Ação preventiva busca garantir atendimento adequado e evitar dívidas abusivas para consumidores do município
Com o objetivo de evitar que consumidores acabem contraindo dívidas ainda maiores ao buscar empréstimos, a Prefeitura do Paulista, por meio do Procon Municipal, iniciou, nesta terça-feira (20), uma operação de fiscalização em instituições financeiras que oferecem serviços de crédito da cidade. A iniciativa tem caráter preventivo e educativo, e visa assegurar práticas justas nas relações de consumo, além de coibir abusos comuns no setor.
Durante a fiscalização, os agentes do Procon, acompanhados do advogado do órgão, identificaram irregularidades em uma financeira localizada no Centro do Paulista. Entre os problemas encontrados, estão a ausência de atendimento prioritário para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, e a violação da lei municipal que estipula tempo máximo de 15 minutos de espera para atendimento. Segundo denúncias recebidas, houve casos em que consumidores aguardaram por mais de 4 horas.
“Essa não é a primeira vez que estivemos aqui nessa instituição financeira. Vamos agora instaurar um procedimento administrativo e recomendar que, no prazo de 20 dias, ela se adeque às normas. Caso a recomendação não seja cumprida, poderá ser aplicada uma multa de até 5 mil reais”, afirmou Gabriel Correia, advogado do Procon-Paulista.
A população pode colaborar com a fiscalização. Para denúncias ou mais informações, os consumidores devem entrar em contato com o Procon Paulista pelo WhatsApp (81) 9 9930-0254, e-mail procon@paulista.pe.gov.br ou pelo Instagram oficial @proconpaulistape.
Fotos: Gerson Nascimento / SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário