15 de agosto de 2025

Prefeitura do Paulista alerta sobre riscos de construções irregulares em áreas de morro


A Prefeitura do Paulista, por meio da Defesa Civil, faz um alerta à população sobre os perigos de construções irregulares em áreas de risco. O reforço na orientação acontece após um deslizamento registrado nesta sexta-feira (15), que, apesar de não ter deixado vítimas, expôs problemas estruturais em um muro construído de forma inadequada e sem drenagem no bairro de Jardim Paulista Alto.

De acordo com o superintendente de Defesa Civil do Paulista, Emerson Suame, o volume elevado de chuvas aumenta a vulnerabilidade de áreas de morro e exige atenção da população. “Se for detectado algum problema, como fissuras, movimentação de árvores ou instabilidade de barreiras, é fundamental acionar a Defesa Civil. Nosso atendimento é 24 horas e contamos com WhatsApp para agilizar as ocorrências”, ressaltou.

No caso registrado desta sexta-feira (15), a recomendação para a moradora afetada foi evitar permanecer na parte dos fundos do imóvel, devido ao risco causado pelo muro irregular e que deveria procurar abrigo temporário na casa de familiares. Lonas foram colocadas na barreira para minimizar a infiltração de água. A obra que estava sendo realizada no local foi embargada, a área foi isolada e está sendo monitorada por técnicos da defesa civil.

Até o momento, a Defesa Civil atendeu a duas solicitações de colocação de lonas no município e foi acionada para a queda de uma árvore no bairro de Maria Farinha, todas as ocorrências sem vítimas. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) nas últimas 24 horas choveu cerca de 75 milímetros só no bairro do Janga.

O contato com a Defesa Civil do Paulista pode ser feito através do número de WhatsApp: (81) 99784-0270 ou pelo telefone: (81) 3371-7992 para comunicar emergências.

Fotos/ Barreiras: Renato Ramo / SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário