26 de junho de 2026

João Campos reúne lideranças em grande caminhada pelo comércio de Paulista


PAULISTA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) realizou uma caminhada, nesta sexta-feira (26), no centro de Paulista, no Grande Recife. O líder da Frente Popular conversou com comerciantes e frequentadores e recebeu manifestações de apoio da população. Ainda durante a passagem pela cidade, o ex-prefeito do Recife também esteve no Mercado Público de Paratibe e almoçou com lideranças locais.

“O dia hoje foi de caminhar em Paulista, no Mercado de Paratibe, no comércio da Siqueira Campos, de conversar com as pessoas e reafirmar o nosso compromisso de cuidar de Pernambuco, de Paulista, da Região Metropolitana. Conheço bem essa realidade. Governei o Recife por cinco anos, fui o deputado mais votado de Paulista e aqui vocês têm o meu compromisso de que vão ter um governador de verdade, que trabalha e sabe tirar do papel aquilo que é importante”, declarou.

Acompanharam a agenda o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado estadual e ex-prefeito de Paulista Júnior Matuto (Republicanos), o deputado estadual e ex-prefeito de Igarassu Mário Ricardo (Podemos), o deputado estadual Francismar Pontes (PSB), vereadores de Paulista que apoiam a Frente Popular, entre outras lideranças.

Fotos: Edson Holanda

Polyanna Abreu anuncia apoio a Clodoaldo Magalhães e amplia base política do deputado no Sertão


A prefeita de Sertânia, Polyanna Abreu (PSD), oficializou o apoio ao deputado Clodoaldo Magalhães (PV) como seu pré-candidato a federal nas eleições de 2026. O anúncio representa um passo estratégico para ampliar a capilaridade política do parlamentar no interior pernambucano, consolidando Sertânia como um novo polo de sustentação da sua campanha e fortalecendo sua presença em todo o Moxotó.

A parceria entre o deputado e o município vem se consolidando nos últimos anos através da destinação de emendas e na atuação do deputado para destravar projetos prioritários para a saúde, infraestrutura e educação de Sertânia. Clodoaldo tem sido um interlocutor ativo no Congresso Nacional, garantindo que as demandas da cidade cheguem ao governo federal.

“A atuação de Clodoaldo em Brasília já trouxe resultados concretos para Sertânia. Com esse respaldo, ampliamos sua base e garantimos que ele continue ainda mais forte defendendo os nossos projetos. Ter Clodoaldo no Congresso e Raquel Lyra no Governo do Estado é a combinação certa para acelerar o desenvolvimento do nosso município e de toda a região”, afirmou Polyanna.

O deputado agradeceu o gesto de confiança e reforçou o compromisso: “Sou grato à prefeita e ao povo de Sertânia. Vamos seguir trabalhando juntos para trazer ainda mais recursos e oportunidades para o nosso povo. Essa é uma parceria de resultados.”

Governadora Raquel Lyra entrega 378 reformas e 141 títulos de propriedade e anuncia R$ 140 milhões em obras na RMR


Entregas do programa Morar Bem PE se somam a investimentos em mobilidade, encostas e requalificação urbana

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta sexta-feira (26), em Olinda, a entrega de 378 casas reformadas e 141 títulos de propriedade no bairro de Peixinhos, além de autorizar um pacote de investimentos da ordem de R$ 140 milhões em obras de mobilidade, contenção de encostas e requalificação urbana na Região Metropolitana do Recife.

“Estamos avançando com ações integradas em moradia e mobilidade na Região Metropolitana. Em Olinda, além das reformas habitacionais e da entrega de títulos de propriedade, autorizamos obras de contenção de encostas, requalificação de terminais e implantação de semáforos inteligentes nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste. São investimentos que melhoram a infraestrutura urbana, ampliam a segurança e garantem mais qualidade de vida para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), 378 casas da Vila das Mulheres Pedreiras foram reformadas pelo eixo Reforma no Lar do Programa Morar Bem PE. As obras incluem melhorias como pintura, revisão elétrica e hidráulica e correção de problemas estruturais. Cada imóvel recebeu investimento de até R$ 18 mil. Outras mais de 600 unidades ainda serão atendidas, ampliando o alcance do programa.

Maria das Graças, aposentada, teve reformada a casa onde mora há 40 anos. “É uma alegria ver minha casa como ela está hoje. Quando comecei, era um casebre, metade de taipa e metade de papelão. Sempre que recebia algum dinheiro, comprava um pouco de material, como tijolos e cimento, e contava com a ajuda de outras pessoas. Hoje, graças a Deus, estou bem aqui”, declarou.

Também na Vila das Mulheres Pedreiras, foram entregues 141 títulos de propriedade para moradores. A ação encerra um processo iniciado em 1994, quando um grupo de 78 mulheres construiu suas casas através de um mutirão. A regularização garante segurança jurídica às moradias em uma área de mais de 21 mil m².

“Hoje entregamos 141 títulos de propriedade para as moradoras de Vila das Mulheres Pedreiras, uma comunidade que surgiu em 1994 e que agora, mais de 30 anos depois, conquista esse direito. Além disso, o Governo autorizou novas obras de mobilidade, com melhorias em terminais, passarelas e implantação de semáforos inteligentes, além de intervenções em encostas. Ao todo, são cerca de R$ 150 milhões em investimentos que vão beneficiar a Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro.

Na ocasião, a governadora também autorizou obras em três encostas de Olinda com alto risco de deslizamento. As intervenções vão beneficiar cerca de 1,3 mil moradores, com investimento de R$ 22,8 milhões. O objetivo é reduzir riscos, proteger casas e aumentar a segurança da população. A chefe do Executivo estadual também autorizou o início da recuperação ambiental e estrutural do Santuário Mãe Rainha, com investimento de R$ 1,4 milhão.

“Nosso objetivo é ampliar o alcance da iniciativa do Reforma no Lar e atender mais famílias, garantindo moradia digna e melhores condições de vida. Ao mesmo tempo, o Governo de Pernambuco investe em obras importantes de mobilidade urbana, que vão modernizar o transporte público, melhorar o trânsito e aumentar a segurança da população na Região Metropolitana”, afirmou o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

Na área da mobilidade, a gestora anunciou a ampliação dos terminais da PE-15 (Olinda) e de Pelópidas Silveira (Paulista). As obras vão aumentar a capacidade de atendimento e melhorar a estrutura para os usuários do transporte público. O investimento é de cerca de R$ 46 milhões.

Além disso, serão substituídos 199 semáforos nos corredores Norte-Sul (do centro do Recife a Igarassu) e Leste-Oeste (de Camaragibe ao centro do Recife) do BRT. O novo sistema terá câmeras e controle inteligente do tráfego, priorizando o transporte coletivo. O investimento é de R$ 62,7 milhões, com conclusão prevista em um ano.

“Olinda vive um momento de desenvolvimento, com muitas entregas e obras em parceria com o Governo do Estado. Isso faz diferença na vida das pessoas, principalmente de quem esperou muitos anos por esse tipo de conquista. A gente vê de perto a emoção das famílias e entende o quanto essas ações transformam a realidade da população”, afirmou o prefeito em exercício de Olinda, Chiquinho.

Três passarelas em Olinda e Paulista também passarão por melhorias para garantir mais segurança e acessibilidade. As obras devem começar em julho e durar cerca de três meses, com investimento de R$ 5,6 milhões.

Presente na agenda, o deputado estadual Antônio Moraes destacou a atenção dada pela gestão estadual às necessidades dos municípios. “As ações realizadas hoje mostram o avanço de parcerias entre o Governo de Pernambuco e os municípios, com obras e investimentos que chegam a todas as regiões do Estado. São iniciativas que fortalecem a infraestrutura, geram emprego e melhoram a qualidade de vida da população, com intervenções como creches, cozinhas comunitárias e melhorias urbanas”, pontuou.

Também participaram da agenda a secretária de Projetos Estratégicos, Simone Nunes; e o presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), Francisco Amaral; além de vereadores de Olinda e outras lideranças locais.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Paulista define atletas que representarão o município na Copa Pernambucana de Foot Table


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), promoveu nesta quinta-feira (25), no Clube Municipal do Nobre, a primeira seletiva para a Copa Pernambucana de Foot Table. O evento reuniu praticantes da modalidade de diferentes faixas etárias, que disputaram vagas para representar o município na competição estadual.

Ao todo, 12 atletas foram selecionados para integrar a equipe de Paulista na Copa Pernambucana de Foot Table. Além da classificação, os competidores contemplados receberão um ano de filiação à Federação Pernambucana de Futmesa, com direito à carteira de atleta federado, o que permitirá a participação em competições oficiais promovidas pela entidade durante o período de um ano.

O vice-presidente da Federação Pernambucana de Futmesa, Fabiano Simões, destacou que esta foi a primeira seletiva oficial realizada no município de Paulista. Segundo ele, a iniciativa representa um importante passo para ampliar as oportunidades dos atletas locais e fortalecer a modalidade na cidade.

"Os atletas selecionados representarão a cidade de Paulista na Copa Pernambucana, que será realizada no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife. Quem avançar na etapa estadual conquista vaga para o Campeonato Brasileiro, em Fortaleza, e, posteriormente, poderá disputar o Mundial. É um esporte que está em ascensão, disciplina, transforma vidas e queremos que cada vez mais pessoas conheçam o Foot Table", afirmou.

Segundo Fabiano, o formato da disputa torna as partidas rápidas e bastante dinâmicas.

"Na seletiva utilizamos partidas de dez pontos corridos. Em média, cada confronto dura cerca de cinco minutos, mas muitas vezes termina antes disso. É um esporte muito ágil e emocionante", explicou.

O superintendente de Esportes do Paulista, Emmanuel Soares, ressaltou que a iniciativa amplia as oportunidades para atletas da cidade e fortalece a modalidade no município.

"A realização dessa seletiva demonstra o compromisso da Prefeitura em incentivar novas modalidades esportivas e criar oportunidades para que nossos atletas possam competir em nível estadual, com possibilidade de avançar para competições nacionais. Estamos muito felizes em proporcionar esse momento aos praticantes do Foot Table de Paulista."

O secretário de Educação e Esportes, Gilberto Sabino, enfatizou a importância do investimento no esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social.

"O esporte é uma importante ferramenta de cidadania, disciplina e formação de valores. A Prefeitura do Paulista segue investindo em ações que incentivam diferentes modalidades esportivas, ampliando oportunidades para crianças, jovens e adultos representarem o nosso município com orgulho."

A Copa Pernambucana de Foot Table reunirá representantes de cerca de 50 municípios do Estado. A competição tem previsão de ser realizada no mês de julho, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife. Os classificados na etapa estadual disputarão vagas para o Campeonato Brasileiro, etapa que poderá garantir classificação para o Mundial da modalidade.

Fotos: Marcos Nascimento/SECOM

Governadora Raquel Lyra anuncia R$ 75,5 milhões para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento rural em Pernambuco


Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, ampliar a segurança hídrica e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (26), um conjunto de investimentos no valor de R$ 75,5 milhões. As ações beneficiarão diretamente e indiretamente mais de 22 mil famílias em todas as regiões do Estado por meio da implantação e entrega de cisternas, da distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas e da renovação da frota da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

“Temos fortalecido a agricultura familiar com entrega de equipamentos, assistência técnica e programas que garantem renda e oportunidade para quem vive no campo. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam permanecer em suas comunidades com dignidade, produzindo e sustentando suas famílias. Esse trabalho mostra que Pernambuco tem um governo que enxerga e chega à vida de quem mais precisa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as principais ações anunciadas está o investimento de mais de R$ 45 milhões em segurança hídrica, que contempla a implantação de mais de cinco mil cisternas para famílias do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Na área da mecanização rural, foram entregues 144 conjuntos motorizados de microtratores, conhecidos como tratoritos, equipados com enxada rotativa e carreta reboque.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, destacou que a iniciativa representa um dos maiores conjuntos de investimentos já realizados pelo Governo de Pernambuco para impulsionar o desenvolvimento rural. “Estamos levando mais água, mecanização e tecnologia para fortalecer a agricultura familiar e criar melhores condições para que os produtores rurais aumentem a produtividade e gerem mais renda”, enfatizou.

Também foram entregues 503 equipamentos agrícolas, entre tratores de pneu, grades aradoras, ordenhadeiras mecânicas, microtratores, ensiladeiras e sulcadores, além de plantadeiras e reboques. A iniciativa inclui ainda a entrega de 32 novos veículos para a Adagro, reforçando a estrutura operacional da defesa agropecuária em Pernambuco.

“Quem abastece o mercado hoje é a agricultura familiar. Nas feiras do interior, a carne que está lá vem do agricultor que cria sua vaquinha, cria seu bode. O alimento que chega à mesa vem da agricultura familiar. Então esse povo precisa ser apoiado”, pontuou o deputado estadual Doriel Barros

Presente na solenidade, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, ressaltou a importância dos investimentos. “São políticas públicas beneficiando quem mais precisa. O Governo do Estado pode contar com a gente nessa luta por um Pernambuco cada vez melhor”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais João Paulo, Antonio Moraes, Joaquim Lira e Henrique Queiroz Filho; os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Dra. Kátia (Jataúba), Maria Izalta (Ibirajuba) e Fátima Borba (Cortês); os presidentes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Epaminondas Martins; da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Moshe Dayan; do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Cleodon Ricardo; do ProRural, Maurício Leite; e o superintendente regional do Incra em Petrolina, José Cláudio.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom e Jonnas Duarte/SDA

Nova central de triagem da Cooperativa Recicla Torre fortalece reciclagem e geração de renda no Recife


Parceria entre Prefeitura do Recife, Ambipar e empresas apoiadoras amplia estrutura, profissionalização e capacidade operacional da cooperativa

A Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira (26), a nova Central de Triagem da Cooperativa Recicla Torre, no bairro de mesmo nome. A iniciativa, realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), em parceria com a Ambipar e empresas apoiadoras, fortalece a coleta seletiva, amplia a geração de renda e a inclusão socioprodutiva no município, beneficiando diretamente 16 cooperados, a maioria deles mulheres, e garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais da reciclagem. O prefeito Victor Marques, presente na solenidade, destacou que a requalificação fortalece toda a cadeia da reciclagem e garante mais dignidade aos trabalhadores.

“O resíduo que sai das casas passa por um processo organizado de triagem e comercialização, gerando renda para muitas famílias. Além do componente ambiental, há também o social: a renda média dos cooperados, que antes girava em torno de R$ 500, hoje chega a cerca de R$ 2 mil, resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura, a Ambipar e os próprios catadores”, afirmou Victor Marques.

A parceria prevê a atuação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada. Como contrapartida, a Prefeitura do Recife realizou a requalificação da estrutura física da cooperativa, com melhorias como pintura, recuperação do piso, adequações do espaço e intervenções estruturais. Já a Ambipar e seus parceiros investiram em equipamentos, capacitação, profissionalização e gestão da cooperativa, ampliando a eficiência da triagem e as condições de trabalho dos cooperados.

O presidente da Emlurb, Daniel Saboya, ressaltou que a iniciativa integra o trabalho permanente de fortalecimento das cooperativas de reciclagem na cidade. “Hoje, o Recife conta com 11 cooperativas, e, desde o lançamento do Recife Limpa, temos avançado na infraestrutura, na governança e na regularização documental desses grupos. Na Recicla Torre, conseguimos praticamente mais que dobrar a renda dos cooperados, garantindo mais qualidade e dignidade no trabalho, com uso de EPIs, organização da produção e direitos assegurados. Essa é apenas uma das diversas ações voltadas para a coleta seletiva e a preservação ambiental”, destacou.

A Recicla Torre é a segunda cooperativa contemplada pelo projeto. A primeira unidade beneficiada foi a Cooperativa Reciclando Vidas, localizada no bairro de São José. A iniciativa integra o Programa Cidade Circular Recife, que promove o fortalecimento de cooperativas de reciclagem por meio da qualificação da gestão, melhoria da infraestrutura e ampliação da capacidade produtiva. Com a reestruturação, a Recicla Torre ampliou sua capacidade de processamento de materiais de 30 para até 130 toneladas por mês e elevou a renda média dos cooperados de aproximadamente R$ 800 para mais de R$ 2,5 mil mensais.

A presidente da Cooperativa Recicla Torre, Alexsandra Maria da Silva Ramos, destacou que os investimentos trouxeram melhorias estruturais e aumentaram a renda dos trabalhadores. “Recebemos novos equipamentos, prensas e capacitações que permitiram organizar melhor a separação e a comercialização dos materiais. A renda média, que antes variava entre R$ 400 e R$ 500, hoje chega a cerca de R$ 2 mil por mês. Também realizamos coleta seletiva porta a porta e ações educativas em escolas, empresas e condomínios para incentivar a separação correta dos resíduos. O impacto positivo alcança não apenas a cooperativa, mas toda a população e o meio ambiente”, afirmou.

Além do fortalecimento das cooperativas, a Prefeitura do Recife também vem ampliando as ações voltadas aos catadores autônomos. A gestão já implantou o segundo ponto de compra de materiais recicláveis na Ecoestação do Barbalho e prevê inaugurar, em meados de julho, uma terceira unidade na Ecoestação de Santa Rita. A iniciativa amplia as oportunidades de comercialização dos materiais coletados, fortalece a cadeia da reciclagem e complementa a política municipal de apoio tanto aos catadores cooperados quanto aos trabalhadores autônomos.

PARCERIA SOCIAL – A parceria social reúne a Prefeitura do Recife, por meio da Emlurb, a Ambipar e empresas apoiadoras, como Dow, Heineken e Tetra Pak, para fortalecer cooperativas de reciclagem por meio de investimentos em infraestrutura, equipamentos, qualificação profissional e gestão. O projeto busca ampliar a capacidade operacional das cooperativas, gerar mais renda para os catadores, fortalecer a economia circular e consolidar um modelo de inclusão produtiva baseado na valorização dos profissionais da reciclagem.

Fotos: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife

Projeto Ciranda Pedagógica fortalece acompanhamento escolar e apresenta resultados da gestão da Rede Municipal do Paulista


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), realizou mais uma etapa do Projeto Ciranda Pedagógica, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Educacional, por meio da Gerência de Ensino e Gestão Escolar e da Coordenação de Acompanhamento Pedagógico. O projeto consiste em visitas técnicas periódicas às unidades de ensino para apoiar as equipes gestoras, acompanhar o desenvolvimento das ações pedagógicas e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. O encontro reuniu gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos para apresentar um balanço das ações desenvolvidas nas escolas e fortalecer o planejamento voltado à aprendizagem dos estudantes.

Com o tema "A Ciranda Pedagógica na visão da gestão: avanços no acompanhamento escolar", o evento promoveu a troca de experiências entre as equipes gestoras, socializou boas práticas e apresentou os principais resultados observados com a iniciativa, reforçando uma atuação contínua, colaborativa e formativa junto às unidades de ensino.

Desde sua implantação, o projeto realiza visitas sistemáticas às escolas da rede municipal, oferecendo suporte técnico às equipes gestoras e contribuindo para o planejamento pedagógico, o acompanhamento das aprendizagens e a construção de estratégias voltadas à melhoria dos indicadores educacionais.

Durante o encontro, foram apresentados os resultados alcançados ao longo do trabalho desenvolvido nas 46 unidades escolares participantes, apontando avanços no protagonismo dos gestores, na organização das ações pedagógicas, na utilização dos dados educacionais e no fortalecimento de uma cultura permanente de acompanhamento das aprendizagens.

O secretário de Educação e Esportes, Gilberto Sabino, destacou que a iniciativa representa uma mudança na forma como a Secretaria se relaciona com as escolas, priorizando o diálogo, o acompanhamento e o apoio às equipes gestoras.

"A pactuação que fizemos com cada equipe gestora começou no diálogo, olho no olho, entendendo a realidade de cada escola. Nosso compromisso é garantir que toda criança tenha acesso ao letramento no tempo certo, desde a Educação Infantil, sem esperar que as dificuldades apareçam nos anos seguintes. A Secretaria está presente nas escolas para acompanhar, orientar e construir soluções junto com os profissionais da educação."

O secretário também ressaltou o fortalecimento da equipe de acompanhamento pedagógico.

"Hoje temos uma equipe que vai às escolas não para fiscalizar, mas para servir, orientar e fortalecer o trabalho pedagógico. É gratificante ver nossos profissionais reconhecendo que a Secretaria está cada vez mais próxima das unidades de ensino. Esse é o caminho para fazer de Paulista uma cidade alfabetizadora."

A secretária executiva de Desenvolvimento Educacional, Panmella Dias, ressaltou que o projeto consolida uma gestão participativa e comprometida com a melhoria da aprendizagem.

"A Ciranda Pedagógica fortalece o trabalho coletivo das equipes gestoras e cria espaços permanentes de formação, escuta e planejamento. Quando gestão e acompanhamento caminham juntos, quem mais ganha é o estudante."

Já a coordenadora de Acompanhamento Pedagógico, Simone Almeida, destacou que a proposta vai além do acompanhamento técnico.

"Nosso objetivo é construir, junto às escolas, uma cultura de reflexão sobre a prática pedagógica. A Ciranda cria um ambiente de colaboração, troca de experiências e fortalecimento das equipes, contribuindo diretamente para a melhoria da aprendizagem e da gestão escolar."

Fotos: Letícia Marques/SEEPA

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Surubim e reforça parceria do Governo de Pernambuco com segurança e cultura na festa do município


Em mais uma celebração dos festejos juninos de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite desta quinta-feira (25), o São João de Surubim, no Agreste pernambucano, mais um que conta com o apoio do Governo do Estado. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do município, Cléber Chaparral, a gestora percorreu o Polo Vaquejada, cumprimentou o público e participou da programação da festa, que acontece até 28 de junho. A governadora também acompanhou a central de monitoramento da festa, que garante a segurança do público.

O apoio do Governo de Pernambuco na festa é realizado por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Lazer e Defesa Social, com um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade dos moradores e visitantes.

“Temos trabalhado muito pelo Agreste, com investimentos em estradas e obras que fortalecem a infraestrutura da região. Ao mesmo tempo em que investimos em desenvolvimento, valorizamos a cultura e as tradições do nosso povo. O São João movimenta hotéis, bares, restaurantes, comércio e gera emprego e renda, fortalecendo toda a economia da cidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A programação da festa reúne grandes atrações nacionais e regionais, consolidando a cidade como um dos principais destinos juninos de Pernambuco. A programação desta quinta-feira (25) contou com shows de Eric Land, Rey Vaqueiro, Wesley Safadão e Natanzinho Lima, reunindo milhares de pessoas no Polo Vaquejada.

“Desde o início da nossa gestão, pensamos grande para fazer uma das maiores festas de São João da história de Surubim. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental, tanto na segurança quanto nas atrações, e a presença da governadora aqui nesta noite prestigia ainda mais uma festa que movimenta e impacta positivamente toda a nossa região”, afirmou o prefeito de Surubim, Cléber Chaparral.

Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Governo de Pernambuco montou um esquema especial de segurança para o São João do município, com 1.236 lançamentos operacionais das forças de segurança. A operação integra Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Corregedoria e Ouvidoria da SDS, além do emprego de drones para monitoramento aéreo em tempo real, reforço do policiamento ostensivo, triagem nos acessos ao Parque de Vaquejada J. Galdino e ampliação do atendimento à população durante toda a programação.

Estiveram presentes acompanhando a governadora o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o deputado estadual Edson Vieira; os prefeitos Araújo (Amaraji), Sérgio Colin (Toritama), Elias Meu Fii (Pombos), Dr. Histenio Sales (Vertente do Lério) e Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho); o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e a ex-prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

25 de junho de 2026

Juntos pela Segurança: Governadora Raquel Lyra reforça efetivo do CBMPE com formação de novos oficiais


Seguindo firme na construção de um novo tempo na história da segurança pública pernambucana, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), a formatura de 36 novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A solenidade militar aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMPE, no Recife, reforçando as ações de proteção e salvamento no Estado. A vice-governadora Priscila Krause esteve presente no evento.

“Eu tenho dito sempre que, por meio do Juntos para Segurança, temos feito o maior investimento da história nas forças de segurança pública. Já nomeamos policiais penais, oficiais e praças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, e hoje à tarde dando posse à Polícia Civil, para permitirmos que o povo de Pernambuco possa viver de maneira mais segura. Eles chegam em um momento em que o Corpo de Bombeiros está dando uma virada histórica e a segurança pública em Pernambuco também”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

Para chegar a formação, os novos oficiais passaram por um ano de formação intensa em áreas como combate a incêndio, salvamento aquático, busca e resgate e atendimento pré-hospitalar, preparados para liderar qualquer operação da corporação.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, celebrou a conclusão de um ciclo iniciado com o concurso que abriu 660 vagas para o Corpo de Bombeiros. "Os oficiais são os futuros coronéis do Corpo de Bombeiros, e algum deles pode ser o novo comandante-geral", afirmou.

Os novos oficiais da Corporação cumprirão seis meses de período probatório para aperfeiçoamento prático-operacional junto às unidades da Corporação localizadas na Região Metropolitana, devido ao maior volume de ocorrências. Após essa fase, os bombeiros militares serão destinados, por ordem de classificação, às vagas disponíveis do âmbito de todo o CBMPE.

“Já no estágio eles passam a vivenciar todas as atividades que um oficial executa. Eles são formados não apenas para o serviço, mas também para serem os futuros comandantes da corporação. Então, eles precisam ter o gerenciamento, a gestão, a governança de uma instituição do tamanho do Corpo de Bombeiros”, explicou o comandante-geral do CBMPE, Eduardo Araripe.

Presente na ocasião, o deputado Joel da Harpa parabenizou o Poder Executivo Estadual pelo comprometimento em fortalecer as forças de segurança. "O Governo do Estado está mostrando para o povo de Pernambuco que se pode mudar a história da corporação com a compra de viaturas e equipamentos, além de acabar as defasagens salariais”, apontou.

Enfermeiro desde 2012 e ex-soldado da PMPE, Álvaro Simões, de 34 anos, encontrou no Corpo de Bombeiros a forma de unir suas duas vocações: a da saúde e a militar. Natural de São João, no Agreste Meridional, ele foi o primeiro colocado do curso de formação de oficiais. "Muda um pouquinho a atribuição, mas a missão é sempre a mesma: servir à sociedade pernambucana", disse.

Também acompanharam a solenidade a secretária de Administração, Ana Maraiza; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; a diretora integrada da Polícia Científica, Fernanda Porto; o subcomandante da PMPE, ⁠coronel Lopes; o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Câmara Júnior; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Thé.

Fotos: Miva Filho/Secom

Igarassu promove abertura do tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas


A prefeitura de Igarassu continua, nesta quinta-feira (25), com a agenda do São João na cidade, contando com o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas reunindo grupos mirins e adultos. Os espetáculos acontecem no Ginásio Jota Raposo.

A partir das 16h, o público pode acompanhar as performances das quadrilhas mirins Quentão, Encantos, Matutinho, Maracabarro, Raio de Sol Mirim, Matulão, Coração Mirim, Brincantes Show, Couro Quente, Fusão e Explosão.

Na sexta-feira (27), a partir das 20h, será a vez das quadrilhas adultas nos palcos. A programação conta com os grupos Raízes do Pinho, Raio de Sol, Dona Matuta, Carcará, Tradição e Coração Matuto.

Encerrando a competição, no domingo (28), a partir das 15h55, se apresentam as quadrilhas Zabumba, Sinhá Matuta, Lumiar, Traque, Origem Nordestina, União Junina, Rojão, Sassaricando e Mistura de Cor.

A premiação será de R$ 12 mil para o primeiro lugar da categoria adulta e R$ 8 mil para a juvenil. Os segundos colocados receberão R$ 8 mil e R$ 6 mil, respectivamente. Já os terceiros lugares serão contemplados com R$ 5 mil na categoria adulta e R$ 4 mil na juvenil.

Os festejos seguem neste sábado (27), com diversas atrações juninas no Igaradrilha.

Foto: Wesley Laurentino

Recife inicia requalificação da Praça Professor Barreto Campêlo com investimentos de R$ 1,5 milhão


Intervenção realizada pela Prefeitura, no bairro da Torre, vai criar novos espaços de convivência, área de lazer, Parcão e ampliar a área permeável do equipamento

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta-feira (25), as obras de requalificação da Praça Professor Barreto Campêlo, localizada no bairro da Torre. Com investimento de R$ 1,52 milhão, a intervenção contemplará uma área de 6.896 m² e prevê a modernização do espaço, com novos equipamentos de lazer, mobiliário urbano, áreas de permanência e a implantação de um Parcão para pets e seus tutores. A obra será executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O prefeito Victor Marques esteve no local para assinar a ordem de serviço.

Segundo Victor Marques, a intervenção atende a uma demanda antiga dos moradores da região e busca fortalecer o uso coletivo do equipamento. “Há muito tempo ouvimos o pedido para melhorar esta praça, que é um importante espaço de convivência para quem mora na Torre e nos bairros vizinhos. Vamos entregar um ambiente mais acolhedor, com estrutura adequada para famílias, crianças, praticantes de atividades físicas e também para os animais de estimação”, afirmou o prefeito do Recife.

Victor Marques também destacou que esta será a primeira grande obra que a praça recebe em mais de duas décadas. “A última intervenção aconteceu em 1999. Agora, estamos implantando um novo padrão de espaço público, pensado para que as pessoas permaneçam mais tempo na praça e aproveitem melhor esse ambiente de convivência”, explicou.

OBRA EM DUAS FASES - A obra será executada em duas etapas. A primeira contempla o trecho após a Rua Marquês de Maricá, no sentido Caxangá, com conclusão prevista até o fim de agosto. Já a segunda fase, entre a Rua Marquês de Maricá e a Igreja da Torre, deverá ser finalizada até o final do ano. Ao todo, serão implantados 2.666 m² de solo permeável, contribuindo para o conforto ambiental e a drenagem urbana da região.

O presidente da Emlurb, Daniel Saboya, destacou que a intervenção integra o conjunto de investimentos da Prefeitura na recuperação dos espaços públicos da cidade. “Além da reforma estrutural, da drenagem e do paisagismo, a praça terá todos os brinquedos e mobiliários substituídos. Cerca de 30% da área será composta por solo permeável, beneficiando a drenagem local, e também vamos atender a uma demanda da comunidade com a implantação do Parcão”, explicou.

O projeto prevê novos espaços de permanência e convivência, recuperação da infraestrutura existente, instalação de mobiliário urbano, qualificação paisagística e ampliação das opções de uso pela população.

MAIS DE 100 PRAÇAS REQUALIFICADAS - A intervenção integra o conjunto de ações de requalificação dos espaços públicos executadas pela Prefeitura do Recife, que já entregou 106 praças revitalizadas desde 2021 e mantém outras 11 em obras em diferentes regiões da cidade. As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos espaços públicos, a ampliação das áreas de convivência e a melhoria da qualidade de vida da população.

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife e imagens do projeto

Governo de Pernambuco decreta expediente reduzido na próxima segunda-feira (29)


O Governo de Pernambuco, vai decretar expediente reduzido na próxima segunda-feira (29) para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. A medida foi adotada em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, que acontecerá às 14h. De acordo com a determinação, os servidores estaduais serão liberados a partir das 12h.

As exceções são para os serviços considerados indispensáveis, cujo funcionamento ficará a critério dos respectivos gestores. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).


Foto: Yacy Ribeiro/Secom

São João de Olinda 2026: confira a programação do último fim de semana de junho


Celebração oficial do município terá shows de Capim com Mel, Banda Santropê, Petrúcio Amorim, Cláudio da Rabeca e outras atrações; eventos independentes apoiados pela Prefeitura também movimentam a cidade

Em clima de Copa do Mundo e festa junina, Olinda realiza, neste sábado (27), o *São João oficial do município* , com uma programação gratuita que reúne grandes nomes da música nordestina na Arena Olinda, instalada na Praça do Fortim do Queijo, próximo ao antigo Dogão.

*A partir das 17h, sobem ao palco o DJ Gilson Martins, Cláudio da Rabeca, Capim com Mel, Banda Santropê e Petrúcio Amorim* , garantindo muito forró e tradição para moradores e visitantes.

O espaço integra a Arena Olinda, montada para a transmissão dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, unindo futebol ao clima das festas juninas.

*Eventos independentes também integram a programação*

Além da festa oficial promovida pela Prefeitura, o município também apoia iniciativas independentes que fortalecem a cultura popular e ampliam a programação junina em diferentes bairros da cidade.

As atividades começam nesta sexta-feira (26), com o Beguiri de Xangô, realizado na sede do Alafin Oyo, a partir das 18h.

Já no sábado (27), a Rua da Boa Hora recebe duas celebrações tradicionais: o Arraiá do John Travolta, com início às 17h, e o São Pedro de Dona Dá, a partir das 18h.

Também no sábado, o bairro de Peixinhos será palco do São Pedro é Mult, realizado na Avenida Nacional, a partir das 18h. O evento celebra o Dia de São Pedro, comemorado em 29 de junho, e integra o calendário de festejos populares apoiados pelo município.

Créditos: Divulgação.

CastraMóvel abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos em Rio Doce, em Olinda


Inscrição antecipada é obrigatória para garantir atendimento na ação, que começa nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 14 de julho

O *CastraMóvel*, iniciativa do Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Olinda, está com inscrições abertas para mais uma etapa de castração gratuita de cães e gatos no município. Para garantir o atendimento, os tutores devem realizar o cadastro prévio dos animais por meio do site PetsApp.

A ação itinerante, voltada ao cuidado e bem-estar animal, será realizada a partir desta sexta-feira (26), na Vila Olímpica, localizada na 3ª Etapa de Rio Doce. O serviço seguirá no local até o dia 14 de julho, conforme cronograma definido.

Para agendar a castração, os responsáveis devem acessar o *site do PetsApp* e preencher as informações solicitadas no cadastro. Os atendimentos acontecem nos turnos da manhã e da tarde, com horários disponíveis para consulta no momento da inscrição.

É necessário que os cães, cadelas, gatos e gatas (animais contemplados pela ação) estejam em jejum de oito horas para a realização do procedimento.

A iniciativa, que conta com o apoio da *Prefeitura de Olind* a, tem como objetivo ampliar o acesso à castração e contribuir para o controle populacional de animais, especialmente os que se encontram em situação de rua.

23 de junho de 2026

Recife começa contagem regressiva para Copa do Mundo Feminina da FIFA™️


Competição acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027 e contará com a participação de 32 seleções. Capivara Méry Cristina estará vestida de jogadora da seleção e foi escalada para saudar público a partir de meio dia no Arraial da Rio Branco de amanhã (24)

O dia 24 de junho marca o São João e também uma data especial para a capital pernambucana. Reforçando sua vocação esportiva, o Recife foi escolhido como uma das cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️, cuja contagem regressiva começa amanhã e marca os exatos 365 dias para o início da competição, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e que acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho e contará com a participação de 32 seleções.

Para marcar a data, a Prefeitura do Recife irá promover uma série de ações para convidar público, população e turistas para se unirem à torcida da primeira edição da disputa em território da América do Sul anunciando a contagem regressiva nas redes sociais oficiais da @prefeiturarecife. Entre as ações, a capivara mais amada da cidade, Méry Cristina, também foi escalada para saudar a Copa Feminina. Amanhã (24), ela comparece ao arraial do Boulevard da Rio Branco vestida a caráter como jogadora da seleção a partir de meio dia também para divulgar o evento.

A iluminação cênica de pontes e monumentos do Recife, como a Ponte Paulo Guerra (Ponte Estaiada) estarão iluminadas nas cores verde e amarelo para saudar os jogos. Além disso, todos os shows de todos os polos do São João do Recife também contam com mensagens de convites para a festa do futebol feminino através dos apresentadores dos palcos.

Para o prefeito Victor Marques, a realização da Copa feminina no Recife demonstra a capacidade da cidade em protagonizar eventos de alta performance e posiciona a cidade entre os mais importantes destinos internacionais de lazer e negócios do Brasil. “O Recife dispõe de uma malha hoteleira robusta, uma cadeia de serviços e hospitalidade consistente e a cidade também é um dos maiores e mais importantes hubs aeroportuários do país. Tudo isso faz com que Recife seja fundamental para o sucesso da competição. Será uma honra fazer parte desse momento histórico e dessa bonita festa, garantindo o suporte e a estrutura que o futebol feminino merece, cada vez mais”, pontua Victor Marques.

Copa do Mundo Feminina da FIFA™️ - Ao todo, oito cidades foram escolhidas. Além de Recife, sediarão os jogos Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. A escolha das cidades-sede considerou a infraestrutura – rede hoteleira, malha aeroportuária, expertise na realização de grandes eventos – e foi definida a partir de visitas técnicas feitas por especialistas da FIFA, que estiveram no Recife em 2024.

O Brasil foi anunciado como sede da Copa em maio de 2024, superando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. Em sua 10ª edição, a Copa do Mundo Feminina da FIFA™️ será realizada pela primeira vez na América do Sul. Por sediar o evento, o Brasil tem vaga garantida na disputa, e as demais serão definidas por meio de torneios classificatórios organizados pelas confederações continentais.

Os jogos serão realizados na Arena de Pernambuco. Em 2014, o estádio sediou cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA™️, sendo quatro da fase de grupos e uma das oitavas de final. Em 2024, a seleção feminina fez um amistoso contra a Jamaica, emocionando a torcida com a presença da estrela Marta e abrindo caminho para a disputa do Mundial, em 2027.

Ao ser confirmada como cidade-sede, o Recife ratifica sua expertise em grandes eventos, sendo um hub aeroportuário internacional, sede de várias representações diplomáticas e detentor de uma vasta rede hoteleira. De acordo com dados do Governo Federal, a capital teve alta de 21% na ocupação hoteleira no ano passado em comparação com 2023, seis pontos percentuais a mais do que a média nacional. Nos dois primeiros meses de 2025, o número de voos para o exterior no Recife é 18% superior ao mesmo período de 2024. A capital também é considerada um hub consular - o Recife possui diversas representações e entidades consulares, ofertando a cidadãos e turistas estrangeiros um dos maiores polos diplomáticos do país.

Em relação à infraestrutura para recepcionar o público, a capital pernambucana possui 92 equipamentos de hospedagem, entre hotéis, pousadas, hostels e acomodações, que ofertam, juntos, 14.203 leitos. A cidade está ligada a 40 rotas aéreas, sendo 32 nacionais e oito internacionais, das quais nove ligações diretas com destinos fora do país como Orlando e Fort Lauderdale (EUA), Córdoba e Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile).

Fotos: Marlon Diego/PCR

Paulista realizará mutirão de Saúde da Mulher com previsão de até 800 inserções do contraceptivo Implanon


Para acessar o mutirão, mulheres entre 14 e 35 anos deverão participar de uma triagem que será iniciada, nesta quinta-feira (25), em unidades de saúde do município

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, de 1º a 10 de julho, um mutirão para inserção do contraceptivo Implanon em mulheres de 14 a 35 anos. O procedimento será realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alexandre Ramos de Santana (antiga USF Aurora, localizada na Rua da Aurora, 995, bairro de mesmo nome) e na Policlínica José Correia Mandu (situada na Avenida B, s/n, no bairro de Maranguape II).

Para a inserção do Implanon, será necessária a realização prévia de triagem e avaliação do público elegível para a utilização do implante. A triagem acontece de 25 a 30 de junho, das 8h às 16h. No sábado o atendimento segue até as 12h, não ocorrendo no domingo. Na ocasião, as interessadas responderão a um questionário e passarão por avaliação da equipe de saúde. As mulheres consideradas aptas serão cadastradas e agendadas para a inserção do implante contraceptivo subdérmico durante o mutirão.

A triagem, tanto por indicação médica quanto por demanda espontânea, será realizada em três unidades de saúde da rede municipal. Entre as unidades estão as policlínicas José Correia Mandu (localizada na Avenida B, s/n, no bairro de Maranguape II) e Adolpho Speck (situada na Rua Mimoso, 35, em Arthur Lundgren I), além da Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro da cidade. A iniciativa visa oferecer orientação ao público feminino para a realização do procedimento com o implante subdérmico.

Para acessar os locais de triagem, tanto mulheres em situação de vulnerabilidade social quanto o público feminino em geral, de 14 a 35 anos, deverão estar de posse de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

O Implanon é um método contraceptivo moderno, seguro e de longa duração e, conforme a superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Paulista, Alice Amaro, a expectativa é realizar até 800 implantações durante o mutirão, de acordo com a demanda e a elegibilidade das participantes.

Alice Amaro explica que o anticoncepcional, incorporado pelo SUS, é um pequeno implante inserido sob a pele do braço, responsável pela liberação contínua do hormônio.

“O Implanon, conhecido popularmente como chip anticoncepcional, é um implante hormonal que, após ser inserido sob a pele do braço, passa a liberar o hormônio etonogestrel, responsável por impedir a ovulação e, consequentemente, a gravidez. O método possui duração de até três anos, eficácia superior a 99% e reduz significativamente as chances de falha por esquecimento em relação às tradicionais pílulas anticoncepcionais. Além disso, ele é totalmente reversível, permitindo que a fertilidade da mulher seja restabelecida após sua retirada”, pontuou.

De acordo com a superintendente, a proposta do mutirão ocorre após a conclusão da capacitação de médicos e enfermeiros para a realização dos procedimentos de inserção e retirada do contraceptivo subdérmico.

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde do município, reforça que a iniciativa integra as ações de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde da Mulher e do planejamento reprodutivo, garantindo atendimento qualificado, ampliação do acesso aos métodos contraceptivos e oferta gratuita do implante hormonal.

Prefeitura do Paulista antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores


A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.

O pagamento representa um importante reforço no orçamento dos servidores, especialmente neste período de festejos juninos, além de contribuir para ampliar a circulação de recursos no município.

O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa.

“Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou.

A medida reforça o compromisso da gestão com o cumprimento das obrigações financeiras e a manutenção do calendário de pagamentos do funcionalismo municipal.

Foto: Flávio Alves/SEI

22 de junho de 2026

Paulista realiza seletiva para a Copa Pernambucana de Foot Table nesta quinta-feira (25)


Os praticantes de Foot Table (futmesa) terão a oportunidade de representar o município do Paulista na Copa Pernambucana de Foot Table. A seletiva oficial acontece nesta quinta-feira (25), às 19h, no Clube Municipal do Nobre.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, com o objetivo de fortalecer a prática esportiva no município e incentivar a participação de novos talentos em competições estaduais.

A seleção será realizada nas modalidades individual (solo) e dupla, contemplando as categorias de 9 a 12 anos, 13 a 15 anos, 16 a 20 anos e 21 anos ou mais. Nesta primeira etapa, a disputa será exclusivamente masculina. De acordo com a organização, uma seletiva específica para o público feminino será realizada em uma próxima fase.

Ao todo, serão selecionados 12 representantes do Paulista para a próxima etapa da Copa Pernambucana de Foot Table, sendo três classificados em cada categoria. Os atletas escolhidos formarão a delegação que representará o município na competição estadual.

O superintendente de Esportes do Paulista, Emmanuel Soares, destacou a importância da seletiva para o fortalecimento da modalidade e para a descoberta de novos talentos no município.

"A futmesa tem crescido de forma significativa e despertado o interesse de atletas de diferentes idades. Essa seletiva representa uma excelente oportunidade para que os participantes possam competir em alto nível e representar Paulista em uma competição estadual. Nosso objetivo é incentivar a prática esportiva, ampliar o acesso às modalidades emergentes e valorizar os talentos da nossa cidade", afirmou Emmanuel Soares.

Estação do Milho reúne comércio, cultura e forró no centro do Paulista até o dia 24


O centro do Paulista entrou oficialmente no clima dos festejos juninos. Foi aberta nesta segunda-feira (22) a Estação do Milho, iniciativa promovida pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Administração das Regionais, que reúne comerciantes, apresentações culturais e muito forró pé de serra na Rua da Feira, nas proximidades do Supermercado Rende Mais.

O espaço funciona das 6h às 18h, com programação cultural iniciada às 8h. A população encontra no local a comercialização de milho, coco e comidas típicas do período, além de atrações voltadas para toda a família. Um palco foi montado para receber apresentações artísticas e musicais ao longo do dia.

A proposta da gestão municipal é garantir mais conforto, segurança e organização para comerciantes e consumidores durante o período junino, valorizando as tradições culturais da cidade.

De acordo com o secretário de Administração das Regionais, Jaime Domingos, a iniciativa foi criada para oferecer melhores condições de trabalho aos feirantes que aproveitam o período junino para incrementar a renda familiar.

“A Estação do Milho foi pensada para organizar a comercialização dos produtos típicos desta época do ano, proporcionando mais segurança para quem vende e para quem compra. Além disso, criamos um ambiente acolhedor, com atrações culturais, fortalecendo a tradição junina e incentivando a economia local”, destacou o secretário.

No local, a mão de milho pode ser encontrada por valores entre R$ 40 e R$ 70. Quem aprovou a iniciativa foi a aposentada Maria da Conceição Barbosa, de 71 anos. Frequentadora da feira, ela elogiou a organização do espaço e a tranquilidade para realizar as compras.

“Achei maravilhoso. Quando eu vi a rua livre assim até estranhei. Está tudo fechadinho, os carros não passam por aqui. Está ótimo para a gente circular e comprar com mais tranquilidade, sem contar o preço do milho que está ótimo”, afirmou.

A Estação do Milho segue funcionando até o dia 24 de junho, oferecendo aos moradores e visitantes um espaço dedicado à celebração das tradições juninas, com cultura, gastronomia e oportunidades para os comerciantes locais.

Fotos: Chico Peixoto / SEI

Com muito balancê, Recife celebra a tradição do São João


Neste domingo (21), recifenses e turistas puderam curtir uma programação diversificada no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo

Celebrando a semeadura e a fartura, o São João raiz do Recife só faz crescer. Neste domingo (21), a programação do ciclo junino, realizado pela Prefeitura do Recife, que cultiva e espalha alegria e forró na cidade desde o último dia 10 de junho, começou a tirar para dançar os polos descentralizados, além de seguir embalando, com muito forró, coco, ciranda e todas as mais legítimas e antigas tradições da cultura popular nordestina, o Sítio Trindade e a Rio Branco, os dois maiores arraiais da cidade declarada musical até pela Unesco. Juntando e misturando tudo, só até a próxima terça-feira (24), serão mais de 150 atrações pelo Recife Junino todo, em devoção ao padroeiro do balancê. O prefeito Victor Marques visitou os dois importantes polos do São João recifense.

“Hoje é mais um dia que o Recife se enche de alegria com a celebração de suas raízes através do São João. Visitamos o Sítio da Trindade e também a Avenida Rio Branco, principais polos da festa na cidade, e é muito bonito ver o público aproveitando e se divertindo com os ritmos que fazem parte da nossa história. É o forró, o coco, o xaxado e tantos outros que formaram a nossa identidade forte e resistente. Fazer parte da organização dessa riqueza cultural é uma verdadeira honra, principalmente quando a gente vê o sorriso no rosto e dança no pé de cada pessoa”, afirmou o prefeito do Recife, Victor Marques.

Enfeitados e coloridos com bandeirinhas, balões, cidades cenográficas e milhares de alegorias reunidas, os tradicionais arraiais do Sítio Trindade e da Rio Branco seguem cheios de programação. Até dia 24, vai ter festa todo dia, embalada por atrações como Novinho da Paraíba, Geraldinho Lins, Maciel Salu, Capim com Mel, Terezinha do Acordeon, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Joyce Alane, Adiel Luna, Mestre Galo Preto, Larissa Lisboa e Isadora Melo, entre muitos outros. No dia 25, os dois arraiais darão uma trégua, deixando os sanfoneiros cochilarem, para começar tudo de novo no dia 26.

Para Cristina Campos, 50 anos, que acompanhou a programação na Avenida Rio Branco, a festa estava diversa mas repleta de elementos cruciais para a valorização da cultura nordestina. “A festa está perfeita, com forró pé de serra, coco. Aqui também está muito tranquilo, com bastante policiamento e segurança. É uma programação muito boa, principalmente para nós, pernambucanos”, disse.

No Sítio, até o futuro está brincando São João. Além das disputas do Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis, que encerraram neste domingo (21), com apresentações de grupos de várias partes do estado, oferecendo um comovente depoimento sobre a renovação das tradições do povo nordestino, a festa para os pequenos recifenses vai ser animada nos dias 23 e 24, a partir das 15h, com atrações como Mari Bigio, Fada Magrinha e Mini Rock. O arrasta-pezinho ainda segue nos dias 27 e 28, com Tio Bruninho, Carol Levy e muito mais atrações.

Jocien Prado, de 37 anos, mora no Pina e veio festejar com o filho no Sítio da Trindade. “Eu gostaria de parabenizar toda a equipe da Prefeitura do Recife, porque a festa está sendo incrível. As pessoas e os grupos artísticos estão bem animados, e eu gostaria de ressaltar a importância de construir espaços para as crianças, para que tanto os pais quanto elas possam se divertir. Estão de parabéns e eu só tenho a agradecer”, destacou.

Além de coco, ciranda, forró, ainda vai ter futebol na agenda junina dessa terceira semana do ciclo. No próximo dia 24 de junho, às 19h, São João e Copa se encontram para um animado balancê, nos polos do Sítio Trindade e da Rio Branco e também na Pracinha de Boa Viagem. Nos três locais, haverá transmissão do último confronto da seleção pelo Grupo C, contra a Escócia, com direito a muita festa, para embalar a torcida.

COP NO SÃO JOÃO - Ainda neste domingo (21), o prefeito Victor Marques também realizou uma vistoria na Central de Operações do Recife (COP), que inaugura o regime de plantão durante o Ciclo Junino 2026. No local, que funciona na Rua do Brum, 123, Recife Antigo, a Prefeitura do Recife atua no monitoramento e coordenação das festividades, integrando 15 secretarias e órgãos, além de mobilizar quase 3,8 mil servidores e cerca de 3,5 mil lançamentos da Guarda Municipal.

As ações ocorrem por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), seguindo o modelo operado durante outros grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, com acompanhamento em tempo real. Contando com 296 câmeras de videomonitoramento, instaladas no Sítio da Trindade e no Bairro do Recife, a segurança da festa também é ampliada com as equipes que estarão presentes nos polos juninos, promovendo uma resposta mais rápida e precisa para ocorrências.

“Estamos acompanhando aqui, na Central de Operações do Recife, a mobilização de milhares de profissionais para manter o São João mais seguro e confortável para todos. Além do monitoramento remoto no Recife Antigo e Sítio da Trindade, também contamos com profissionais da Guarda Civil nos polos, proporcionando mais tranquilidade para as famílias que saem de casa para curtir essa festa, que celebra as nossas raízes e nos transborda de orgulho”, ressaltou o prefeito Victor Marques.

O trânsito durante os festejos juninos também sofre modificações, com pontos fixos da Guarda Municipal nos bloqueios viários no entorno da Praça do Arsenal, especialmente nas ruas da Guia, Observatório e Barão Rodrigues Mendes. O objetivo é promover mais mobilidade e segurança para o público durante as apresentações ao longo do ciclo junino.

DESCENTRALIZADOS - A programação nos polos centralizados já começou, enchendo de acordes juninos o Parque das Graças. Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), a festa alcança também o Barro, Campo Grande, Cordeiro, Lagoa do Araçá e Totó, com quase 90 atrações. Entre os próximos dias 26 e 29, o São João bate na porta de outros cinco bairros, além do Pátio de São Pedro, para o balancê da despedida. Cada palco receberá, em média, 14 atrações: seis a sete por dia, além de DJ para embalar os intervalos.

Junho adentro e Recife afora, o São João segue animado até o próximo dia 29. Com o tema “Nossa Raiz”, a festa realizada pela Prefeitura do Recife oferecerá, ao todo, 1,2 mil apresentações em 14 polos, numa grande celebração às devoções, esperanças e tradições mais populares e genuínas do Nordeste. Para conferir a programação completa, acesse o site https://recifejunino.recife.pe.gov.br/.

FOTOS: Vanessa Alcântara / PCR

Paulista avança para receber R$ 44,4 milhões em obras de pavimentação de 17 vias


O Governo de Pernambuco, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), avança na viabilização de um conjunto de obras de pavimentação que soma R$ 44.493.335,74 em investimentos para o município do Paulista. As intervenções contemplam ruas e vias estratégicas nos bairros de Pau Amarelo, Maranguape 2, Nobre e Jaguarana.

Um novo lote de obras de pavimentação em Paulista entrou em fase de licitação após a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado em 13 de junho. A sessão de abertura das propostas está marcada para o dia 14 de julho, às 9h. O investimento previsto para esta etapa é de R$ 15.029.461,87.

Serão contempladas a Rua São José da Coroa Grande e a Rua Rio Nilo, em Pau Amarelo; a Rua Manoel de França e a Rua Angelito Claudino da Silva, em Maranguape 2; além do conjunto formado pelas ruas José Leão, Sombra do Onipotente e Alto do Céu, no bairro do Nobre.

Outro lote já teve a empresa vencedora homologada e o contrato formalizado. A Construtora Prime Ltda. executará as intervenções por meio do Contrato nº 130/2026, publicado no Diário Oficial do Estado em 13 de junho.

Com investimento de R$ 17.880.000,00, o lote contempla as ruas República Centro Africana, Médico César C. de Oliveira e Alemanha Oriental, além de trechos das ruas José Ferrão, Viña del Mar, Arábia Saudita, Afeganistão e Riviera, todas localizadas em Pau Amarelo.

Também está em andamento o processo para pavimentação asfáltica da Estrada do Catolé, no bairro de Jaguarana, e da Rua José Ramos de Vasconcelos, em Pau Amarelo. Atualmente, o certame encontra-se em fase de análise documental e contábil da empresa primeira colocada, a DMTC Asphaltech, com valor licitado de R$ 11.583.873,87.

As intervenções são resultado de articulações realizadas pela gestão Ramos junto ao Governo de Pernambuco para ampliar os investimentos em infraestrutura urbana e promover melhorias estruturadoras em diferentes regiões do município. A viabilização dos projetos contou com a atuação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pela elaboração dos projetos de engenharia e dos orçamentos técnicos utilizados pela CEHAB na condução dos processos licitatórios.

“Paulista vive um novo momento de parceria com o Governo de Pernambuco. Esses investimentos demonstram o compromisso conjunto de transformar a infraestrutura da nossa cidade, levando mais dignidade, acessibilidade e desenvolvimento para os bairros que aguardavam há anos por essas melhorias”, afirmou o prefeito Severino Ramos.