No intuito de tornar os espaços públicos mais seguros, atrativos e inclusivos para todos os cidadãos, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, deu início à aplicação de técnicas de urbanismo tático nas ruas da cidade. A estratégia consiste em intervenções urbanas de caráter rápido, temporário e de baixo custo, que servem como laboratório para testar soluções que possam vir a se tornar permanentes.
A ação faz parte de dois programas municipais: Pintando Paulista e Paulista em Movimento. A primeira etapa da intervenção está sendo realizada na rotatória da Avenida Marechal Floriano Peixoto e, em seguida, será levada à Praça Frederico Lundgren, localizada no Centro da cidade.
De acordo com Hugo Ricardo, coordenador do projeto de urbanismo tático em Paulista, a escolha dos locais foi feita com base em estudos técnicos e observações do cotidiano urbano. “Desde o início da gestão, temos analisado os pontos da cidade com potencial para melhorias. Começamos com intervenções por meio da pintura para coletar dados e avaliar o impacto dessas mudanças. Essa etapa é temporária e servirá de base para futuras obras fixas, como ampliação de calçadas, instalação de mobiliário urbano e outras melhorias permanentes”, explicou.
Além de requalificar o ambiente urbano, as ações de urbanismo tático também buscam estimular o uso dos espaços públicos, promover a mobilidade ativa e garantir mais segurança para pedestres e ciclistas. A expectativa é que a população participe ativamente do processo, contribuindo com sugestões e ajudando a construir uma cidade mais humana e acolhedora.
Fotos: Beatriz Leite / SEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário