13 de fevereiro de 2026

Carnaval do Recife 2026: Formação em direitos humanos prepara efetivo da Guarda para o período carnavalesco


Encontro abordou estratégias de enfrentamento ao racismo, LGBTfobia, idadismo e capacitismo durante a festa

Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife, promoveu uma formação em direitos humanos no auditório do Comando da Guarda Civil Municipal do Recife. Participaram do encontro, coordenadores e inspetores que comandarão efetivos durante o Carnaval do Recife 2026. Na ocasião, o diálogo foi sobre as melhores formas de abordar os foliões envolvidos em situações referentes a racismo, LGBTfobia, idadismo e capacitismo durante o período festivo.

De acordo com o Secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com uma atuação mais humana e inclusiva. “É uma ação pioneira, nossa equipe realizou uma formação com os guardas municipais sobre como atuar em situações envolvendo racismo, lgbtfobia, crianças e idosos perdidos, e também com pessoas com deficiência. A nossa Guarda Municipal é a mais antiga do Brasil e está comprometida com os direitos humanos, é uma guarda amiga dos direitos humanos. Juntos vamos construindo essa capital da inclusão e fazendo o Carnaval de Direitos com respeito, acolhimento e integração entre os serviços”, disse.

“Foi um momento muito importante porque essa temática dos direitos humanos dialoga de forma transversal com a Guarda Municipal. A iniciativa reforça a boa atuação da Guarda que é cidadã e respeita os direitos humanos. Os agentes vão para a rua, exatamente, para garantir os direitos do cidadão. Depois do Carnaval, iremos dar continuidade a capacitações com essa temática”, comentou o Secretário Executivo de Gestão e Segurança Urbana, Felipe Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário