A Prefeitura do Paulista, por meio da equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), identificou nesta Quarta-feira de Cinzas(18), a eclosão de um dos 17 ninhos de tartarugas marinhas, localizados na orla do Janga, na praia de Enseadinha, conhecida como berçário natural destes animais no litoral norte. Ao todo, 57 filhotes da espécie tartaruga de pente, a mais encontrada na região, deixaram os ovos, subindo à superfície da areia. Há poucos quilômetros dalí, em Maria Farinha, na última terça-feira de Carnaval (17), a equipe identificou e delimitou a área de um novo ninho encontrado, que se somou aos três já existentes naquela praia.
Os 21 ninhos fazem parte da temporada reprodutiva 2025-2026, quando as tartarugas marinhas seguem em direção às praias para depositarem seus ovos que, ao serem identificados, permanecem sob monitoramento técnico da Prefeitura, até o nascimento dos filhotes, que pode variar de 45 a 60 dias.
De acordo com Jocelane Cavalcanti, coordenadora do NSU, quando uma equipe chegou no local, às 6h, da manhã desta quarta-feira, as tartaruguinhas já estavam prontas para irem ao mar. Jocelane ressalta a importância do trabalho de monitoramento realizado pela prefeitura, responsável por identificar e delimitar a área de desova, visando a proteção e preservação da espécie, alvo de vários perigos que ressaltam, cada vez mais, o risco de extinção.
“O desafio já começa no momento em que a tartaruga coloca os ovos. Se a prefeitura não cercasse os ninhos haveria o risco de compactação da areia por carros e bicicletas que circulam na praia, além da perfuração por guarda-sóis. Há ainda ameaças de predadores marinhos, além de aves como as garças, entre outros animais. Há também os riscos gerados pelo homem, que estão por toda parte, como poluição plástica, captura acidental, a caça, que é proibida, assim como a coleta. Por isso, é importante que todos colaborem para a preservação destes animais pré-históricos que podem conviver em equilíbrio no nosso meio ambiente se preservados”, destaca.
A SEMMA reforça que ao avistar ninhos ainda não identificados ou tartarugas em processo de desova, é importante informar o ocorrido ao Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), pelo WhatsApp (81) 99836-9947 ou a Guarda Civil Municipal, por meio do número 153. Em caso de nascimento de filhotes, ao informar o ocorrido, a orientação é manter distância e evitar o uso de flash para fotografias em direção ao rosto dos animaizinhos.
Fotos: Cortesia SEMMA

Nenhum comentário:
Postar um comentário