25 de junho de 2026

Juntos pela Segurança: Governadora Raquel Lyra reforça efetivo do CBMPE com formação de novos oficiais


Seguindo firme na construção de um novo tempo na história da segurança pública pernambucana, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), a formatura de 36 novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A solenidade militar aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMPE, no Recife, reforçando as ações de proteção e salvamento no Estado. A vice-governadora Priscila Krause esteve presente no evento.

“Eu tenho dito sempre que, por meio do Juntos para Segurança, temos feito o maior investimento da história nas forças de segurança pública. Já nomeamos policiais penais, oficiais e praças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, e hoje à tarde dando posse à Polícia Civil, para permitirmos que o povo de Pernambuco possa viver de maneira mais segura. Eles chegam em um momento em que o Corpo de Bombeiros está dando uma virada histórica e a segurança pública em Pernambuco também”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

Para chegar a formação, os novos oficiais passaram por um ano de formação intensa em áreas como combate a incêndio, salvamento aquático, busca e resgate e atendimento pré-hospitalar, preparados para liderar qualquer operação da corporação.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, celebrou a conclusão de um ciclo iniciado com o concurso que abriu 660 vagas para o Corpo de Bombeiros. "Os oficiais são os futuros coronéis do Corpo de Bombeiros, e algum deles pode ser o novo comandante-geral", afirmou.

Os novos oficiais da Corporação cumprirão seis meses de período probatório para aperfeiçoamento prático-operacional junto às unidades da Corporação localizadas na Região Metropolitana, devido ao maior volume de ocorrências. Após essa fase, os bombeiros militares serão destinados, por ordem de classificação, às vagas disponíveis do âmbito de todo o CBMPE.

“Já no estágio eles passam a vivenciar todas as atividades que um oficial executa. Eles são formados não apenas para o serviço, mas também para serem os futuros comandantes da corporação. Então, eles precisam ter o gerenciamento, a gestão, a governança de uma instituição do tamanho do Corpo de Bombeiros”, explicou o comandante-geral do CBMPE, Eduardo Araripe.

Presente na ocasião, o deputado Joel da Harpa parabenizou o Poder Executivo Estadual pelo comprometimento em fortalecer as forças de segurança. "O Governo do Estado está mostrando para o povo de Pernambuco que se pode mudar a história da corporação com a compra de viaturas e equipamentos, além de acabar as defasagens salariais”, apontou.

Enfermeiro desde 2012 e ex-soldado da PMPE, Álvaro Simões, de 34 anos, encontrou no Corpo de Bombeiros a forma de unir suas duas vocações: a da saúde e a militar. Natural de São João, no Agreste Meridional, ele foi o primeiro colocado do curso de formação de oficiais. "Muda um pouquinho a atribuição, mas a missão é sempre a mesma: servir à sociedade pernambucana", disse.

Também acompanharam a solenidade a secretária de Administração, Ana Maraiza; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; a diretora integrada da Polícia Científica, Fernanda Porto; o subcomandante da PMPE, ⁠coronel Lopes; o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Câmara Júnior; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Thé.

Fotos: Miva Filho/Secom

Igarassu promove abertura do tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas


A prefeitura de Igarassu continua, nesta quinta-feira (25), com a agenda do São João na cidade, contando com o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas reunindo grupos mirins e adultos. Os espetáculos acontecem no Ginásio Jota Raposo.

A partir das 16h, o público pode acompanhar as performances das quadrilhas mirins Quentão, Encantos, Matutinho, Maracabarro, Raio de Sol Mirim, Matulão, Coração Mirim, Brincantes Show, Couro Quente, Fusão e Explosão.

Na sexta-feira (27), a partir das 20h, será a vez das quadrilhas adultas nos palcos. A programação conta com os grupos Raízes do Pinho, Raio de Sol, Dona Matuta, Carcará, Tradição e Coração Matuto.

Encerrando a competição, no domingo (28), a partir das 15h55, se apresentam as quadrilhas Zabumba, Sinhá Matuta, Lumiar, Traque, Origem Nordestina, União Junina, Rojão, Sassaricando e Mistura de Cor.

A premiação será de R$ 12 mil para o primeiro lugar da categoria adulta e R$ 8 mil para a juvenil. Os segundos colocados receberão R$ 8 mil e R$ 6 mil, respectivamente. Já os terceiros lugares serão contemplados com R$ 5 mil na categoria adulta e R$ 4 mil na juvenil.

Os festejos seguem neste sábado (27), com diversas atrações juninas no Igaradrilha.

Foto: Wesley Laurentino

Recife inicia requalificação da Praça Professor Barreto Campêlo com investimentos de R$ 1,5 milhão


Intervenção realizada pela Prefeitura, no bairro da Torre, vai criar novos espaços de convivência, área de lazer, Parcão e ampliar a área permeável do equipamento

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta-feira (25), as obras de requalificação da Praça Professor Barreto Campêlo, localizada no bairro da Torre. Com investimento de R$ 1,52 milhão, a intervenção contemplará uma área de 6.896 m² e prevê a modernização do espaço, com novos equipamentos de lazer, mobiliário urbano, áreas de permanência e a implantação de um Parcão para pets e seus tutores. A obra será executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O prefeito Victor Marques esteve no local para assinar a ordem de serviço.

Segundo Victor Marques, a intervenção atende a uma demanda antiga dos moradores da região e busca fortalecer o uso coletivo do equipamento. “Há muito tempo ouvimos o pedido para melhorar esta praça, que é um importante espaço de convivência para quem mora na Torre e nos bairros vizinhos. Vamos entregar um ambiente mais acolhedor, com estrutura adequada para famílias, crianças, praticantes de atividades físicas e também para os animais de estimação”, afirmou o prefeito do Recife.

Victor Marques também destacou que esta será a primeira grande obra que a praça recebe em mais de duas décadas. “A última intervenção aconteceu em 1999. Agora, estamos implantando um novo padrão de espaço público, pensado para que as pessoas permaneçam mais tempo na praça e aproveitem melhor esse ambiente de convivência”, explicou.

OBRA EM DUAS FASES - A obra será executada em duas etapas. A primeira contempla o trecho após a Rua Marquês de Maricá, no sentido Caxangá, com conclusão prevista até o fim de agosto. Já a segunda fase, entre a Rua Marquês de Maricá e a Igreja da Torre, deverá ser finalizada até o final do ano. Ao todo, serão implantados 2.666 m² de solo permeável, contribuindo para o conforto ambiental e a drenagem urbana da região.

O presidente da Emlurb, Daniel Saboya, destacou que a intervenção integra o conjunto de investimentos da Prefeitura na recuperação dos espaços públicos da cidade. “Além da reforma estrutural, da drenagem e do paisagismo, a praça terá todos os brinquedos e mobiliários substituídos. Cerca de 30% da área será composta por solo permeável, beneficiando a drenagem local, e também vamos atender a uma demanda da comunidade com a implantação do Parcão”, explicou.

O projeto prevê novos espaços de permanência e convivência, recuperação da infraestrutura existente, instalação de mobiliário urbano, qualificação paisagística e ampliação das opções de uso pela população.

MAIS DE 100 PRAÇAS REQUALIFICADAS - A intervenção integra o conjunto de ações de requalificação dos espaços públicos executadas pela Prefeitura do Recife, que já entregou 106 praças revitalizadas desde 2021 e mantém outras 11 em obras em diferentes regiões da cidade. As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos espaços públicos, a ampliação das áreas de convivência e a melhoria da qualidade de vida da população.

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife e imagens do projeto

Governo de Pernambuco decreta expediente reduzido na próxima segunda-feira (29)


O Governo de Pernambuco, vai decretar expediente reduzido na próxima segunda-feira (29) para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. A medida foi adotada em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, que acontecerá às 14h. De acordo com a determinação, os servidores estaduais serão liberados a partir das 12h.

As exceções são para os serviços considerados indispensáveis, cujo funcionamento ficará a critério dos respectivos gestores. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).


Foto: Yacy Ribeiro/Secom

São João de Olinda 2026: confira a programação do último fim de semana de junho


Celebração oficial do município terá shows de Capim com Mel, Banda Santropê, Petrúcio Amorim, Cláudio da Rabeca e outras atrações; eventos independentes apoiados pela Prefeitura também movimentam a cidade

Em clima de Copa do Mundo e festa junina, Olinda realiza, neste sábado (27), o *São João oficial do município* , com uma programação gratuita que reúne grandes nomes da música nordestina na Arena Olinda, instalada na Praça do Fortim do Queijo, próximo ao antigo Dogão.

*A partir das 17h, sobem ao palco o DJ Gilson Martins, Cláudio da Rabeca, Capim com Mel, Banda Santropê e Petrúcio Amorim* , garantindo muito forró e tradição para moradores e visitantes.

O espaço integra a Arena Olinda, montada para a transmissão dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, unindo futebol ao clima das festas juninas.

*Eventos independentes também integram a programação*

Além da festa oficial promovida pela Prefeitura, o município também apoia iniciativas independentes que fortalecem a cultura popular e ampliam a programação junina em diferentes bairros da cidade.

As atividades começam nesta sexta-feira (26), com o Beguiri de Xangô, realizado na sede do Alafin Oyo, a partir das 18h.

Já no sábado (27), a Rua da Boa Hora recebe duas celebrações tradicionais: o Arraiá do John Travolta, com início às 17h, e o São Pedro de Dona Dá, a partir das 18h.

Também no sábado, o bairro de Peixinhos será palco do São Pedro é Mult, realizado na Avenida Nacional, a partir das 18h. O evento celebra o Dia de São Pedro, comemorado em 29 de junho, e integra o calendário de festejos populares apoiados pelo município.

Créditos: Divulgação.

CastraMóvel abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos em Rio Doce, em Olinda


Inscrição antecipada é obrigatória para garantir atendimento na ação, que começa nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 14 de julho

O *CastraMóvel*, iniciativa do Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Olinda, está com inscrições abertas para mais uma etapa de castração gratuita de cães e gatos no município. Para garantir o atendimento, os tutores devem realizar o cadastro prévio dos animais por meio do site PetsApp.

A ação itinerante, voltada ao cuidado e bem-estar animal, será realizada a partir desta sexta-feira (26), na Vila Olímpica, localizada na 3ª Etapa de Rio Doce. O serviço seguirá no local até o dia 14 de julho, conforme cronograma definido.

Para agendar a castração, os responsáveis devem acessar o *site do PetsApp* e preencher as informações solicitadas no cadastro. Os atendimentos acontecem nos turnos da manhã e da tarde, com horários disponíveis para consulta no momento da inscrição.

É necessário que os cães, cadelas, gatos e gatas (animais contemplados pela ação) estejam em jejum de oito horas para a realização do procedimento.

A iniciativa, que conta com o apoio da *Prefeitura de Olind* a, tem como objetivo ampliar o acesso à castração e contribuir para o controle populacional de animais, especialmente os que se encontram em situação de rua.

23 de junho de 2026

Recife começa contagem regressiva para Copa do Mundo Feminina da FIFA™️


Competição acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027 e contará com a participação de 32 seleções. Capivara Méry Cristina estará vestida de jogadora da seleção e foi escalada para saudar público a partir de meio dia no Arraial da Rio Branco de amanhã (24)

O dia 24 de junho marca o São João e também uma data especial para a capital pernambucana. Reforçando sua vocação esportiva, o Recife foi escolhido como uma das cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️, cuja contagem regressiva começa amanhã e marca os exatos 365 dias para o início da competição, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e que acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho e contará com a participação de 32 seleções.

Para marcar a data, a Prefeitura do Recife irá promover uma série de ações para convidar público, população e turistas para se unirem à torcida da primeira edição da disputa em território da América do Sul anunciando a contagem regressiva nas redes sociais oficiais da @prefeiturarecife. Entre as ações, a capivara mais amada da cidade, Méry Cristina, também foi escalada para saudar a Copa Feminina. Amanhã (24), ela comparece ao arraial do Boulevard da Rio Branco vestida a caráter como jogadora da seleção a partir de meio dia também para divulgar o evento.

A iluminação cênica de pontes e monumentos do Recife, como a Ponte Paulo Guerra (Ponte Estaiada) estarão iluminadas nas cores verde e amarelo para saudar os jogos. Além disso, todos os shows de todos os polos do São João do Recife também contam com mensagens de convites para a festa do futebol feminino através dos apresentadores dos palcos.

Para o prefeito Victor Marques, a realização da Copa feminina no Recife demonstra a capacidade da cidade em protagonizar eventos de alta performance e posiciona a cidade entre os mais importantes destinos internacionais de lazer e negócios do Brasil. “O Recife dispõe de uma malha hoteleira robusta, uma cadeia de serviços e hospitalidade consistente e a cidade também é um dos maiores e mais importantes hubs aeroportuários do país. Tudo isso faz com que Recife seja fundamental para o sucesso da competição. Será uma honra fazer parte desse momento histórico e dessa bonita festa, garantindo o suporte e a estrutura que o futebol feminino merece, cada vez mais”, pontua Victor Marques.

Copa do Mundo Feminina da FIFA™️ - Ao todo, oito cidades foram escolhidas. Além de Recife, sediarão os jogos Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. A escolha das cidades-sede considerou a infraestrutura – rede hoteleira, malha aeroportuária, expertise na realização de grandes eventos – e foi definida a partir de visitas técnicas feitas por especialistas da FIFA, que estiveram no Recife em 2024.

O Brasil foi anunciado como sede da Copa em maio de 2024, superando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. Em sua 10ª edição, a Copa do Mundo Feminina da FIFA™️ será realizada pela primeira vez na América do Sul. Por sediar o evento, o Brasil tem vaga garantida na disputa, e as demais serão definidas por meio de torneios classificatórios organizados pelas confederações continentais.

Os jogos serão realizados na Arena de Pernambuco. Em 2014, o estádio sediou cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA™️, sendo quatro da fase de grupos e uma das oitavas de final. Em 2024, a seleção feminina fez um amistoso contra a Jamaica, emocionando a torcida com a presença da estrela Marta e abrindo caminho para a disputa do Mundial, em 2027.

Ao ser confirmada como cidade-sede, o Recife ratifica sua expertise em grandes eventos, sendo um hub aeroportuário internacional, sede de várias representações diplomáticas e detentor de uma vasta rede hoteleira. De acordo com dados do Governo Federal, a capital teve alta de 21% na ocupação hoteleira no ano passado em comparação com 2023, seis pontos percentuais a mais do que a média nacional. Nos dois primeiros meses de 2025, o número de voos para o exterior no Recife é 18% superior ao mesmo período de 2024. A capital também é considerada um hub consular - o Recife possui diversas representações e entidades consulares, ofertando a cidadãos e turistas estrangeiros um dos maiores polos diplomáticos do país.

Em relação à infraestrutura para recepcionar o público, a capital pernambucana possui 92 equipamentos de hospedagem, entre hotéis, pousadas, hostels e acomodações, que ofertam, juntos, 14.203 leitos. A cidade está ligada a 40 rotas aéreas, sendo 32 nacionais e oito internacionais, das quais nove ligações diretas com destinos fora do país como Orlando e Fort Lauderdale (EUA), Córdoba e Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile).

Fotos: Marlon Diego/PCR

Paulista realizará mutirão de Saúde da Mulher com previsão de até 800 inserções do contraceptivo Implanon


Para acessar o mutirão, mulheres entre 14 e 35 anos deverão participar de uma triagem que será iniciada, nesta quinta-feira (25), em unidades de saúde do município

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, de 1º a 10 de julho, um mutirão para inserção do contraceptivo Implanon em mulheres de 14 a 35 anos. O procedimento será realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alexandre Ramos de Santana (antiga USF Aurora, localizada na Rua da Aurora, 995, bairro de mesmo nome) e na Policlínica José Correia Mandu (situada na Avenida B, s/n, no bairro de Maranguape II).

Para a inserção do Implanon, será necessária a realização prévia de triagem e avaliação do público elegível para a utilização do implante. A triagem acontece de 25 a 30 de junho, das 8h às 16h. No sábado o atendimento segue até as 12h, não ocorrendo no domingo. Na ocasião, as interessadas responderão a um questionário e passarão por avaliação da equipe de saúde. As mulheres consideradas aptas serão cadastradas e agendadas para a inserção do implante contraceptivo subdérmico durante o mutirão.

A triagem, tanto por indicação médica quanto por demanda espontânea, será realizada em três unidades de saúde da rede municipal. Entre as unidades estão as policlínicas José Correia Mandu (localizada na Avenida B, s/n, no bairro de Maranguape II) e Adolpho Speck (situada na Rua Mimoso, 35, em Arthur Lundgren I), além da Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro da cidade. A iniciativa visa oferecer orientação ao público feminino para a realização do procedimento com o implante subdérmico.

Para acessar os locais de triagem, tanto mulheres em situação de vulnerabilidade social quanto o público feminino em geral, de 14 a 35 anos, deverão estar de posse de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

O Implanon é um método contraceptivo moderno, seguro e de longa duração e, conforme a superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Paulista, Alice Amaro, a expectativa é realizar até 800 implantações durante o mutirão, de acordo com a demanda e a elegibilidade das participantes.

Alice Amaro explica que o anticoncepcional, incorporado pelo SUS, é um pequeno implante inserido sob a pele do braço, responsável pela liberação contínua do hormônio.

“O Implanon, conhecido popularmente como chip anticoncepcional, é um implante hormonal que, após ser inserido sob a pele do braço, passa a liberar o hormônio etonogestrel, responsável por impedir a ovulação e, consequentemente, a gravidez. O método possui duração de até três anos, eficácia superior a 99% e reduz significativamente as chances de falha por esquecimento em relação às tradicionais pílulas anticoncepcionais. Além disso, ele é totalmente reversível, permitindo que a fertilidade da mulher seja restabelecida após sua retirada”, pontuou.

De acordo com a superintendente, a proposta do mutirão ocorre após a conclusão da capacitação de médicos e enfermeiros para a realização dos procedimentos de inserção e retirada do contraceptivo subdérmico.

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde do município, reforça que a iniciativa integra as ações de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde da Mulher e do planejamento reprodutivo, garantindo atendimento qualificado, ampliação do acesso aos métodos contraceptivos e oferta gratuita do implante hormonal.

Prefeitura do Paulista antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores


A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.

O pagamento representa um importante reforço no orçamento dos servidores, especialmente neste período de festejos juninos, além de contribuir para ampliar a circulação de recursos no município.

O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa.

“Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou.

A medida reforça o compromisso da gestão com o cumprimento das obrigações financeiras e a manutenção do calendário de pagamentos do funcionalismo municipal.

Foto: Flávio Alves/SEI

22 de junho de 2026

Paulista realiza seletiva para a Copa Pernambucana de Foot Table nesta quinta-feira (25)


Os praticantes de Foot Table (futmesa) terão a oportunidade de representar o município do Paulista na Copa Pernambucana de Foot Table. A seletiva oficial acontece nesta quinta-feira (25), às 19h, no Clube Municipal do Nobre.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, com o objetivo de fortalecer a prática esportiva no município e incentivar a participação de novos talentos em competições estaduais.

A seleção será realizada nas modalidades individual (solo) e dupla, contemplando as categorias de 9 a 12 anos, 13 a 15 anos, 16 a 20 anos e 21 anos ou mais. Nesta primeira etapa, a disputa será exclusivamente masculina. De acordo com a organização, uma seletiva específica para o público feminino será realizada em uma próxima fase.

Ao todo, serão selecionados 12 representantes do Paulista para a próxima etapa da Copa Pernambucana de Foot Table, sendo três classificados em cada categoria. Os atletas escolhidos formarão a delegação que representará o município na competição estadual.

O superintendente de Esportes do Paulista, Emmanuel Soares, destacou a importância da seletiva para o fortalecimento da modalidade e para a descoberta de novos talentos no município.

"A futmesa tem crescido de forma significativa e despertado o interesse de atletas de diferentes idades. Essa seletiva representa uma excelente oportunidade para que os participantes possam competir em alto nível e representar Paulista em uma competição estadual. Nosso objetivo é incentivar a prática esportiva, ampliar o acesso às modalidades emergentes e valorizar os talentos da nossa cidade", afirmou Emmanuel Soares.

Estação do Milho reúne comércio, cultura e forró no centro do Paulista até o dia 24


O centro do Paulista entrou oficialmente no clima dos festejos juninos. Foi aberta nesta segunda-feira (22) a Estação do Milho, iniciativa promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Administração das Regionais, que reúne comerciantes, apresentações culturais e muito forró pé de serra na Rua da Feira, nas proximidades do Supermercado Rende Mais.

O espaço funciona das 6h às 18h, com programação cultural iniciada às 8h. A população encontra no local a comercialização de milho, coco e comidas típicas do período, além de atrações voltadas para toda a família. Um palco foi montado para receber apresentações artísticas e musicais ao longo do dia.

A proposta da gestão municipal é garantir mais conforto, segurança e organização para comerciantes e consumidores durante o período junino, valorizando as tradições culturais da cidade.

De acordo com o secretário de Administração das Regionais, Jaime Domingos, a iniciativa foi criada para oferecer melhores condições de trabalho aos feirantes que aproveitam o período junino para incrementar a renda familiar.

“A Estação do Milho foi pensada para organizar a comercialização dos produtos típicos desta época do ano, proporcionando mais segurança para quem vende e para quem compra. Além disso, criamos um ambiente acolhedor, com atrações culturais, fortalecendo a tradição junina e incentivando a economia local”, destacou o secretário.

No local, a mão de milho pode ser encontrada por valores entre R$ 40 e R$ 70. Quem aprovou a iniciativa foi a aposentada Maria da Conceição Barbosa, de 71 anos. Frequentadora da feira, ela elogiou a organização do espaço e a tranquilidade para realizar as compras.

“Achei maravilhoso. Quando eu vi a rua livre assim até estranhei. Está tudo fechadinho, os carros não passam por aqui. Está ótimo para a gente circular e comprar com mais tranquilidade, sem contar o preço do milho que está ótimo”, afirmou.

A Estação do Milho segue funcionando até o dia 24 de junho, oferecendo aos moradores e visitantes um espaço dedicado à celebração das tradições juninas, com cultura, gastronomia e oportunidades para os comerciantes locais.

Fotos: Chico Peixoto / SEI

Com muito balancê, Recife celebra a tradição do São João


Neste domingo (21), recifenses e turistas puderam curtir uma programação diversificada no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo

Celebrando a semeadura e a fartura, o São João raiz do Recife só faz crescer. Neste domingo (21), a programação do ciclo junino, realizado pela Prefeitura do Recife, que cultiva e espalha alegria e forró na cidade desde o último dia 10 de junho, começou a tirar para dançar os polos descentralizados, além de seguir embalando, com muito forró, coco, ciranda e todas as mais legítimas e antigas tradições da cultura popular nordestina, o Sítio Trindade e a Rio Branco, os dois maiores arraiais da cidade declarada musical até pela Unesco. Juntando e misturando tudo, só até a próxima terça-feira (24), serão mais de 150 atrações pelo Recife Junino todo, em devoção ao padroeiro do balancê. O prefeito Victor Marques visitou os dois importantes polos do São João recifense.

“Hoje é mais um dia que o Recife se enche de alegria com a celebração de suas raízes através do São João. Visitamos o Sítio da Trindade e também a Avenida Rio Branco, principais polos da festa na cidade, e é muito bonito ver o público aproveitando e se divertindo com os ritmos que fazem parte da nossa história. É o forró, o coco, o xaxado e tantos outros que formaram a nossa identidade forte e resistente. Fazer parte da organização dessa riqueza cultural é uma verdadeira honra, principalmente quando a gente vê o sorriso no rosto e dança no pé de cada pessoa”, afirmou o prefeito do Recife, Victor Marques.

Enfeitados e coloridos com bandeirinhas, balões, cidades cenográficas e milhares de alegorias reunidas, os tradicionais arraiais do Sítio Trindade e da Rio Branco seguem cheios de programação. Até dia 24, vai ter festa todo dia, embalada por atrações como Novinho da Paraíba, Geraldinho Lins, Maciel Salu, Capim com Mel, Terezinha do Acordeon, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Joyce Alane, Adiel Luna, Mestre Galo Preto, Larissa Lisboa e Isadora Melo, entre muitos outros. No dia 25, os dois arraiais darão uma trégua, deixando os sanfoneiros cochilarem, para começar tudo de novo no dia 26.

Para Cristina Campos, 50 anos, que acompanhou a programação na Avenida Rio Branco, a festa estava diversa mas repleta de elementos cruciais para a valorização da cultura nordestina. “A festa está perfeita, com forró pé de serra, coco. Aqui também está muito tranquilo, com bastante policiamento e segurança. É uma programação muito boa, principalmente para nós, pernambucanos”, disse.

No Sítio, até o futuro está brincando São João. Além das disputas do Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis, que encerraram neste domingo (21), com apresentações de grupos de várias partes do estado, oferecendo um comovente depoimento sobre a renovação das tradições do povo nordestino, a festa para os pequenos recifenses vai ser animada nos dias 23 e 24, a partir das 15h, com atrações como Mari Bigio, Fada Magrinha e Mini Rock. O arrasta-pezinho ainda segue nos dias 27 e 28, com Tio Bruninho, Carol Levy e muito mais atrações.

Jocien Prado, de 37 anos, mora no Pina e veio festejar com o filho no Sítio da Trindade. “Eu gostaria de parabenizar toda a equipe da Prefeitura do Recife, porque a festa está sendo incrível. As pessoas e os grupos artísticos estão bem animados, e eu gostaria de ressaltar a importância de construir espaços para as crianças, para que tanto os pais quanto elas possam se divertir. Estão de parabéns e eu só tenho a agradecer”, destacou.

Além de coco, ciranda, forró, ainda vai ter futebol na agenda junina dessa terceira semana do ciclo. No próximo dia 24 de junho, às 19h, São João e Copa se encontram para um animado balancê, nos polos do Sítio Trindade e da Rio Branco e também na Pracinha de Boa Viagem. Nos três locais, haverá transmissão do último confronto da seleção pelo Grupo C, contra a Escócia, com direito a muita festa, para embalar a torcida.

COP NO SÃO JOÃO - Ainda neste domingo (21), o prefeito Victor Marques também realizou uma vistoria na Central de Operações do Recife (COP), que inaugura o regime de plantão durante o Ciclo Junino 2026. No local, que funciona na Rua do Brum, 123, Recife Antigo, a Prefeitura do Recife atua no monitoramento e coordenação das festividades, integrando 15 secretarias e órgãos, além de mobilizar quase 3,8 mil servidores e cerca de 3,5 mil lançamentos da Guarda Municipal.

As ações ocorrem por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), seguindo o modelo operado durante outros grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, com acompanhamento em tempo real. Contando com 296 câmeras de videomonitoramento, instaladas no Sítio da Trindade e no Bairro do Recife, a segurança da festa também é ampliada com as equipes que estarão presentes nos polos juninos, promovendo uma resposta mais rápida e precisa para ocorrências.

“Estamos acompanhando aqui, na Central de Operações do Recife, a mobilização de milhares de profissionais para manter o São João mais seguro e confortável para todos. Além do monitoramento remoto no Recife Antigo e Sítio da Trindade, também contamos com profissionais da Guarda Civil nos polos, proporcionando mais tranquilidade para as famílias que saem de casa para curtir essa festa, que celebra as nossas raízes e nos transborda de orgulho”, ressaltou o prefeito Victor Marques.

O trânsito durante os festejos juninos também sofre modificações, com pontos fixos da Guarda Municipal nos bloqueios viários no entorno da Praça do Arsenal, especialmente nas ruas da Guia, Observatório e Barão Rodrigues Mendes. O objetivo é promover mais mobilidade e segurança para o público durante as apresentações ao longo do ciclo junino.

DESCENTRALIZADOS - A programação nos polos centralizados já começou, enchendo de acordes juninos o Parque das Graças. Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), a festa alcança também o Barro, Campo Grande, Cordeiro, Lagoa do Araçá e Totó, com quase 90 atrações. Entre os próximos dias 26 e 29, o São João bate na porta de outros cinco bairros, além do Pátio de São Pedro, para o balancê da despedida. Cada palco receberá, em média, 14 atrações: seis a sete por dia, além de DJ para embalar os intervalos.

Junho adentro e Recife afora, o São João segue animado até o próximo dia 29. Com o tema “Nossa Raiz”, a festa realizada pela Prefeitura do Recife oferecerá, ao todo, 1,2 mil apresentações em 14 polos, numa grande celebração às devoções, esperanças e tradições mais populares e genuínas do Nordeste. Para conferir a programação completa, acesse o site https://recifejunino.recife.pe.gov.br/.

FOTOS: Vanessa Alcântara / PCR

Paulista avança para receber R$ 44,4 milhões em obras de pavimentação de 17 vias


O Governo de Pernambuco, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), avança na viabilização de um conjunto de obras de pavimentação que soma R$ 44.493.335,74 em investimentos para o município do Paulista. As intervenções contemplam ruas e vias estratégicas nos bairros de Pau Amarelo, Maranguape 2, Nobre e Jaguarana.

Um novo lote de obras de pavimentação em Paulista entrou em fase de licitação após a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado em 13 de junho. A sessão de abertura das propostas está marcada para o dia 14 de julho, às 9h. O investimento previsto para esta etapa é de R$ 15.029.461,87.

Serão contempladas a Rua São José da Coroa Grande e a Rua Rio Nilo, em Pau Amarelo; a Rua Manoel de França e a Rua Angelito Claudino da Silva, em Maranguape 2; além do conjunto formado pelas ruas José Leão, Sombra do Onipotente e Alto do Céu, no bairro do Nobre.

Outro lote já teve a empresa vencedora homologada e o contrato formalizado. A Construtora Prime Ltda. executará as intervenções por meio do Contrato nº 130/2026, publicado no Diário Oficial do Estado em 13 de junho.

Com investimento de R$ 17.880.000,00, o lote contempla as ruas República Centro Africana, Médico César C. de Oliveira e Alemanha Oriental, além de trechos das ruas José Ferrão, Viña del Mar, Arábia Saudita, Afeganistão e Riviera, todas localizadas em Pau Amarelo.

Também está em andamento o processo para pavimentação asfáltica da Estrada do Catolé, no bairro de Jaguarana, e da Rua José Ramos de Vasconcelos, em Pau Amarelo. Atualmente, o certame encontra-se em fase de análise documental e contábil da empresa primeira colocada, a DMTC Asphaltech, com valor licitado de R$ 11.583.873,87.

As intervenções são resultado de articulações realizadas pela gestão Ramos junto ao Governo de Pernambuco para ampliar os investimentos em infraestrutura urbana e promover melhorias estruturadoras em diferentes regiões do município. A viabilização dos projetos contou com a atuação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pela elaboração dos projetos de engenharia e dos orçamentos técnicos utilizados pela CEHAB na condução dos processos licitatórios.

“Paulista vive um novo momento de parceria com o Governo de Pernambuco. Esses investimentos demonstram o compromisso conjunto de transformar a infraestrutura da nossa cidade, levando mais dignidade, acessibilidade e desenvolvimento para os bairros que aguardavam há anos por essas melhorias”, afirmou o prefeito Severino Ramos.

Formação Continuada debate multiculturalismo e valorização das matrizes culturais brasileiras em Paulista


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), realizou, entre os dias 15 e 19 de junho, mais uma etapa do ciclo de Formações Continuadas voltadas aos professores do Ensino Fundamental – Anos Finais. Promovida pela Coordenação do Ensino Fundamental – Anos Finais, a iniciativa reuniu educadores de diferentes áreas do conhecimento para momentos de estudo, reflexão e troca de experiências pedagógicas.

Com o tema “Multiculturalismo: educar para a valorização das matrizes históricas e culturais brasileiras”, a atividade teve como objetivo fortalecer práticas educacionais comprometidas com o respeito à diversidade, a valorização das identidades culturais e a construção de uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e conectada à realidade dos estudantes.

Durante a programação, os participantes discutiram temas relacionados à diversidade cultural, igualdade, diferença, pertencimento e reconhecimento dos múltiplos saberes que compõem a sociedade brasileira. As atividades buscaram ampliar o olhar dos docentes sobre a importância de incorporar essas reflexões ao cotidiano escolar, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Ao longo da semana, participaram dos encontros pedagógicos professores das disciplinas de Educação Física, Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens. Os encontros foram organizados de forma a contemplar as especificidades de cada área do conhecimento, promovendo reflexões sobre como o multiculturalismo pode ser trabalhado de maneira interdisciplinar no currículo escolar e nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

A programação também proporcionou dinâmicas interativas e vivências pedagógicas, estimulando o diálogo entre os profissionais da rede municipal de ensino e a construção coletiva de estratégias voltadas ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. Os encontros reforçaram o compromisso da gestão municipal com a qualificação permanente dos educadores e com a promoção de práticas pedagógicas alinhadas aos desafios contemporâneos da educação.

Além dos momentos de integração e aprendizagem, a programação contou com atividades de acolhimento e confraternização entre os participantes. Em alusão às festividades juninas, os educadores vivenciaram momentos inspirados nas tradições nordestinas, valorizando a cultura popular e fortalecendo os laços entre os profissionais da rede.

A iniciativa integra a política de formação continuada da SEEPA, que busca garantir a atualização pedagógica dos profissionais da educação e fortalecer práticas educacionais alinhadas às demandas contemporâneas do ensino público.

Fotos: SEEPA

21 de junho de 2026

Concursos e seleções abertas em Pernambuco oferecem 86 vagas e salários de até R$ 35,8 mil


Pernambuco reúne atualmente uma série de concursos e processos seletivos para quem busca uma vaga no serviço público. Ao todo, são 86 vagas com inscrições abertas, destinadas a candidatos de níveis médio, técnico e superior, com salários que variam conforme o cargo e podem chegar a R$ 35,8 mil.

As oportunidades estão espalhadas em municípios do Agreste e do Sertão pernambucano, além de uma seleção para o cargo de juíz promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Os candidatos devem observar os prazos de inscrição e as exigências previstas em cada edital.

Veja abaixo os concursos e seleções que estão com inscrições abertas em Pernambuco.

Conselho Tutelar de VenturosaInscrições até segunda-feira (22);
Seis vagas de nível médio;
Salário não informado;

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)Inscrições até 10 de julho;
30 vagas de nível superior;
Salário de R$ 35,8 mil;

Câmara de PombosInscrições até 15 de julho;
Oito vagas de nível médio;
Salário de R$ 1,6 mil;

Prefeitura de SalgueiroInscrições até 21 de julho;
42 vagas de níveis médio, técnico e superior;
Salário de até R$ 3,2 mil;

Fonte: Diário de Pernambuco 
Foto: Freepik

20 de junho de 2026

Mercado Público de Jardim Paulista ganha área coberta e mais conforto para comerciantes e clientes


Com o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e melhores condições para comerciantes e frequentadores do Mercado Público de Jardim Paulista Baixo, a Prefeitura do Paulista iniciou a instalação de uma estrutura coberta na área da feira. A melhoria vai garantir proteção contra sol e chuva, além de contribuir para uma melhor organização dos boxes e proporcionar mais comodidade para quem circula pelo espaço. A intervenção é coordenada pela Secretaria de Administração das Regionais e integra as ações de revitalização dos espaços públicos realizadas pela gestão municipal.

Segundo o secretário de Administração das Regionais, Jaime Rodrigues, a proposta de modernização do mercado já contemplou melhorias na iluminação, requalificação da rede elétrica e hidráulica, adequações no sistema de saneamento, correção de infiltrações e recuperação do piso. “Nosso objetivo é oferecer uma estrutura mais adequada para quem trabalha e para toda a população que utiliza o mercado diariamente”, afirmou.

Já o setor destinado à comercialização de frutas, verduras e legumes apresentava uma estrutura precária e sem padronização. Na primeira etapa, a pasta entregou as bancas aos feirantes para organizar a atividade comercial. Agora, os trabalhos avançam com mais uma etapa das melhorias, que pretende proporcionar melhores condições de trabalho para os comerciantes e mais conforto para os consumidores.

A feirante Manuela da Silva, de 22 anos, que atua no local desde os 18, destacou os benefícios da melhoria. De acordo com ela, a mudança vai melhorar a rotina de trabalho e o atendimento ao público.

“A gente sofre muito com sol e chuva, às vezes até fica com frieira no pé, porque trabalha no período chuvoso e acaba ficando com o pé molhado. Mesmo com sapato, não tem jeito. E vai ficar melhor também para os clientes, que vão ter mais conforto na hora de fazer as compras, sem se molharem ou ficarem expostos ao sol. Vai ser bom para todo mundo”, declarou.

Fotos: Chico Peixoto / SEI

19 de junho de 2026

São João do Recife 2026 conta com Espaço de Proteção para crianças e adolescentes a partir de hoje (19)


Iniciativa garante acolhimento, alimentação, atividades lúdicas e atendimento especializado próximo ao Sítio Trindade durante o período junino

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), inicia hoje (19) o funcionamento do Espaço de Proteção, voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade durante o ciclo junino. A ação integra o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e funciona na Escola de Qualificação Profissional Dom Bosco, na Estrada do Arraial, nº 2900, no bairro de Casa Amarela, até o dia 24 de junho.

Com capacidade para atender até 50 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos por dia, o serviço funciona nesta sexta-feira (19), das 18h às 2h, e de 20 a 24 de junho, das 16h às 2h, mediante cadastro e autorização do responsável legal. Crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil são identificados pelas equipes de Abordagem Social nos polos festivos, recebem orientação e são encaminhados ao espaço de acolhimento.

No local, são oferecidos acolhimento em ambiente seguro, alimentação, atividades lúdicas e oficinas criativas, além de refeitório, sala do soninho climatizada, escuta qualificada e espaços de convivência. A programação inclui pintura, contação de histórias e jogos cooperativos, estimulando o direito ao brincar, à convivência e ao desenvolvimento integral.

Segundo a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, a iniciativa reforça a presença da rede de proteção em um dos períodos de maior fluxo na cidade. “A gente montou esse espaço a poucos metros do Sítio Trindade para garantir acolhimento e segurança em um dos polos mais movimentados do São João. Além disso, nossas equipes do PETI seguem circulando no Sítio e demais polos, conversando com a população, identificando situações que precisam de apoio e fazendo os encaminhamentos necessários à rede de proteção. A população também pode ajudar acionando o Disque 100 ou falando diretamente com nossas equipes nas ruas”, afirmou.

Para garantir o funcionamento do serviço, cerca de 160 profissionais atuam na iniciativa, incluindo coordenação, técnicos, oficineiros, cuidadores e equipe de apoio, formando uma rede multiprofissional preparada para oferecer atendimento humanizado e qualificado durante o período junino.

ABORDAGENS SOCIAIS - Durante os festejos juninos de 2026, a SAS vai intensificar as ações de proteção a crianças e adolescentes, especialmente nos polos com grande circulação de pessoas. Até o dia 28 de junho, das 18h às 00h, equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) estarão mobilizadas para atuar na prevenção e identificação de situações de trabalho infantil, negligência e outras violações de direitos relacionadas ao contexto festivo.

As atividades incluem ações de sensibilização da população, orientação a famílias e comerciantes, distribuição de material informativo e articulação com a rede de proteção social. Também serão realizados cadastro, escuta qualificada, avaliação técnica e, quando necessário, encaminhamento para os serviços da rede de proteção. As equipes atuarão de forma estratégica em áreas de grande circulação de público, como a Orla da Avenida Boa Viagem, a Avenida Rio Branco, a Praça do Arsenal, o Pátio de São Pedro, o Sítio da Trindade e os polos descentralizados do Ciclo Junino.

Fotos: Douglas Fagner/PCR

Saúde do Paulista apresenta Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2026 no plenário da Câmara


Com o objetivo de apresentar e discutir ações, metas e resultados da Saúde referentes aos meses de janeiro a abril de 2026, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (19) a apresentação do Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre (RDQA) de 2026. A iniciativa aconteceu no Plenário da Câmara Municipal do Paulista, durante Audiência Pública. A prestação de contas reuniu representantes da gestão municipal, técnicos da secretaria, membros do Conselho Municipal de Saúde e representantes da sociedade civil.

Compuseram a mesa do evento a secretária Municipal de Saúde, Sônia Arruda, a superintendente de Planejamento e Gestão, Gislaine Calado, o coordenador de Planejamento e Gestão, Danilo Rodrigues de Souza Almeida, a diretora de Planejamento e Gestão, Anne Caroline Ferreira de Freitas, além do consultor de contabilidade da Prefeitura do Paulista, Thiago Silva.

Por meio de diferentes gráficos, foram apresentadas despesas totais de R$ 54.889.736,28, detalhadas por subfunções, incluindo gastos com folha de pagamento, manutenção de equipamentos, aquisição de medicamentos e insumos, além do custeio de despesas como energia elétrica, água e aluguéis. Na ocasião, o consultor em contabilidade detalhou ainda a aplicação dos recursos nas áreas de Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, assistência ambulatorial, assistência farmacêutica e Vigilância em Saúde.

Por fim, os participantes também puderam conhecer as fontes de financiamento que viabilizaram investimentos e despesas, a partir dos aportes do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao Fundo Municipal de Saúde e das pactuações entre estado e município.

A secretária de Saúde, Sônia Arruda, destacou as iniciativas realizadas e as demandas atendidas a partir dos recursos disponíveis.

“Não tivemos acréscimos de receitas, mas recebemos emendas parlamentares já cadastradas, cujos recursos ainda não foram liberados para execução. Enquanto aguardamos esses repasses, otimizamos os recursos disponíveis, promovendo vários mutirões e ampliando ações de vacinação, sem gerar custos adicionais. Agora, para o segundo semestre, aguardamos um novo aporte financeiro do Ministério da Saúde, que permitirá ampliar ainda mais essas ações”, afirmou.

Com foco na transparência e na responsabilização pública, a superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde, Gislaine Calado, ressaltou a importância da apresentação do relatório, que oferece a oportunidade para os diversos segmentos debaterem e tirarem dúvidas.

“O RDQA é regulamentado por lei, tem obrigatoriedade de publicização e visa tanto a fiscalização quanto a avaliação dos recursos públicos. Sua apresentação, realizada três vezes por ano, é um momento importante para que a comunidade e todos os participantes possam conhecer os recursos disponibilizados, debater e esclarecer dúvidas, funcionando como um importante instrumento de controle social”, pontuou.

A Prefeitura do Paulista reforça o compromisso com a transparência na aplicação dos recursos públicos e ressalta o fortalecimento da gestão municipal a partir da participação social e da melhoria dos serviços oferecidos.

Fotos: João Gonçalves / SEI

Prefeitura do Paulista realiza mutirão de limpeza em Nossa Senhora do Ó, Maria Farinha e na PE-22


A Prefeitura do Paulista iniciou nesta sexta-feira (19) um mutirão de limpeza que será realizado pelos próximos dias em áreas estratégicas dos bairros litorâneos e da PE-22, visando reforçar a Operação Inverno e atender de forma mais eficiente as demandas da população. A ação teve início em Nossa Senhora do Ó, ao longo da PE-22 e no bairro de Maria Farinha.

Os trabalhos estão sendo realizados de forma descentralizada em três frentes operacionais simultâneas, graças ao reforço da frota de equipamentos recentemente incorporados ao município. As equipes atuam na remoção de lixo, entulhos e materiais descartados irregularmente em áreas consideradas estratégicas.

De acordo com o fiscal de contrato da Limpeza Urbana, Felipe Silva, a ampliação da operação permitirá uma atuação mais eficiente das equipes em diferentes regiões da cidade.

"Estamos ampliando a Operação Inverno com essa ação aqui na Rua Cecília Carneiro, em Nossa Senhora do Ó. Graças ao empenho do nosso prefeito e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Agrailson de Ramos, ganhamos um reforço importante na estrutura com a chegada de mais duas retroescavadeiras e três caçambas, o que vai ampliar a capacidade das nossas equipes e garantir uma limpeza urbana ainda mais eficiente para a cidade", pontuou.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos moradores. Maicon Phil, de 50 anos, fez questão de comparecer à atividade para agradecer à gestão municipal pela iniciativa no bairro de Nossa Senhora do Ó. Ele contou que toda a população aguardava por essa intervenção e que agora será possível normalizar o trânsito na via.

“Eu fiz a solicitação à prefeitura porque aqui estava bem difícil, mas graças a Deus a gestão municipal deu atenção ao nosso pedido e enviou uma equipe para sanar o problema. Realizamos o sonho do povo, do pessoal da comunidade. Estou aqui para agradecer à Prefeitura do Paulista e ao prefeito Severino Ramos”, afirmou.

A gestão municipal reafirma seu compromisso com a limpeza urbana e informa que o mutirão terá continuidade nos próximos dias em outras localidades do município. A Prefeitura também reforça o pedido para que os munícipes embalem bem o lixo em sacos fechados, realizem o descarte nos locais corretos e observem o calendário da coleta.

Foto: Juan Marvin / SEI

Prefeitura do Recife abre inscrições para o INIA.GOV 2026: encontro nacional debate como transformar desafios públicos em soluções por meio da Inovação Aberta


Realizado pela Emprel nos dias 21 e 22 de julho, evento de Inovação Aberta reunirá gestores públicos no Novotel Marina Recife com foco nas Compras Públicas de Inovação por meio dos instrumentos CPSI e Sandbox Regulatório

Estão abertas as inscrições para a Imersão Nacional de Inovação Aberta para Governo (INIA.Gov 26), um encontro nacional estratégico voltado para gestores, especialistas e profissionais de órgãos públicos que desejam transformar a realidade das suas cidades por meio da inovação aberta. O evento, realizado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), acontece nos dias 21 e 22 de julho, no Novotel Marina Recife, e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas no site: inia.emprel.gov.br.

O principal objetivo do INIA.Gov é promover o debate sobre como enfrentar os complexos desafios da administração pública através de metodologias ágeis, tecnologia, parcerias inteligentes e os novos marcos legais de contratação, como o Marco Legal das Startups. O fórum surge em um momento em que a própria Emprel consolida sua atuação como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), ampliando o ecossistema inovador da capital pernambucana.

Com um formato dinâmico pensado para a troca de experiências, o encontro contará com 15 palestras, 2 palestras magnas, 3 workshops, 3 painéis e 2 oficinas práticas. A grade de programação foi desenhada sob quatro grandes pilares: Governança, Desafios, Soluções de Inovação e Parcerias/Contratações.

Entre os palestrantes confirmados estão referências de destaque no cenário nacional, como Rafael Fassio, Procurador do Estado de São Paulo; André Rauen, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Henrique Troccoli, Integrante do Laboratório de Inovação da AGU; Bárbara Johas, Coordenadora do CESU Teresina; Rodrigo Narciso, cofundador da rede Conexão Inovação Pública; Évisson Lucena, Gerente Geral de Políticas de Inovação do Recife; Breno Alencar, Diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Emprel Recife; e Keicielle Schimidt, coordenadora-Geral de Inovação Aberta da Diretoria de Inovação da Enap. Os participantes terão a oportunidade de mergulhar em temas que vão desde a estruturação de ambientes experimentais (como os Sandboxes Regulatórios) até os aspectos jurídicos que envolvem as contratações públicas de soluções inovadoras.

"O INIA não é apenas um evento de TI, mas uma plataforma de conexões. Queremos que os gestores saiam daqui inspirados e munidos de ferramentas reais para implementar a inovação aberta em suas respectivas regiões, desatando nós burocráticos e gerando valor direto para o cidadão", afirma Breno Alencar, diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Emprel.

Sítio Trindade abre o São João do Recife 2026 com programação que celebra a cultura nordestina


Primeiro dia do maior polo junino da cidade contou com apresentações musicais, final do concurso de quadrilhas, nova Arena Gastronômica e serviços da Prefeitura para garantir conforto, acessibilidade e segurança ao público

O Sítio Trindade abriu oficialmente o São João do Recife 2026 na noite desta quinta-feira (18), no bairro de Casa Amarela, reunindo milhares de pessoas para celebrar a cultura nordestina com música, gastronomia, quadrilhas juninas e ampla estrutura de serviços da Prefeitura do Recife. No palco principal, a abertura foi marcada pelo encontro da Banda Sinfônica do Recife com duas importantes vozes femininas do forró: Anastácia, referência do arrasta-pé, e a cantora, compositora e atriz potiguar Juliana Linhares. Encerrando a noite, Santanna apresentou seus principais sucessos para um Sítio lotado.

O prefeito Victor Marques acompanhou a abertura e visitou a estrutura montada pela gestão municipal. “É uma alegria celebrar o primeiro dia de festa no Sítio Trindade. Percorri toda a estrutura preparada pela Prefeitura e é muito bonito ver esse espaço cheio de gente aproveitando esse presente para a cidade. Quem ainda não conhece, venha viver essa experiência”, disse.

Durante a visita, o prefeito passou pelo inédito Arraiá dos Sabores, pela nova praça de alimentação, pelo espaço de artesanato e pela área dedicada ao comércio local. Também acompanhou a final do 40º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas do Recife e conheceu os pontos de atendimento de Direitos Humanos, Saúde, Segurança, Reciclagem e atendimento a mulheres em situação de violência.

A secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, destacou o papel do Sítio como um dos espaços mais tradicionais do ciclo junino. O tema desta edição, “Nossa Raiz”, se reflete em cada canto da festa. “O Sítio Trindade é o nosso xodó. É um espaço que preserva esse clima de interior e valoriza as nossas tradições. O Recife faz um São João raiz, com a nossa música, nossos artistas e o concurso de quadrilhas, que é uma das manifestações mais bonitas da cultura popular”, afirmou.

Uma das novidades desta edição é a arena gastronômica Arraiá dos Sabores, promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE). Pela primeira vez no Sítio Trindade, o espaço reúne oito restaurantes e funciona até o dia 28 de junho, das 16h às 2h.

A programação segue até domingo com quase 30 atrações entre o palco principal e a Sala de Reboco, instalada este ano no Pavilhão das Quadrilhas com estrutura ampliada. Entre os artistas que ainda se apresentam estão os homenageados Caju e Castanha, Geraldo Azevedo, Zeh Rocha, Fim de Feira, Boi Faceiro, Bia Marinho, Israel Filho, Novinho da Paraíba e Geraldinho Lins.

Quem preferir acompanhar de casa pode sintonizar a Frei Caneca FM (101.5 FM), que transmite diariamente as apresentações, da primeira atração da noite até o início do show da meia-noite, também pela internet. A cobertura vai até 28 de junho.

ESTRUTURA COMPLETA PARA RECEBER O PÚBLICO - Além da programação cultural, a Prefeitura do Recife montou uma ampla rede de serviços no Sítio Trindade para garantir conforto, segurança e acolhimento durante os festejos.

O polo conta com posto médico com apoio de ambulância do Samu 192. Mulheres em situação de violência de gênero têm à disposição espaço de atendimento com equipe multidisciplinar da Secretaria da Mulher, funcionando diariamente das 18h à 0h.

Para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Espaço de Proteção, instalado na Escola de Qualificação Profissional Dom Bosco, a poucos metros do Sítio, oferece acolhimento, alimentação, atividades lúdicas, oficinas, escuta qualificada e ambiente climatizado para descanso.

A acessibilidade também ganhou reforço nesta edição. A Rota Acessível disponibiliza vans adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fazendo o trajeto entre o Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, nas Graças, e o Sítio Trindade, por demanda espontânea em todos os dias de shows.

A Central de Direitos Humanos e Acessibilidade funciona durante toda a programação com equipe de psicólogos, assistentes sociais, advogados e agentes de direitos humanos, além de intérpretes de Libras e audiodescritores.

Com apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Prefeitura ampliou os espaços de acessibilidade no palco principal e no Pavilhão das Quadrilhas, destinados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com intérpretes de Libras e audiodescrição para que todos possam acompanhar a programação.

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife