28 de janeiro de 2026

Treino do futebol de cegos de Paulista reforça preparação para a Copa do Nordeste 2026


A equipe de futebol de cegos do município do Paulista realizou, na tarde desta terça-feira (27), mais um treino preparatório visando a Copa do Nordeste de Futebol de Cegos 2026. A atividade aconteceu na Arena Shalon, localizada no estacionamento do Paulista North Way Shopping, no Centro da cidade, e contou com o acompanhamento da Prefeitura do Paulista.

A competição será realizada na cidade de Campina Grande (PB), entre os dias 6 e 12 de abril, reunindo 14 delegações de diversos estados do Nordeste. O torneio vale vaga para o Campeonato Brasileiro Série B da modalidade, que acontece no segundo semestre, em São Paulo.

De acordo com o superintendente de Direitos Humanos do Paulista e também atleta da equipe, Kleber Pyrrho, o apoio do município é fundamental para o fortalecimento do esporte inclusivo.

“A Prefeitura do Paulista acompanha de perto o treino da equipe de futebol de cegos do município. O objetivo é a preparação para a Copa do Nordeste 2026, onde a equipe vai representar nossa cidade em uma competição de alto nível, com delegações de vários estados. A luta continua, e esses atletas são exemplo de superação e talento”, destacou Kleber.

A equipe vem intensificando os treinos e fortalecendo o elenco com atletas de outros estados e até de outros países. Um dos destaques é Eric, de apenas 9 anos, que integra a seleção de base da Seleção Brasileira de Futebol de Cegos.

O jornalista e presidente da Associação de Futsal de Cegos de Pernambuco (AFCP), Vinícius Passos, ressaltou que a temporada 2026 já começou com foco total na competição regional.

“A temporada 2026 começou. Estamos nos reunindo no Clube Municipal do Nobre e aqui na Arena Shalon, para nos prepararmos para o Regional Nordeste de Futebol de Cegos. Nossa proposta é chegar fortes à competição. Trabalhamos muito para reforçar a equipe, trazendo atletas de outras cidades, estados e até de outros países”, afirmou.

Segundo Vinícius, o objetivo principal é garantir a classificação para a Série B do Futebol de Cegos. “Estamos qualificando a equipe para buscar nosso maior objetivo, que é a vaga para o Campeonato Brasileiro Série B, que será disputado em São Paulo, no segundo semestre”, completou.

A diretora da Pessoa com Deficiência do Paulista, Maria Eduarda Lucena, destacou a importância da parceria entre o poder público e a associação, reforçando o papel do esporte como ferramenta de inclusão.

“Essa parceria mostra que não devemos limitar a nossa visão. O esporte precisa ser acessível a todos os públicos. Futebol de cegos, goalball e basquete em cadeira de rodas fazem parte de uma política de inclusão e acessibilidade no nosso município”, afirmou.

Já a diretora de projetos da associação Juntos pela Inclusão de Paulista, Vera Arruda, enfatizou a parceria com a Associação de Futsal de Cegos de Pernambuco (AFCP), especialmente no apoio logístico durante as competições realizadas no estado.

“O Juntos pela Inclusão é parceiro da AFCP, principalmente quando eles participam de campeonatos aqui em Pernambuco. Como a associação não possui alojamento próprio, nós cedemos espaço para acolher os atletas durante as competições. Essa parceria fortalece o esporte adaptado e garante melhores condições para que esses atletas possam competir”, concluiu.

Fotos: Juan Marvin / SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário