14 de fevereiro de 2026

Carnaval de Direitos: Acessibilidade e inclusão são prioridades na Folia de Momo do Recife


Recife amplia espaços acessíveis e leva serviços de direitos humanos para polos centrais e descentralizados

No Carnaval do Recife 2026, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, bate recorde em termos de iniciativas em prol das pessoas com deficiência e grupos vulneráveis. Além dos Espaços Acessibilidade no Galo da Madrugada, no Marco Zero e na Praça do Arsenal, Cais da Alfândega e Central do Samba, os 12 polos descentralizados também vão contar com essas áreas acessíveis, com mais conforto e boa visibilidade para os shows. A festa oferece ainda a Caravana de Direitos com novas vans realizando o transporte de quem tem mobilidade reduzida e atendimentos ao público em defesa dos direitos humanos. A identificação de crianças, através de pulseiras com geolocalização em QR Code, também está garantida nos dias de folia.

“O Carnaval do Recife é uma celebração popular que precisa ser vivida com respeito, segurança e oportunidade para todos. Neste ano, ampliamos os Espaços Acessibilidade para polos descentralizados, reforçamos a Caravana de Direitos com vans adaptadas, estruturamos uma Central com equipe multidisciplinar e garantimos identificação infantil com tecnologia de QR Code. São ações integradas que colocam a inclusão no centro da festa e mostram que é possível unir alegria, cultura e responsabilidade social, assegurando que pessoas com deficiência, idosos, crianças e demais públicos tenham condições reais de participar da folia com dignidade e autonomia”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

ESPAÇOS ACESSIBILIDADE - A novidade é que os polos descentralizados do Alto José do Pinho, Ibura, Bomba do Hemetério, Brasília Teimosa, Campo Grande, Casa Amarela, Cordeiro, Graças, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá, Linha do Tiro, Poço da Panela, Várzea agora contam com espaços acessibilidade, a média é de 20 vagas por polo, sendo 10 para pessoas com deficiência e 10 para seus acompanhantes. O atendimento será por demanda espontânea. Caso pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou com transtorno do espectro autista (TEA) não ocupem as vagas, elas serão abertas para idosos também.

No desfile do Galo da Madrugada, o Espaço funcionará das 8h às 17h. São 160 vagas, sendo 80 destinadas a pessoas com deficiência ou autismo e 80 para seus acompanhantes. O local contará com serviços de audiodescrição e com a distribuição de abafadores de ruídos e intérprete de Libras.

Para o Marco Zero, serão 25 vagas para pessoas com deficiência e 25 para os seus acompanhantes. Já para a Praça do Arsenal, serão 20 vagas para o público-alvo e outras 20 para os acompanhantes.

No caso desses três Espaços Acessibilidade da área central da cidade, as vagas foram sorteadas na última quarta-feira (11), no canal da TV Conecta, no YouTube, com resultado divulgado no mesmo dia. O resultado segue disponível no Conecta Recife ou no https://espacoacessibilidade.recife.pe.gov.br/.

O horário máximo para chegada ao Espaço Acessibilidade no Galo da Madrugada será até às 11h. Após esse horário, as vagas poderão ser destinadas à demanda espontânea. No caso do Marco Zero e da Praça do Arsenal o horário máximo será 20h.

TELÕES - Outra novidade é que os telões do Marco Zero, os da Avenida Rio Branco e da Avenida Marquês de Olinda vão apresentar os trabalhos dos intérpretes de Libras, que atuam no palco do Polo Marco Zero, durante os shows.

CARAVANA DE DIREITOS E ROTA DA ACESSIBILIDADE - Na última quarta-feira (11), a Prefeitura lançou a Caravana de Direitos com vans acessíveis. Os três veículos têm estrutura de escritório e contam com rampa de acesso, espaços para cadeiras de rodas com cintas de fixação e assentos removíveis. Neste Carnaval, de quinta-feira (12) à terça-feira (17), duas das vans circulam, no horário das 18h à 0h, entre a Prefeitura do Recife e o Polo Marco Zero, realizando o transporte dos usuários do Espaço Acessibilidade do local, configurando a Rota da Acessibilidade. Outra van ficará na Praça do Arsenal, na esquina da Rua do Observatório, a serviço da Central de Direitos Humanos e Acessibilidade.

Ademais, pela primeira vez, o Carnaval do Recife vai contar com a van destinada à arte e à inclusão. O veículo vai percorrer os polos descentralizados, apresentando uma esquete teatral. O objetivo é sensibilizar recifenses e turistas em prol do respeito e da busca por equidade social. Através das apresentações, o público conhecerá as campanhas “Recife 60+: Recomeço, Respeito e Protagonismo”, “Respeito, Proteção e Afeto”, “Recife sem Preconceito e Discriminação” e “Recife Sem Racismo”.

BRAILLE - A Arena Gastronômica também celebra a inclusão ao disponibilizar cardápios em braille, garantindo que a folia possa ser apreciada com autonomia e dignidade por todos.

CENTRAL DE DIREITOS HUMANOS E ACESSIBILIDADE - A Central vai realizar a identificação de crianças com pulseiras, com geolocalização em QR Code; atendimento e orientação em caso de violação de direitos humanos; além da divulgação das campanhas contra racismo e LGBTfobia durante todo o Carnaval. O espaço contará com uma equipe multidisciplinar composta por agentes e técnicos de direitos humanos, psicólogos, advogados e assistentes sociais para atender à população. Essa Central contará também com intérpretes de libras e audiodescritores para garantir acessibilidade comunicacional às pessoas com deficiência.

IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS - Agentes de Direitos Humanos, em equipes itinerantes, vão atuar nas proximidades da Ponte Giratória, Ponte Maurício de Nassau, na Central de Direitos Humanos e Acessibilidade e em locais de acordo com a demanda, em todos os dias de festa, colocando pulseiras de identificação nas crianças. Com isso, caso elas se percam, podem ser rapidamente encontradas e logo acolhidas pelos pais ou responsáveis.

O sistema pioneiro de identificação infantil foi lançado no início de novembro de 2025. Em cada pulseira há um QR Code que leva a informações importantes de cada menino ou menina e de seus respectivos responsáveis, tais como contatos e dados referentes à saúde. Todo o cadastramento é feito em cerca de 1 minuto, contendo dados pessoais das crianças, pais e/ou responsáveis, foto, dentre outras informações.

RECIFE SEM PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO - A Campanha “Recife sem Preconceito e Discriminação” está presente no Carnaval do Recife promovendo sensibilizações nos polos de Carnaval centralizados e descentralizados. São afixados adesivos de divulgação das leis municipais que punem e proíbem atos discriminatórios no Recife (Lei nº 16.780/2002 e Lei nº 17.025/2004), dos serviços do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+ do Recife e da plataforma de denúncias do município https://denunciaslgbt.recife.pe.gov.br, que também pode ser acessada através do aplicativo Conecta Recife.

RECIFE SEM RACISMO - A Campanha Recife Sem Racismo também vai atuar por meio de sensibilizações nos polos e afixando adesivos em prol da equidade racial. A SDHJ disponibiliza a plataforma Recife Sem Racismo que pode ser acessada pelo aplicativo ou site Conecta Recife, ou através do https://semracismo.recife.pe.gov.br/denrs/. Trata-se de um canal seguro e acessível para que vítimas ou testemunhas de atos racistas possam registrar ocorrências, garantindo que os casos sejam devidamente apurados. A ideia é contribuir com a promoção da igualdade racial na cidade e conscientizar a população sobre o preconceito racial.

CONCURSOS - O Carnaval do Recife 2026 oferece a simpatia, o ritmo e o frevo das suas majestades para recifenses e turistas que apreciam fantasia e música, e também inclusão social e empoderamento. Através da SDHJ, a Prefeitura realizou o 1º Concurso para Eleição da Rainha e do Rei da Diversidade, o 5º Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval e o 15º Concurso da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa. Os reis e rainhas seguem participando da folia, desfilando pelo Recife.

BAILE MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA - O 23º Baile Municipal da Pessoa Idosa já se tornou uma tradição no Carnaval do Recife. O evento reuniu cerca de 10.000 pessoas 60+, na quarta-feira (11), no Classic Hall. A iniciativa proporciona integração social e bem-estar aos idosos, embalando os participantes com muito frevo e alegria. Com isso, a Prefeitura reforça a importância das políticas públicas de inclusão em todas as fases da vida, garantindo que a população idosa tenha acesso a lazer, cultura e convivência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário