13 de fevereiro de 2026

O Agente Secreto no Galo da Madrugada: Orquestra Popular do Recife, Guerreiros do Passo, Almério e Flaira Ferro puxam trio amanhã

Chico Cesar se junta à dupla para ressaltar a potência do cinema recifense de Kleber Mendonça Filho. Filme é forte candidato ao Oscar em quatro categorias distintas

Para abrilhantar a festa que toma as ruas do centro da cidade neste sábado (14), a Prefeitura do Recife preparou uma surpresa e levará ao coração do Clube de Máscaras Galo da Madrugada um trio que irá promover a réplica de um espetáculo que foi apresentado pela primeira vez em Paris no ano passado, e que levou à cidade que é berço mundial do cinema uma apresentação da Orquestra Popular do Recife, regida pelo maestro Ademir Araújo, além do grupo de dança Guerreiros do Passo e dos cantores Almério e Flaira Ferro, representantes da nova geração. A ação promoveu o début em circuito aberto mundial de “O Agente Secreto”, filme do recifense Kleber Mendonça Filho, no encerramento do Cinéma Paradiso Louvre. O Trio será o quarto a desfilar.

Sob a batuta do maestro Ademir Auaújo (Formiga), a Orquestra popular do Recife irá celebrar o ‘fervo’ dos Guerreiros do Passo, convidando a multidão a participar da folia que irá reverenciar o frevo e suas origens com canções instrumentais como Três da Tarde (Lídio Francisco e Lídio Macacão), Relembrando o Norte (Severino Araújo) e o clássico Vassourinhas, de Joana Batista e Matias da Rocha.

No trio, Almério e Flaira Ferro são os representantes da nova geração, em um repertório que incluirá "Bom Demais" (J. Michiles), "Frevo Mulher" (Zé Ramalho), "Voltei Recife" (Luiz Bandeira) e "Pagode Russo" (Luiz Gonzaga) além da "Ciranda de Maluco", de Otto. No chão, a evolução dos Guerreiros do Passo promete encantar os foliões, convidando todos a dançar e a reproduzir as cenas em que o protagonista Marcelo/ Armando é abraçado pela multidão ao sair do Cinema São Luiz, local de afeto geográfico do filme e também testemunha ocular da alegoria gigante da Ponte Duarte Coelho, onde reina, até o próximo domingo (22), o Galo Folião Fraterno.

Repertório e Chico Cesar - Além de canções autorais de Almério e Flaira, o trio da Prefeitura do Recife irá embalar a multidão com um repertório variado e surpreendente, que envolve desde o Trenzinho Caipira de Villa Lobos à Manguetown de Chico Science, passando por clássicos como Vassourinhas, reverenciando o homenageado da festa, Lenine, através do seu Leão do Norte e passeando por nomes como Capiba, Alceu Valença, Marron Brasileito e Luiz Bandeira.

RECIFE, FREVO E CINEMA - A capital pernambucana possui uma longa e estreita ligação com a Sétima Arte, surgida em Paris. Além do Ciclo do Recife, circuito cinematográfico na década de 1920, a cidade foi uma das pioneiras na retomada, nos anos 1990 e, desde então, possui verdadeiras referências no circuito internacional, sobretudo pelas mãos de Kléber Mendonça Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário