoimento sobre a renovação das tradições do povo nordestino, a festa para os pequenos recifenses vai ser animada nos dias 23 e 24, a partir das 15h, com atrações como Mari Bigio, Fada Magrinha e Mini Rock. O arrasta-pezinho ainda segue nos dias 27 e 28, com Tio Bruninho, Carol Levy e muito mais atrações.

Jocien Prado, de 37 anos, mora no Pina e veio festejar com o filho no Sítio da Trindade. “Eu gostaria de parabenizar toda a equipe da Prefeitura do Recife, porque a festa está sendo incrível. As pessoas e os grupos artísticos estão bem animados, e eu gostaria de ressaltar a importância de construir espaços para as crianças, para que tanto os pais quanto elas possam se divertir. Estão de parabéns e eu só tenho a agradecer”, destacou.

Além de coco, ciranda, forró, ainda vai ter futebol na agenda junina dessa terceira semana do ciclo. No próximo dia 24 de junho, às 19h, São João e Copa se encontram para um animado balancê, nos polos do Sítio Trindade e da Rio Branco e também na Pracinha de Boa Viagem. Nos três locais, haverá transmissão do último confronto da seleção pelo Grupo C, contra a Escócia, com direito a muita festa, para embalar a torcida.

COP NO SÃO JOÃO - Ainda neste domingo (21), o prefeito Victor Marques também realizou uma vistoria na Central de Operações do Recife (COP), que inaugura o regime de plantão durante o Ciclo Junino 2026. No local, que funciona na Rua do Brum, 123, Recife Antigo, a Prefeitura do Recife atua no monitoramento e coordenação das festividades, integrando 15 secretarias e órgãos, além de mobilizar quase 3,8 mil servidores e cerca de 3,5 mil lançamentos da Guarda Municipal.

As ações ocorrem por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), seguindo o modelo operado durante outros grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, com acompanhamento em tempo real. Contando com 296 câmeras de videomonitoramento, instaladas no Sítio da Trindade e no Bairro do Recife, a segurança da festa também é ampliada com as equipes que estarão presentes nos polos juninos, promovendo uma resposta mais rápida e precisa para ocorrências.

“Estamos acompanhando aqui, na Central de Operações do Recife, a mobilização de milhares de profissionais para manter o São João mais seguro e confortável para todos. Além do monitoramento remoto no Recife Antigo e Sítio da Trindade, também contamos com profissionais da Guarda Civil nos polos, proporcionando mais tranquilidade para as famílias que saem de casa para curtir essa festa, que celebra as nossas raízes e nos transborda de orgulho”, ressaltou o prefeito Victor Marques.

O trânsito durante os festejos juninos também sofre modificações, com pontos fixos da Guarda Municipal nos bloqueios viários no entorno da Praça do Arsenal, especialmente nas ruas da Guia, Observatório e Barão Rodrigues Mendes. O objetivo é promover mais mobilidade e segurança para o público durante as apresentações ao longo do ciclo junino.

DESCENTRALIZADOS - A programação nos polos centralizados já começou, enchendo de acordes juninos o Parque das Graças. Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), a festa alcança também o Barro, Campo Grande, Cordeiro, Lagoa do Araçá e Totó, com quase 90 atrações. Entre os próximos dias 26 e 29, o São João bate na porta de outros cinco bairros, além do Pátio de São Pedro, para o balancê da despedida. Cada palco receberá, em média, 14 atrações: seis a sete por dia, além de DJ para embalar os intervalos.

Junho adentro e Recife afora, o São João segue animado até o próximo dia 29. Com o tema “Nossa Raiz”, a festa realizada pela Prefeitura do Recife oferecerá, ao todo, 1,2 mil apresentações em 14 polos, numa grande celebração às devoções, esperanças e tradições mais populares e genuínas do Nordeste. Para conferir a programação completa, acesse o site https://recifejunino.recife.pe.gov.br/.

FOTOS: Vanessa Alcântara / PCR

Paulista avança para receber R$ 44,4 milhões em obras de pavimentação de 17 vias


O Governo de Pernambuco, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), avança na viabilização de um conjunto de obras de pavimentação que soma R$ 44.493.335,74 em investimentos para o município do Paulista. As intervenções contemplam ruas e vias estratégicas nos bairros de Pau Amarelo, Maranguape 2, Nobre e Jaguarana.

Um novo lote de obras de pavimentação em Paulista entrou em fase de licitação após a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado em 13 de junho. A sessão de abertura das propostas está marcada para o dia 14 de julho, às 9h. O investimento previsto para esta etapa é de R$ 15.029.461,87.

Serão contempladas a Rua São José da Coroa Grande e a Rua Rio Nilo, em Pau Amarelo; a Rua Manoel de França e a Rua Angelito Claudino da Silva, em Maranguape 2; além do conjunto formado pelas ruas José Leão, Sombra do Onipotente e Alto do Céu, no bairro do Nobre.

Outro lote já teve a empresa vencedora homologada e o contrato formalizado. A Construtora Prime Ltda. executará as intervenções por meio do Contrato nº 130/2026, publicado no Diário Oficial do Estado em 13 de junho.

Com investimento de R$ 17.880.000,00, o lote contempla as ruas República Centro Africana, Médico César C. de Oliveira e Alemanha Oriental, além de trechos das ruas José Ferrão, Viña del Mar, Arábia Saudita, Afeganistão e Riviera, todas localizadas em Pau Amarelo.

Também está em andamento o processo para pavimentação asfáltica da Estrada do Catolé, no bairro de Jaguarana, e da Rua José Ramos de Vasconcelos, em Pau Amarelo. Atualmente, o certame encontra-se em fase de análise documental e contábil da empresa primeira colocada, a DMTC Asphaltech, com valor licitado de R$ 11.583.873,87.

As intervenções são resultado de articulações realizadas pela gestão Ramos junto ao Governo de Pernambuco para ampliar os investimentos em infraestrutura urbana e promover melhorias estruturadoras em diferentes regiões do município. A viabilização dos projetos contou com a atuação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pela elaboração dos projetos de engenharia e dos orçamentos técnicos utilizados pela CEHAB na condução dos processos licitatórios.

“Paulista vive um novo momento de parceria com o Governo de Pernambuco. Esses investimentos demonstram o compromisso conjunto de transformar a infraestrutura da nossa cidade, levando mais dignidade, acessibilidade e desenvolvimento para os bairros que aguardavam há anos por essas melhorias”, afirmou o prefeito Severino Ramos.

Formação Continuada debate multiculturalismo e valorização das matrizes culturais brasileiras em Paulista


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), realizou, entre os dias 15 e 19 de junho, mais uma etapa do ciclo de Formações Continuadas voltadas aos professores do Ensino Fundamental – Anos Finais. Promovida pela Coordenação do Ensino Fundamental – Anos Finais, a iniciativa reuniu educadores de diferentes áreas do conhecimento para momentos de estudo, reflexão e troca de experiências pedagógicas.

Com o tema “Multiculturalismo: educar para a valorização das matrizes históricas e culturais brasileiras”, a atividade teve como objetivo fortalecer práticas educacionais comprometidas com o respeito à diversidade, a valorização das identidades culturais e a construção de uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e conectada à realidade dos estudantes.

Durante a programação, os participantes discutiram temas relacionados à diversidade cultural, igualdade, diferença, pertencimento e reconhecimento dos múltiplos saberes que compõem a sociedade brasileira. As atividades buscaram ampliar o olhar dos docentes sobre a importância de incorporar essas reflexões ao cotidiano escolar, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Ao longo da semana, participaram dos encontros pedagógicos professores das disciplinas de Educação Física, Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens. Os encontros foram organizados de forma a contemplar as especificidades de cada área do conhecimento, promovendo reflexões sobre como o multiculturalismo pode ser trabalhado de maneira interdisciplinar no currículo escolar e nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

A programação também proporcionou dinâmicas interativas e vivências pedagógicas, estimulando o diálogo entre os profissionais da rede municipal de ensino e a construção coletiva de estratégias voltadas ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. Os encontros reforçaram o compromisso da gestão municipal com a qualificação permanente dos educadores e com a promoção de práticas pedagógicas alinhadas aos desafios contemporâneos da educação.

Além dos momentos de integração e aprendizagem, a programação contou com atividades de acolhimento e confraternização entre os participantes. Em alusão às festividades juninas, os educadores vivenciaram momentos inspirados nas tradições nordestinas, valorizando a cultura popular e fortalecendo os laços entre os profissionais da rede.

A iniciativa integra a política de formação continuada da SEEPA, que busca garantir a atualização pedagógica dos profissionais da educação e fortalecer práticas educacionais alinhadas às demandas contemporâneas do ensino público.

Fotos: SEEPA

21 de junho de 2026

Concursos e seleções abertas em Pernambuco oferecem 86 vagas e salários de até R$ 35,8 mil


Pernambuco reúne atualmente uma série de concursos e processos seletivos para quem busca uma vaga no serviço público. Ao todo, são 86 vagas com inscrições abertas, destinadas a candidatos de níveis médio, técnico e superior, com salários que variam conforme o cargo e podem chegar a R$ 35,8 mil.

As oportunidades estão espalhadas em municípios do Agreste e do Sertão pernambucano, além de uma seleção para o cargo de juíz promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Os candidatos devem observar os prazos de inscrição e as exigências previstas em cada edital.

Veja abaixo os concursos e seleções que estão com inscrições abertas em Pernambuco.

Conselho Tutelar de VenturosaInscrições até segunda-feira (22);
Seis vagas de nível médio;
Salário não informado;

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)Inscrições até 10 de julho;
30 vagas de nível superior;
Salário de R$ 35,8 mil;

Câmara de PombosInscrições até 15 de julho;
Oito vagas de nível médio;
Salário de R$ 1,6 mil;

Prefeitura de SalgueiroInscrições até 21 de julho;
42 vagas de níveis médio, técnico e superior;
Salário de até R$ 3,2 mil;

Fonte: Diário de Pernambuco 
Foto: Freepik

20 de junho de 2026

Mercado Público de Jardim Paulista ganha área coberta e mais conforto para comerciantes e clientes


Com o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e melhores condições para comerciantes e frequentadores do Mercado Público de Jardim Paulista Baixo, a Prefeitura do Paulista iniciou a instalação de uma estrutura coberta na área da feira. A melhoria vai garantir proteção contra sol e chuva, além de contribuir para uma melhor organização dos boxes e proporcionar mais comodidade para quem circula pelo espaço. A intervenção é coordenada pela Secretaria de Administração das Regionais e integra as ações de revitalização dos espaços públicos realizadas pela gestão municipal.

Segundo o secretário de Administração das Regionais, Jaime Rodrigues, a proposta de modernização do mercado já contemplou melhorias na iluminação, requalificação da rede elétrica e hidráulica, adequações no sistema de saneamento, correção de infiltrações e recuperação do piso. “Nosso objetivo é oferecer uma estrutura mais adequada para quem trabalha e para toda a população que utiliza o mercado diariamente”, afirmou.

Já o setor destinado à comercialização de frutas, verduras e legumes apresentava uma estrutura precária e sem padronização. Na primeira etapa, a pasta entregou as bancas aos feirantes para organizar a atividade comercial. Agora, os trabalhos avançam com mais uma etapa das melhorias, que pretende proporcionar melhores condições de trabalho para os comerciantes e mais conforto para os consumidores.

A feirante Manuela da Silva, de 22 anos, que atua no local desde os 18, destacou os benefícios da melhoria. De acordo com ela, a mudança vai melhorar a rotina de trabalho e o atendimento ao público.

“A gente sofre muito com sol e chuva, às vezes até fica com frieira no pé, porque trabalha no período chuvoso e acaba ficando com o pé molhado. Mesmo com sapato, não tem jeito. E vai ficar melhor também para os clientes, que vão ter mais conforto na hora de fazer as compras, sem se molharem ou ficarem expostos ao sol. Vai ser bom para todo mundo”, declarou.

Fotos: Chico Peixoto / SEI

19 de junho de 2026

São João do Recife 2026 conta com Espaço de Proteção para crianças e adolescentes a partir de hoje (19)


Iniciativa garante acolhimento, alimentação, atividades lúdicas e atendimento especializado próximo ao Sítio Trindade durante o período junino

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), inicia hoje (19) o funcionamento do Espaço de Proteção, voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade durante o ciclo junino. A ação integra o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e funciona na Escola de Qualificação Profissional Dom Bosco, na Estrada do Arraial, nº 2900, no bairro de Casa Amarela, até o dia 24 de junho.

Com capacidade para atender até 50 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos por dia, o serviço funciona nesta sexta-feira (19), das 18h às 2h, e de 20 a 24 de junho, das 16h às 2h, mediante cadastro e autorização do responsável legal. Crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil são identificados pelas equipes de Abordagem Social nos polos festivos, recebem orientação e são encaminhados ao espaço de acolhimento.

No local, são oferecidos acolhimento em ambiente seguro, alimentação, atividades lúdicas e oficinas criativas, além de refeitório, sala do soninho climatizada, escuta qualificada e espaços de convivência. A programação inclui pintura, contação de histórias e jogos cooperativos, estimulando o direito ao brincar, à convivência e ao desenvolvimento integral.

Segundo a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, a iniciativa reforça a presença da rede de proteção em um dos períodos de maior fluxo na cidade. “A gente montou esse espaço a poucos metros do Sítio Trindade para garantir acolhimento e segurança em um dos polos mais movimentados do São João. Além disso, nossas equipes do PETI seguem circulando no Sítio e demais polos, conversando com a população, identificando situações que precisam de apoio e fazendo os encaminhamentos necessários à rede de proteção. A população também pode ajudar acionando o Disque 100 ou falando diretamente com nossas equipes nas ruas”, afirmou.

Para garantir o funcionamento do serviço, cerca de 160 profissionais atuam na iniciativa, incluindo coordenação, técnicos, oficineiros, cuidadores e equipe de apoio, formando uma rede multiprofissional preparada para oferecer atendimento humanizado e qualificado durante o período junino.

ABORDAGENS SOCIAIS - Durante os festejos juninos de 2026, a SAS vai intensificar as ações de proteção a crianças e adolescentes, especialmente nos polos com grande circulação de pessoas. Até o dia 28 de junho, das 18h às 00h, equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) estarão mobilizadas para atuar na prevenção e identificação de situações de trabalho infantil, negligência e outras violações de direitos relacionadas ao contexto festivo.

As atividades incluem ações de sensibilização da população, orientação a famílias e comerciantes, distribuição de material informativo e articulação com a rede de proteção social. Também serão realizados cadastro, escuta qualificada, avaliação técnica e, quando necessário, encaminhamento para os serviços da rede de proteção. As equipes atuarão de forma estratégica em áreas de grande circulação de público, como a Orla da Avenida Boa Viagem, a Avenida Rio Branco, a Praça do Arsenal, o Pátio de São Pedro, o Sítio da Trindade e os polos descentralizados do Ciclo Junino.

Fotos: Douglas Fagner/PCR

Saúde do Paulista apresenta Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2026 no plenário da Câmara


Com o objetivo de apresentar e discutir ações, metas e resultados da Saúde referentes aos meses de janeiro a abril de 2026, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (19) a apresentação do Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre (RDQA) de 2026. A iniciativa aconteceu no Plenário da Câmara Municipal do Paulista, durante Audiência Pública. A prestação de contas reuniu representantes da gestão municipal, técnicos da secretaria, membros do Conselho Municipal de Saúde e representantes da sociedade civil.

Compuseram a mesa do evento a secretária Municipal de Saúde, Sônia Arruda, a superintendente de Planejamento e Gestão, Gislaine Calado, o coordenador de Planejamento e Gestão, Danilo Rodrigues de Souza Almeida, a diretora de Planejamento e Gestão, Anne Caroline Ferreira de Freitas, além do consultor de contabilidade da Prefeitura do Paulista, Thiago Silva.

Por meio de diferentes gráficos, foram apresentadas despesas totais de R$ 54.889.736,28, detalhadas por subfunções, incluindo gastos com folha de pagamento, manutenção de equipamentos, aquisição de medicamentos e insumos, além do custeio de despesas como energia elétrica, água e aluguéis. Na ocasião, o consultor em contabilidade detalhou ainda a aplicação dos recursos nas áreas de Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, assistência ambulatorial, assistência farmacêutica e Vigilância em Saúde.

Por fim, os participantes também puderam conhecer as fontes de financiamento que viabilizaram investimentos e despesas, a partir dos aportes do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao Fundo Municipal de Saúde e das pactuações entre estado e município.

A secretária de Saúde, Sônia Arruda, destacou as iniciativas realizadas e as demandas atendidas a partir dos recursos disponíveis.

“Não tivemos acréscimos de receitas, mas recebemos emendas parlamentares já cadastradas, cujos recursos ainda não foram liberados para execução. Enquanto aguardamos esses repasses, otimizamos os recursos disponíveis, promovendo vários mutirões e ampliando ações de vacinação, sem gerar custos adicionais. Agora, para o segundo semestre, aguardamos um novo aporte financeiro do Ministério da Saúde, que permitirá ampliar ainda mais essas ações”, afirmou.

Com foco na transparência e na responsabilização pública, a superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde, Gislaine Calado, ressaltou a importância da apresentação do relatório, que oferece a oportunidade para os diversos segmentos debaterem e tirarem dúvidas.

“O RDQA é regulamentado por lei, tem obrigatoriedade de publicização e visa tanto a fiscalização quanto a avaliação dos recursos públicos. Sua apresentação, realizada três vezes por ano, é um momento importante para que a comunidade e todos os participantes possam conhecer os recursos disponibilizados, debater e esclarecer dúvidas, funcionando como um importante instrumento de controle social”, pontuou.

A Prefeitura do Paulista reforça o compromisso com a transparência na aplicação dos recursos públicos e ressalta o fortalecimento da gestão municipal a partir da participação social e da melhoria dos serviços oferecidos.

Fotos: João Gonçalves / SEI

Prefeitura do Paulista realiza mutirão de limpeza em Nossa Senhora do Ó, Maria Farinha e na PE-22


A Prefeitura do Paulista iniciou nesta sexta-feira (19) um mutirão de limpeza que será realizado pelos próximos dias em áreas estratégicas dos bairros litorâneos e da PE-22, visando reforçar a Operação Inverno e atender de forma mais eficiente as demandas da população. A ação teve início em Nossa Senhora do Ó, ao longo da PE-22 e no bairro de Maria Farinha.

Os trabalhos estão sendo realizados de forma descentralizada em três frentes operacionais simultâneas, graças ao reforço da frota de equipamentos recentemente incorporados ao município. As equipes atuam na remoção de lixo, entulhos e materiais descartados irregularmente em áreas consideradas estratégicas.

De acordo com o fiscal de contrato da Limpeza Urbana, Felipe Silva, a ampliação da operação permitirá uma atuação mais eficiente das equipes em diferentes regiões da cidade.

"Estamos ampliando a Operação Inverno com essa ação aqui na Rua Cecília Carneiro, em Nossa Senhora do Ó. Graças ao empenho do nosso prefeito e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Agrailson de Ramos, ganhamos um reforço importante na estrutura com a chegada de mais duas retroescavadeiras e três caçambas, o que vai ampliar a capacidade das nossas equipes e garantir uma limpeza urbana ainda mais eficiente para a cidade", pontuou.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos moradores. Maicon Phil, de 50 anos, fez questão de comparecer à atividade para agradecer à gestão municipal pela iniciativa no bairro de Nossa Senhora do Ó. Ele contou que toda a população aguardava por essa intervenção e que agora será possível normalizar o trânsito na via.

“Eu fiz a solicitação à prefeitura porque aqui estava bem difícil, mas graças a Deus a gestão municipal deu atenção ao nosso pedido e enviou uma equipe para sanar o problema. Realizamos o sonho do povo, do pessoal da comunidade. Estou aqui para agradecer à Prefeitura do Paulista e ao prefeito Severino Ramos”, afirmou.

A gestão municipal reafirma seu compromisso com a limpeza urbana e informa que o mutirão terá continuidade nos próximos dias em outras localidades do município. A Prefeitura também reforça o pedido para que os munícipes embalem bem o lixo em sacos fechados, realizem o descarte nos locais corretos e observem o calendário da coleta.

Foto: Juan Marvin / SEI

Prefeitura do Recife abre inscrições para o INIA.GOV 2026: encontro nacional debate como transformar desafios públicos em soluções por meio da Inovação Aberta


Realizado pela Emprel nos dias 21 e 22 de julho, evento de Inovação Aberta reunirá gestores públicos no Novotel Marina Recife com foco nas Compras Públicas de Inovação por meio dos instrumentos CPSI e Sandbox Regulatório

Estão abertas as inscrições para a Imersão Nacional de Inovação Aberta para Governo (INIA.Gov 26), um encontro nacional estratégico voltado para gestores, especialistas e profissionais de órgãos públicos que desejam transformar a realidade das suas cidades por meio da inovação aberta. O evento, realizado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), acontece nos dias 21 e 22 de julho, no Novotel Marina Recife, e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas no site: inia.emprel.gov.br.

O principal objetivo do INIA.Gov é promover o debate sobre como enfrentar os complexos desafios da administração pública através de metodologias ágeis, tecnologia, parcerias inteligentes e os novos marcos legais de contratação, como o Marco Legal das Startups. O fórum surge em um momento em que a própria Emprel consolida sua atuação como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), ampliando o ecossistema inovador da capital pernambucana.

Com um formato dinâmico pensado para a troca de experiências, o encontro contará com 15 palestras, 2 palestras magnas, 3 workshops, 3 painéis e 2 oficinas práticas. A grade de programação foi desenhada sob quatro grandes pilares: Governança, Desafios, Soluções de Inovação e Parcerias/Contratações.

Entre os palestrantes confirmados estão referências de destaque no cenário nacional, como Rafael Fassio, Procurador do Estado de São Paulo; André Rauen, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Henrique Troccoli, Integrante do Laboratório de Inovação da AGU; Bárbara Johas, Coordenadora do CESU Teresina; Rodrigo Narciso, cofundador da rede Conexão Inovação Pública; Évisson Lucena, Gerente Geral de Políticas de Inovação do Recife; Breno Alencar, Diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Emprel Recife; e Keicielle Schimidt, coordenadora-Geral de Inovação Aberta da Diretoria de Inovação da Enap. Os participantes terão a oportunidade de mergulhar em temas que vão desde a estruturação de ambientes experimentais (como os Sandboxes Regulatórios) até os aspectos jurídicos que envolvem as contratações públicas de soluções inovadoras.

"O INIA não é apenas um evento de TI, mas uma plataforma de conexões. Queremos que os gestores saiam daqui inspirados e munidos de ferramentas reais para implementar a inovação aberta em suas respectivas regiões, desatando nós burocráticos e gerando valor direto para o cidadão", afirma Breno Alencar, diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Emprel.

Sítio Trindade abre o São João do Recife 2026 com programação que celebra a cultura nordestina


Primeiro dia do maior polo junino da cidade contou com apresentações musicais, final do concurso de quadrilhas, nova Arena Gastronômica e serviços da Prefeitura para garantir conforto, acessibilidade e segurança ao público

O Sítio Trindade abriu oficialmente o São João do Recife 2026 na noite desta quinta-feira (18), no bairro de Casa Amarela, reunindo milhares de pessoas para celebrar a cultura nordestina com música, gastronomia, quadrilhas juninas e ampla estrutura de serviços da Prefeitura do Recife. No palco principal, a abertura foi marcada pelo encontro da Banda Sinfônica do Recife com duas importantes vozes femininas do forró: Anastácia, referência do arrasta-pé, e a cantora, compositora e atriz potiguar Juliana Linhares. Encerrando a noite, Santanna apresentou seus principais sucessos para um Sítio lotado.

O prefeito Victor Marques acompanhou a abertura e visitou a estrutura montada pela gestão municipal. “É uma alegria celebrar o primeiro dia de festa no Sítio Trindade. Percorri toda a estrutura preparada pela Prefeitura e é muito bonito ver esse espaço cheio de gente aproveitando esse presente para a cidade. Quem ainda não conhece, venha viver essa experiência”, disse.

Durante a visita, o prefeito passou pelo inédito Arraiá dos Sabores, pela nova praça de alimentação, pelo espaço de artesanato e pela área dedicada ao comércio local. Também acompanhou a final do 40º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas do Recife e conheceu os pontos de atendimento de Direitos Humanos, Saúde, Segurança, Reciclagem e atendimento a mulheres em situação de violência.

A secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, destacou o papel do Sítio como um dos espaços mais tradicionais do ciclo junino. O tema desta edição, “Nossa Raiz”, se reflete em cada canto da festa. “O Sítio Trindade é o nosso xodó. É um espaço que preserva esse clima de interior e valoriza as nossas tradições. O Recife faz um São João raiz, com a nossa música, nossos artistas e o concurso de quadrilhas, que é uma das manifestações mais bonitas da cultura popular”, afirmou.

Uma das novidades desta edição é a arena gastronômica Arraiá dos Sabores, promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE). Pela primeira vez no Sítio Trindade, o espaço reúne oito restaurantes e funciona até o dia 28 de junho, das 16h às 2h.

A programação segue até domingo com quase 30 atrações entre o palco principal e a Sala de Reboco, instalada este ano no Pavilhão das Quadrilhas com estrutura ampliada. Entre os artistas que ainda se apresentam estão os homenageados Caju e Castanha, Geraldo Azevedo, Zeh Rocha, Fim de Feira, Boi Faceiro, Bia Marinho, Israel Filho, Novinho da Paraíba e Geraldinho Lins.

Quem preferir acompanhar de casa pode sintonizar a Frei Caneca FM (101.5 FM), que transmite diariamente as apresentações, da primeira atração da noite até o início do show da meia-noite, também pela internet. A cobertura vai até 28 de junho.

ESTRUTURA COMPLETA PARA RECEBER O PÚBLICO - Além da programação cultural, a Prefeitura do Recife montou uma ampla rede de serviços no Sítio Trindade para garantir conforto, segurança e acolhimento durante os festejos.

O polo conta com posto médico com apoio de ambulância do Samu 192. Mulheres em situação de violência de gênero têm à disposição espaço de atendimento com equipe multidisciplinar da Secretaria da Mulher, funcionando diariamente das 18h à 0h.

Para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Espaço de Proteção, instalado na Escola de Qualificação Profissional Dom Bosco, a poucos metros do Sítio, oferece acolhimento, alimentação, atividades lúdicas, oficinas, escuta qualificada e ambiente climatizado para descanso.

A acessibilidade também ganhou reforço nesta edição. A Rota Acessível disponibiliza vans adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fazendo o trajeto entre o Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, nas Graças, e o Sítio Trindade, por demanda espontânea em todos os dias de shows.

A Central de Direitos Humanos e Acessibilidade funciona durante toda a programação com equipe de psicólogos, assistentes sociais, advogados e agentes de direitos humanos, além de intérpretes de Libras e audiodescritores.

Com apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Prefeitura ampliou os espaços de acessibilidade no palco principal e no Pavilhão das Quadrilhas, destinados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com intérpretes de Libras e audiodescrição para que todos possam acompanhar a programação.

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

18 de junho de 2026

Temporada reprodutiva se aproxima do fim com nascimento de 96 filhotes em Maria Farinha


A Praia de Maria Farinha, em Paulista, foi cenário de mais um importante evento para a conservação ambiental. Na manhã desta quinta-feira (18), 96 filhotes de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), espécie ameaçada de extinção, nasceram a partir de um único ninho localizado em frente ao Veneza Water Park.

O monitoramento da área é realizado diariamente pelo Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Além de contabilizar os nascimentos registrados no município, o trabalho da equipe técnica também garante a proteção dos ninhos durante todo o período de incubação e eclosão.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Jocelane Cavalcanti, ainda há dois ninhos restantes para eclosão, um localizado no Pontal e o outro em uma região diferente de Maria Farinha.

Segundo a bióloga e diretora do NSU, Rayza Brasileiro, o nascimento destes filhotes marca a fase final da temporada reprodutiva 2025-2026 das tartarugas marinhas no litoral do município. Ela destacou ainda a importância da participação da população nas ações de preservação.

“A colaboração da comunidade com a Semma é fundamental para ampliar o entendimento sobre a biodiversidade marinha, fortalecendo a produção de dados científicos e contribuindo para o conhecimento sobre as espécies que utilizam o nosso litoral para reprodução”, declarou.

Rayza explicou também que todas as informações coletadas durante o monitoramento são incorporadas a bancos de dados nacionais, contribuindo para estudos e análises que auxiliam na definição do estado de conservação das espécies marinhas.

A Semma orienta que moradores e visitantes, ao identificarem a eclosão de filhotes ou seu deslocamento em direção ao oceano, entrem em contato com o Núcleo de Sustentabilidade Urbana pelo WhatsApp (81) 99836-9947 ou acionem a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

A Secretaria recomenda ainda que, ao avistar uma tartaruga desovando ou filhotes se deslocando para o mar, é fundamental manter distância e evitar o uso de luzes artificiais, que podem desorientar os animais.

A Prefeitura do Paulista reafirma o compromisso com a sustentabilidade, a preservação das praias, o respeito à biodiversidade marinha e costeira e a cooperação da comunidade, contribuindo para o sucesso reprodutivo da espécie e para a proteção dos filhotes durante o percurso até o mar.

Fotos: Flávio Alves/SEI.

Paulista North Way Shopping reúne moda, gastronomia e diversão para o São João


Expo Junina destaca empreendedores locais e traz atrações para quem está no clima de Copa do Mundo

O Paulista North Way Shopping transforma-se em polo de celebração junina e lazer durante o mês de junho, com a Expo Junina, feira de produtores e lojistas locais, e uma programação especial para acompanhar os jogos da seleção brasileira. A iniciativa reúne moda, gastronomia típica e opções de entretenimento para todas as idades, consolidando o centro de compras como alternativa segura de passeio em dias de festa.

A Expo Junina, montada na Praça de Eventos do Piso L1, reúne expositores da região com roupas juninas e moda casual, calçados, acessórios, artigos de decoração, itens infantis e produtos para pets. O espaço, com entrada gratuita, funciona conforme o horário do shopping e oferece ao público uma vitrine de produtos artesanais e opções gastronômicas típicas da temporada.

Para acomodar as celebrações de São João e a agenda da Copa do Mundo, o shopping tem horários de funcionamento diferenciados. Na sexta-feira, 19 de junho, as lojas estarão abertas das 9h às 21h, permitindo que o público se prepare com tranquilidade para acompanhar o jogo do Brasil contra o Haiti. Na véspera de São João, 23 de junho, o funcionamento será das 9h às 18h. No dia 24 de junho, data em que se celebra o São João e que a seleção enfrenta a Escócia, o shopping abre das 11h às 18h.

O Entretenimento infantil e juvenil também está garantido no North Way. A Praça de Eventos do Piso L3 recebe a Arena Passaporte Edu, com atividades gratuitas voltadas a crianças e adolescentes, como jogo da memória, futebol de botão e outras brincadeiras interativas. O espaço também disponibiliza o álbum oficial da Copa do Mundo e promove a troca de figurinhas, atração que costuma reunir jovens colecionadores.

Prefeitura do Recife antecipa salário de junho e injeta cerca de R$ 300 milhões na economia da capital


Pagamento é referente à folha do mês de junho e será creditado na terça-feira (23), beneficiando os mais de 45 mil servidores ativos e inativos do Executivo Municipal

A Prefeitura do Recife vai antecipar para a próxima terça-feira (23) o pagamento dos salários de junho dos servidores municipais. Com a medida, R$ 296 milhões serão injetados na economia da cidade justamente no período das celebrações juninas, fortalecendo o comércio, os serviços e a cadeia produtiva que movimenta uma das manifestações culturais mais importantes de Pernambuco.

O pagamento, que tradicionalmente ocorre no último dia útil do mês e estava previsto para o dia 30 de junho, beneficiará mais de 45 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da administração direta e indireta do Executivo Municipal, que terão seus vencimentos disponibilizados com uma semana de antecedência.

Ao antecipar os salários em um período de grande significado cultural e econômico para os pernambucanos, a Prefeitura contribui para que milhares de famílias possam vivenciar o São João com mais tranquilidade, ao mesmo tempo em que impulsiona a circulação de recursos na economia local. A decisão também reafirma o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal, a eficiência administrativa e a valorização dos servidores públicos, reconhecendo o papel fundamental que desempenham no funcionamento da cidade.

Fotografia – Carlos Oliveira/ PCR Imagem - Acervo

Fiscalização de Prefeitura do Recife flagra 200 kg de cobre de origem suspeita em ferro velho nos Torrões


Comércio ilegal prejudica equipamentos públicos municipais, que vem sendo alvos de reiteradas ações de furtos por todas as áreas da cidade

Na manhã desta quinta-feira (18), a Secretaria de Ordem Pública e Segurança do Recife (SEOPS), por meio da Secretaria Executiva de Controle Urbano, em ação conjunta com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e com o apoio da Polícia Militar, realizou uma operação de fiscalização no bairro dos Torrões para coibir a comercialização irregular de materiais de cobre. Durante a iniciativa, foram vistoriados dois estabelecimentos de ferro-velho e reciclagem. Em um deles foram flagrados 200 kg de cobre com suspeita de serem subtraídos de equipamentos públicos municipais da orla da cidade. O responsável pelo local foi identificado e conduzido à delegacia junto com o material de origem não declarada.

A ação é motivada pelos recorrentes furtos de fiações e depredação do patrimônio público na cidade. Atividades criminosas reiteradas têm atingido semáforos e equipamentos da região, causando transtornos para a população. Na semana passada, uma fiscalização na área do Pina e Boa Viagem promoveu a notificação de cinco de seis estabelecimentos vistoriados. “Nós estamos intensificando as fiscalizações para ajudar a preservar os equipamentos públicos que vêm sendo danificados e trazendo prejuízos à população. A Secretaria Executiva de Controle Urbano verifica o alvará de funcionamento e exige as comprovações de compra do material que está sendo comercializado. Quando se infringe a legislação de comercialização do produto sem comprovação de origem, o caso é conduzido às autoridades policiais competentes”, revela Alexandre Rebêlo, secretário de Ordem Pública e Segurança.

Para se ter ideia, na Orla de Boa Viagem, todos os cabos, em mais de 1,5 km de extensão de obras entregues, já foram furtados, assim como todos os balizadores. Apenas na centralidade de Esportes, foram 40 balizadores furtados, com prejuízos da ordem de R$ 50 mil, além de outros R$ 10 mil necessários ao fornecimento e à instalação dos cabos. Assim como em outros locais da cidade, os Boletins de Ocorrência vêm sido reiteradamente abertos junto às autoridades competentes.

A Rua da Aurora é outro cartão postal da cidade que vem sendo alvo de repetidas ações criminosas. Apenas nos primeiros cinco meses deste ano, foram furtados centenas de metros de cabeamento, além de caixas de passagem, tampas, luminárias e dispositivos de proteção. No total, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana abriu 11 Boletins de Ocorrência para ajudar as autoridades policiais a identificarem os autores dos crimes, bem como os receptadores dos produtos.

Por outro lado, a mobilidade também vem sendo prejudicada com reiterados furtos a cabeamentos de equipamentos semafóricos. Os crimes têm sofrido aumento substancial do último ano pra cá, sobretudo na área central. Entre setembro de 2025 e maio de 2026, foram registrados mais de 100 boletins de ocorrência relacionados a esse tipo de crime, com maior concentração na região central do Recife. Os prejuízos já chegam a mais de meio milhão de Reais (R$ 685 mil). Os furtos causam impacto direto na mobilidade, com aumento de engarrafamento e risco de acidentes, além do risco de choques para transeuntes e técnicos.

Para minimizar os impactos, a CTTU vem adotando medidas de prevenção e controle de danos. Os semáforos da cidade começam a ter substituídas as suas fiações atuais, que são em cobre, para alumínio, material que possui menor valor de mercado. Outra alteração é a mudança no mobiliário (caixas) de proteção dos equipamentos semafóricos. Já o videomonitoramento, ao lado das vistorias, é uma das ferramentas que permite a detecção de mau funcionamento dos equipamentos para determinar o destacamento de agentes ou orientadores de trânsito.

SUBSTITUIÇÃO DE TAMPÕES DE FERRO - Em outra frente para coibir a depredação do espaço urbano, a Prefeitura do Recife vem substituindo gradualmente tampões de ferro fundido utilizados nas ruas e avenidas da cidade por modelos em fibra de vidro, material sem valor comercial de revenda e menos suscetível a furtos. Desde o início da implantação do novo modelo, já foram substituídos 1.033 tampões.

VANDALISMO NO ESPAÇO PÚBLICO - Entre janeiro de 2025 e maio de 2026, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) registrou 405 ocorrências de furto, roubo ou vandalismo em ativos de iluminação pública, resultando na reposição de 22.537 metros de cabos furtados e 1.833 equipamentos acessórios, incluindo luminárias, projetores, DPS, drivers e eletrodutos. No período, os gastos com reposição e reparos somaram R$ 682.760,28, sendo R$ 495.403,53, em 2025, e R$ 187.356,75 até maio deste ano.

Governo de Pernambuco antecipa pagamento da folha de junho para esta segunda-feira (22) e injeta cerca de R$ 1,3 bilhão na economia do Estado


O Governo do Estado anunciou a antecipação do pagamento da folha salarial do mês de junho para todos os servidores públicos ativos, comissionados, aposentados e pensionistas. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (18) pela governadora Raquel Lyra. Com a iniciativa, o Estado injetará cerca de R$ 1,3 bilhão na economia local.

“A decisão de antecipar a folha de junho reafirma o nosso compromisso com os servidores públicos e permite que mais de 242 mil pessoas se organizem melhor para o período junino. Além disso, esse recurso que chega mais cedo à economia pernambucana fortalece o comércio e impulsiona diferentes setores, num momento importante para o Estado e para as famílias pernambucanas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O pagamento dos servidores será realizado na próxima segunda (22) e, com isso, mais de 242 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, estarão com o salário na conta. “O Governo do Estado antecipou o salário para que os servidores usufruam do feriado com mais tranquilidade e planejamento”, reforçou a secretária de Administração, Ana Maraíza.

Além disso, o dia 23 de junho será considerado ponto facultativo, que foi transferido do dia de Corpus Christi, 4 de junho. A medida vale para os órgãos e entidades da administração direta e indireta estadual, com exceção dos serviços cujo funcionamento seja indispensável, garantindo a continuidade do atendimento à população.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Recife avança com entrega de contenção de encosta e autoriza nova obra na Zona Norte


Intervenção da Prefeitura recebeu investimento de R$ 8,6 milhões e reforça a segurança de moradores da Avenida Chagas Ferreira, em Dois Unidos. Prefeito Victor Marques autorizou, nesta quinta-feira (18), o início das obras na Rua Eládio Camboim, na Linha do Tiro

A Prefeitura do Recife concluiu mais uma importante obra de contenção definitiva de encosta na Zona Norte da cidade. Realizada na Avenida Chagas Ferreira, no bairro de Dois Unidos, a intervenção recebeu investimento de R$ 8,6 milhões e beneficia diretamente 92 famílias que vivem na área. Nesta quinta-feira (18), o prefeito Victor Marques realizou a entrega da intervenção e assinou a Ordem de Serviço para a execução de nova construção de contenção de encosta, dessa vez na Rua Eládio Camboim, no bairro da Linha do Tiro. Com investimento de aproximadamente R$ 4,9 milhões, a nova benfeitoria beneficiará mais de 100 famílias.

“O Recife não para e por isso, hoje estamos entregando a encosta da Chagas Ferreira e já dando início às obras na rua Eládio Camboim, na Linha do Tiro. Muitos passaram fazendo apenas promessas que nunca saíram do papel, mas nós temos um time comprometido, que fala e realmente faz. São mais de 150 obras de encosta nos últimos cinco anos, investindo na segurança, no bem-estar e na qualidade de vida de cada recifense. O nosso compromisso é com o povo, é com quem mais precisa, por isso a gente não faz promessa vazia, a gente trabalha e faz”, pontuou o prefeito do Recife, Victor Marques.

Executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a obra na Avenida Chagas Ferreira contemplou cinco muros de arrimo, somando 1.312 m², além de 667 metros de canaletas de drenagem e 3.246 m² de melhorias de urbanização e passeios. Também estão sendo implantados 9.854 m² de proteção de talude com tela argamassada, 330 metros de mureta de proteção, 90 metros de dissipadores de drenagem e 68 metros de corrimão com guarda-corpo.

O líder comunitário José Pereira da Silva, mais conhecido como Seu Pereira, mora no bairro há 58 anos e contou sobre as dificuldades que a comunidade enfrentava antes da obra. “Nós tínhamos um grande problema com essa encosta aqui na Chagas Ferreira, porque tinha risco de deslizamento, e foram 11 anos de muita luta para conseguir essa obra. Com a intervenção da Prefeitura do Recife, toda a comunidade está de posse de vitória e só agradece por tudo”, celebrou.

ENCOSTA NA RUA ELÁDIO CAMBOIM - Dando continuidade aos investimentos em infraestrutura e prevenção de riscos, a intervenção na Rua Eládio Camboim, coordenada pela URB, integra as ações permanentes de proteção de áreas vulneráveis e vai beneficiar diretamente mais de 100 famílias. Os serviços serão iniciados pelas obras de drenagem.

Com investimento de aproximadamente R$ 4,9 milhões, o projeto contempla obras de contenção e infraestrutura em uma área de 1.469 m². Entre os serviços previstos está a implantação de uma estrutura de contenção em cortina atirantada, tecnologia utilizada para estabilização de taludes e prevenção de deslizamentos. A obra também inclui a instalação de sistemas de drenagem, como barbacãs e canaletas para escoamento das águas pluviais. Além da contenção da encosta, o projeto prevê a requalificação da infraestrutura urbana da Rua Eládio Camboim, com pavimentação em concreto, construção de calçadas e implantação de meio-fios.

Beatriz Menezes, secretária de Infraestrutura do Recife, destacou a importância das obras de encosta na cidade. “Hoje nós tivemos dois grandes atos da Prefeitura do Recife, com a entrega da encosta na Chagas Ferreira, um investimento de quase R$ 9 milhões para proteger mais de 100 famílias, e o início das obras da Rua Eládio Camboim, que também vai proporcionar mais segurança para todos os moradores. Teremos obras de drenagem, cortina atirantada e outras diversas intervenções para proporcionar mais dignidade para a comunidade. Essas duas obras demonstram muito bem o que a prefeitura está fazendo, porque não vamos parar enquanto houver obras a serem feitas”, destacou.

MAIS DE 150 ENCOSTAS ENTREGUES - Nos últimos cinco anos, a Prefeitura do Recife concluiu 155 obras de contenção de encostas em toda a cidade, com investimento de R$ 274,6 milhões e impacto direto para mais de 18 mil pessoas. Outras 21 intervenções estão em andamento, somando cerca de R$ 177 milhões em investimentos e beneficiando aproximadamente 7 mil moradores.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Paulista divulga programação junina com cortejo cultural, shows nas comunidades, forró e Estação do Milho


A Prefeitura do Paulista preparou uma programação especial para celebrar o período junino com manifestações da cultura popular, apresentações musicais, dança, gastronomia típica e valorização dos artistas locais. As atividades acontecem entre os dias 19 e 24 de junho, no Centro da cidade e em comunidades do município, reunindo moradores, comerciantes e visitantes em uma grande celebração das tradições nordestinas.

Cortejo Junino abre a programação cultural

A abertura da programação será na quinta-feira (19), com o grande Cortejo Junino "Sem Cultura Popular Não Existe Tradição". A concentração está marcada para as 15h, na Praça Alberto Lundgren. O desfile seguirá pela Rua Siqueira Campos até a Igreja de Santa Isabel, levando música, dança e expressões da cultura popular para as ruas do município.

O cortejo contará com a participação de diversos grupos culturais, incluindo o Encantos Líricos, grupos de bacamarteiros, grupos de coco, Trio Pé de Serra, além das alas temáticas dos grupos Faces Culturais, Gonzagão e Brincarteando. O encerramento acontecerá em frente à Igreja de Santa Isabel, com uma grande roda de ciranda aberta à participação do público.

Segundo o superintendente de Cultura do Paulista, Augusto Morais, a proposta é fortalecer as manifestações culturais e preservar as tradições populares.

"Este cortejo foi pensado para ocupar as ruas com alegria, valorizando os grupos culturais do município e resgatando tradições que fazem parte da nossa identidade. Será um momento de encontro entre artistas, cultura popular e comunidade, celebrando a riqueza dos festejos juninos do Nordeste", destacou.

Forró na Feira leva animação ao comércio local

A programação continua no sábado (20) com o projeto "Forró na Feira". Das 10h às 12h, a Rua Siqueira Campos receberá apresentações de trios pé de serra e grupos de dança junina, levando animação para a principal área comercial da cidade.

A iniciativa busca aproximar a cultura popular do cotidiano da população e fortalecer o movimento econômico no Centro durante o período junino.

Shows valorizam artistas locais no Centro da cidade

Ainda no dia 20, a partir das 14h, a festa segue em frente à Igreja de Santa Isabel com apresentações do grupo Bugarhy e convidados. O público também poderá acompanhar os shows dos artistas Paulo Biony e Dudu Pé de Serra.

A proposta é oferecer uma programação cultural gratuita, fortalecendo a tradição do forró e valorizando os talentos do município.

São João na Comunidade premia ruas vencedoras

A programação junina também chega às comunidades por meio do projeto "São João na Comunidade". Após a realização do concurso "Minha Rua é Mais Junina", que mobilizou moradores de diversos bairros na decoração de ruas e valorização das tradições juninas, as comunidades vencedoras passam agora a receber uma programação cultural especial como forma de reconhecimento pelo engajamento e criatividade demonstrados durante a iniciativa.

Como premiação, as ruas contempladas recebem um Combo Cultural Junino, com estrutura de palco, iluminação, sonorização e apresentações artísticas, levando a festa diretamente para os bairros e fortalecendo as tradições populares nas comunidades.

Estação do Milho reúne tradição, cultura e gastronomia

Entre os dias 22 e 24 de junho, será realizada a Estação do Milho, na Rua da Feira, nas proximidades do Supermercado Rende Mais. O espaço reunirá venda de milho, coco e comidas típicas, além de atrações culturais voltadas para toda a família.

Durante os três dias de evento, moradores e visitantes poderão saborear pamonha, canjica, bolo de milho e outras delícias tradicionais do São João, enquanto acompanham apresentações de forró pé de serra, grupos de dança e personagens da cultura popular, como Mateus e Catirina.

A programação integra o calendário junino do município e reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular, o fortalecimento da economia local e a preservação das tradições que fazem do São João uma das principais manifestações culturais do Nordeste.

Programação
19 de junho | Cortejo Junino "Sem Cultura Popular Não Existe Tradição"

Horário: 15h
Concentração: Praça Alberto Lundgren
Percurso: Rua Siqueira Campos até a Igreja de Santa Isabel

Atrações:
• Encantos Líricos
• Faces Culturais
• Gonzagão
• Brincarteando
• Bacamarteiros
• Grupos de Coco
• Trio Pé de Serra
• Grande roda de ciranda

20 de junho | Forró na Feira

Horário: 10h às 12h
Local: Rua Siqueira Campos

Atrações:
• Trios pé de serra
• Grupos de dança junina

20 de junho | São João no Centro

Horário: A partir das 14h
Local: Em frente à Igreja de Santa Isabel

Atrações:
• Grupo Bugarhy e convidados
• Paulo Biony
• Dudu Pé de Serra

23 de junho | São João na Comunidade

Programação cultural nas comunidades vencedoras do concurso "Minha Rua é Mais Junina"

19h
• Sambada de Mestre Guga
• Jaguarana

20h
• Os Coroas do Forró
• Coco da Uruba
• Coco do Chinelo de Pau
• Coco de Água Doce

22 a 24 de junho | Estação do Milho

Local: Rua da Feira, próximo ao Supermercado Rende Mais

Atrações:
• Forró pé de serra
• Grupos de dança
• Mateus e Catirina

Gastronomia:
• Milho
• Coco
• Pamonha
• Canjica
• Bolo de milho
• Comidas típicas