Agentes municipais de trânsito do Paulista passam a utilizar câmeras fixadas no uniforme, conhecidas como câmeras corporais (Body-Worn Cameras – BWCs). A medida tem como objetivo ampliar a transparência nas abordagens, garantir mais segurança aos profissionais e aos cidadãos, além de fortalecer os mecanismos de controle e fiscalização dos serviços prestados à população.
A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento das ações de segurança viária no município, reafirmando o compromisso da Prefeitura do Paulista com a legalidade, a transparência e a proteção da sociedade, bem como dos agentes que atuam diariamente nas ruas.
Neste primeiro momento, 12 câmeras já estão em operação, atendendo parte dos serviços diários do município. A expectativa é de que o uso seja ampliado gradualmente até alcançar todos os serviços. Atualmente, Paulista conta com 16 serviços diários, sendo oito de motopatrulhamento e quatro viaturas. As motocicletas e viaturas contempladas nesta etapa já utilizam as câmeras corporais durante o serviço.
De acordo com o secretário de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, Ricardo Medeiros, as imagens registradas poderão ser utilizadas para esclarecer ocorrências, coibir abusos e resguardar os profissionais em situações de acusações indevidas ou falsas declarações. “É uma segurança para o agente e para o cidadão. Tudo passa a ficar registrado, trazendo mais confiança e clareza para todos os lados”, destacou.
A medida também dialoga com o processo de fortalecimento institucional da segurança municipal. A Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil informou que o uso das câmeras corporais será requisito obrigatório no processo de armamento da Guarda Municipal. O município encontra-se em fase de estudos e trâmites legais para a implantação do armamento, incluindo autorizações junto ao Exército Brasileiro e à Polícia Federal. Paralelamente, estão em fase de estruturação a Corregedoria e a Ouvidoria, além de outros mecanismos institucionais exigidos para dar entrada formal no processo.
Fotos:João Gonçalves / SEI

Nenhum comentário:
Postar um comentário