21 de dezembro de 2022

Teatro Santa Isabel recebe show gratuito da Orquestra Arruando nesta quarta-feira


Apresentação celebra os 80 anos do maestro Formiga, Patrimônio Vivo da cultura pernambucana

Um grande show gratuito em homenagem aos 80 anos do maestro Ademir “Formiga” Araújo, Patrimônio Vivo da cultura pernambucana, vai agitar o Teatro Santa Isabel, na noite desta quarta-feira (21). A celebração fica por conta da Orquestra Arruando, que se apresenta a partir das 20h, com um repertório repleto do que há de melhor do Frevo e outros ritmos. A exibição encerra o ciclo de três apresentações feitas neste mês de dezembro pelo grupo, que também homenageou Nascimento do Passo e o maestro Nelson Ferreira.

Homenageado da vez, o maestro Formiga é fundador e ex-Regente da Banda Municipal do Recife, além de coordenador Musical e Regente da Orquestra Popular do Recife, idealizada e criada por Ariano Suassuna. Ademir completou 80 anos no último dia 15 de outubro e agora está sendo homenageado no principal teatro de Pernambuco.

Para o show, estão confirmadas as presenças de pelo menos 12 blocos líricos, com seus flabelos, outros 2 clubes de frevo, como o Coqueirinho de Beberibe, além de algumas participações especiais, mantidas em segredo para todos, inclusive o homenageado, que estará presente com sua família e dezenas e amigos. Os ingressos começam a ser distribuídos, gratuitamente, a partir das 19h, na bilheteria do Teatro Santa Isabel.

A Orquestra Arruando levará 18 músicos, dentre eles o Mestre-Vivo do Frevo, Edson Rodrigues, tocando um dos 5 saxofones. Haverá ainda três cantores, um maestro e mais de oito grupos de passistas para realizar o show-homenagem, que apresentará um repertório com 32 músicas, entre frevos clássicos e outros mais atuais.

Entre as canções do show, serão tocadas Andrea no Frevo, Alô, Recife, Dona Santa e Olha o Mateus!, todas do maestro Formiga. Além disso, o frevo de rua Formigueiro, composto pelo saudoso maestro Nunes, em homenagem a Ademir Araújo, também será entoado.

ADEMIR ‘FORMIGA’ ARAÚJO - Instrumentista, compositor, arranjador, regente e professor de música, Ademir Souza Araújo, conhecido popularmente como maestro Formiga, nasceu no Recife em 1942. Começou na música com o professor José Gonçalves de Lima (da Banda Musical da Escola Industrial Agamenon Magalhães) em meados da década de 1950. Foi o início da trajetória que transformaria Ademir em um dos mais respeitados músicos do Brasil e ícone do Frevo pernambucano.

Em 1958, com outros companheiros músicos, fundou a Banda Municipal do Recife, atuando como saxofonista e posteriormente como diretor. Conquistou diversos títulos nas categorias Maracatu e Frevo dos Concursos de carnaval promovidos pela Prefeitura do Recife. Foi integrante da comitiva brasileira que participou do XVII Festival de La Cultura Caribeña, em Santiago de Cuba. O Maestro Formiga ainda é membro da Academia Pernambucana de Música.

ORQUESTRA ARRUANDO - Criada em 2013, a Orquestra Arruando tem o firme entendimento de que o Frevo é uma das mais autênticas manifestações culturais do País, além de ser genuinamente pernambucano. Sob o lema de que o Frevo deve ser tocado, dançado, cantado, curtido e vivenciado não só no Carnaval, mas ao longo do ano inteiro, a orquestra realiza shows gratuitos, sempre, em praça pública, montada no tripé frevo-música, frevo-dança e frevo-história. A música sempre acompanhada do Passo e de informações históricas sobre os seus compositores e o contexto em que foram compostas.

FOTOS: Tiago J. Silva/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário