Concurso ocorrerá no Palco do Parador, no Bairro do Recife, e integra a programação dos Polos da Diversidade
No dia da abertura oficial do Carnaval do Recife 2026, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, vai realizar 1º Concurso para Eleição da Rainha e do Rei da Diversidade, com o objetivo de promover visibilidade, inclusão e respeito às pessoas com diversas identidades de gênero e orientações sexuais. A festa será realizada no Palco do Parador, na Rua Alfredo Lisboa, nº 04, a partir das 18h. Nesse dia, o espaço se constitui em um dos três Polos da Diversidade da Festa de Momo da capital pernambucana, a partir da sexta-feira (13), o local abrigará o Polo Samba.
Vão disputar 16 candidatas ao título de Rainha e 13, ao de Rei. A vencedora e o vencedor receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil cada, após a comissão julgadora avaliar as apresentações de acordo com desenvoltura (alegria, simpatia, entusiasmo e carisma); ritmo; adereços e o frevo no pé.
“O Recife já possui uma trajetória de valorização de diferentes públicos no Carnaval, com concursos voltados às pessoas idosas e às pessoas com deficiência, que evidenciam o lugar de destaque dessas populações na festa. Com a criação do 1º Concurso da Rainha e do Rei da Diversidade, o município amplia esse compromisso e passa a contemplar também a comunidade LGBTQIAPN+, fortalecendo a representatividade e o respeito à pluralidade na principal celebração cultural da cidade. Para a Prefeitura do Recife, promover inclusão significa transformar esse princípio em ação concreta”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
Depois da coroação, o público presente vai poder curtir as performances das drag queens: Fabiana Oliveira, Makusa Hoax, Jeniffer Stronger, Robson Haed, Drag Xu, Nina Poison, Kira Cairoshell, Drynavox, Shiva Saimon, Mayven Hoffmann, Rayssa Botelho, Britney Hill, Kyra Saimon, Gisela Popovick e Ruby Nox. A apresentação será de Sayuri Heiva e Macarrão Flyer.
Os foliões e as foliãs também vão mexer o corpo ao som do frevo, coco de roda, pop, brega funk, hip hop, ijexá e rock de Caetana e seu show Bicha Treme Terra. A apresentação da artista, considerada a primeira artista trans a gravar um frevo no Brasil, contará ainda com as participações de Guilherme Kastrup (SP), Juan Guiã (Rec), Rodrigo Ciampi (SP) e Roberto Junior (Olinda).
O 1º Concurso para Eleição da Rainha e do Rei da Diversidade contará ainda com o samba e o pagode de Gabby Moura, que foi participante do The Voice e também defende a causa LGBTQIAPN+. A cantora se destaca pela presença de palco e pela voz marcante, levando ao samba uma energia contagiante e uma interpretação cheia de carisma.
Por fim, o Carnaval da Diversidade terá Eliza Mell, a Rainha do Gogó, no palco. A cantora pernambucana tem destaque no movimento musical do brega, com mais de 20 anos de carreira e inúmeros sucessos no repertório do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário