A 11ª edição do Baile da Pessoa Idosa do Paulista foi marcada por fantasias carnavalescas, adereços, passos de frevo, muita música e um grande clima de confraternização, além de homenagens ao Bloco Lírico Sempre Feliz, de Paratibe, que completa 25 anos de folia e o Bloco das Poderosas do Janga, que chega aos seus 15 anos com muita vitalidade e frevo no pé.
A atividade visa promover a participação do público da terceira idade em atividades coletivas, estimular autonomia e o fortalecimento de vínculos em um espaço de bem estar e segurança. Realizada na tarde da quinta-feira(12), no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, também conhecido como Clube Municipal do Nobre, a iniciativa é fruto de uma ação integrada entre o Conselho Municipal da Pessoa Idosa do Paulista (COMIP) com as Secretarias de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude; Saúde; Turismo e Cultura; Educação bem como a de Mobilidade e Segurança Cidadã.
O superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, destaca a importância da ação que integra um conjunto de serviços voltados para a autonomia da pessoa idosa. “A gestão é sempre muito atenta à promoção do Baile da Pessoa Idosa que é um espaço que traz o empoderamento no envelhecimento com participação ativa. E aqui temos atrações culturais, de lazer, dança, diversão e muita interatividade com a importante participação de diferentes grupos oriundos dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município ”, ressalta.
A secretária de Desenvolvimento Social, Amanda Ramos ressalta o caráter integrativo da festividade e o bom resultado da festa. “Estamos sempre atentos para reforçar as ações voltadas para este importante público e me sinto muito honrada e feliz em podermos ver que o resultado desse trabalho está sendo toda essa alegria e promoção de bem estar, pois os grupos de idosos têm muita vitalidade, participam de várias ações integradas e nos transmitem uma energia muita boa, e isso é muito importante para a saúde tanto física e mental, salienta.
A participante do Saúde em Movimento do polo Aurora, Antonieta Souza Leal, de 79 anos, elogiou a iniciativa. “Faço parte do CRAS II e adoro participar de todos os eventos com os professores do polo e demais colegas. Venho todo ano e acho muito bom, pois distrai, destrava o corpo e a gente volta ao nosso normal, fica sem estresse”, celebra.
Homenagens
No encerramento da festividade, os secretários municipais José Ronaldo, de Turismo e Cultura, Sônia Arruda, da Saúde, e Amanda Ramos, de Desenvolvimento Social, que representou o prefeito Severino Ramos, homenagearam o Bloco Lírico Sempre Feliz e Poderosas do Janga com certificado, um simbólico girassol, além de bonecos artesanais representando um caboclo de lança e uma passista de frevo respectivamente. O artefato foi confeccionado pela artista plástica Micheline Pereira Sales, da Feirinha Sol e Mar Orla Janga, feira de artesãos e empreendedores localizada na orla.
O evento que contou com a Companhia de Dança Brincarteando, a orquestra de Frevo de Mestre Célio e a banda de Will Nuance, disponibilizou atendimento médico de urgência com serviço de ambulância para casos de urgência, ônibus para locomoção dos foliões além de equipes de trânsito da Guarda Civil Municipal.
Fotos: Fabiano Alves

Nenhum comentário:
Postar um comentário