19 de setembro de 2025

Comunidade do bairro do Nobre, em Paulista, participa de mais uma edição do CRAS Itinerante


A comunidade Sombra do Onipotente, no bairro do Nobre, recebeu nesta sexta-feira (19), uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde e assistência social. A iniciativa, denominada CRAS Itinerante, promovida pela Prefeitura do Paulista por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, levou cidadania e cuidado para dezenas de moradores.

No local foram oferecidos atendimentos como emissão do Registro Geral (RG), Cadastro Único, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), segunda via de certidões de nascimento e casamento, além do VEM Livre Acesso e encaminhamentos para registros civis.

Na área de saúde, a população contou com aferição de pressão arterial, vacinação humana (com todo o calendário vacinal disponível), vacinação antirrábica para animais, carro da mamografia, auriculoterapia e testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis.

Segundo a superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Wellicândida Rodrigues, a ação tem como objetivo garantir acesso a direitos básicos. “Nosso compromisso é aproximar os serviços públicos da população, especialmente daqueles que mais precisam, para que ninguém fique de fora das políticas sociais”, explicou.

A dona de casa Edmarcia Antônia da Silva, de 32 anos, aproveitou para levar os filhos gêmeos para tirar o RG. Ela aprovou a iniciativa. “Muitas vezes, a gente não tem tempo ou condições de ir até os órgãos responsáveis. Ter esse serviço aqui perto facilita demais a vida da gente”, disse.

O pastor José Orlando Correia de Oliveira, da Igreja Assembleia de Deus, local onde a ação foi realizada, também destacou o caráter social do evento. “É um momento que desperta o cuidado com o ser humano, principalmente os mais necessitados. Esse olhar humanizado é fundamental para fortalecer a comunidade”, ressaltou.

A ação acontece quinzenalmente, mas a expectativa da gestão municipal é ampliar a frequência para pelo menos três vezes por mês.

Fotos: Renato Ramo / SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário