7 de outubro de 2025

Pernambuco avança no ranking da Transparência Internacional 2025

Com 75,6 pontos, Pernambuco alcança desempenho de destaque nacional e consolida avanços em transparência e governança.

Com 75,6 pontos, Pernambuco ficou em 11º lugar no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025, elaborado pela Transparência Internacional Brasil. O resultado reflete a consistência do Estado em transparência pública, mesmo diante do aumento das exigências do levantamento.

A edição 2025 do ITGP ampliou os critérios de avaliação em relação à de 2022, incorporando novos temas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Lei do Governo Digital, planos de integridade, programas anticorrupção, critérios técnicos para cargos públicos e vedações detalhadas de nepotismo. As mudanças tornaram o levantamento mais rigoroso e reforçaram o foco em governança, dados e inovação digital.

Nas dimensões avaliadas, Pernambuco apresentou destaques em Transformação Digital (96,2 pontos) e Plataformas (87,0 pontos) — áreas que medem a eficiência dos portais de transparência, a acessibilidade digital, o funcionamento dos canais de denúncia e a integração tecnológica dos serviços públicos.

Também obteve resultados expressivos nas dimensões Legal (75,0 pontos) e Transparência Financeira e Orçamentária (79,3 pontos), que analisam a regulamentação de acesso à informação, dados abertos, execução orçamentária e divulgação de receitas e despesas públicas.

De acordo com João Amaral, Diretor de Transparência e Participação Cidadã, o avanço também está ligado à criação de uma área voltada à organização e monitoramento das ferramentas de participação social.

“Estruturamos um espaço específico para reunir consultas públicas, audiências e o programa Ouvir para Mudar em um único local, facilitando o acesso da população. A partir disso, iniciamos um acompanhamento contínuo desses processos, buscando padronizar as informações e ampliar os índices de participação cidadã. Essa iniciativa é fruto de um plano de ação e, hoje, já alcançamos 70% de pontuação no critério de participação.”

O resultado mantém Pernambuco entre os estados com transparência consolidada e boas práticas reconhecidas nacionalmente, demonstrando consistência e evolução em um cenário de critérios mais exigentes e reforçando o avanço das políticas públicas voltadas à inovação, participação social e acesso à informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário