18 de fevereiro de 2026

Polo Janga encerra programação com multidão e clima de dever cumprido em Paulista


A quinta e última noite de programação do Polo Janga, nesta terça-feira de Carnaval (17), reuniu milhares de pessoas na Orla do Janga para celebrar o encerramento dos festejos no principal palco da cidade. A mistura de ritmos como o frevo, brega, mangue beat, reggae e brega funk, marcou a despedida do polo, consolidando o sucesso do Carnaval 2026 em Paulista. No palco, animaram o público Pisada de Bakana, Vitinho Polêmico, Banda Sentimentos, Dany Miller e Eduarda Alves, em uma noite que manteve a energia elevada até os últimos acordes.

Uma das apresentações mais aguardadas foi a de Vitinho Polêmico, que celebrou a oportunidade de cantar em casa. “Eu obtive mais uma participação em Paulista, em casa. Todo show dá aquele friozinho na barriga, mas hoje é diferenciado porque é aqui na minha cidade. A responsabilidade aumenta, mas estou feliz e grato por tocar pela primeira vez no Polo do Janga”, afirmou o artista.

Também emocionada, Dany Miller destacou a importância de valorizar os talentos locais. “Gostaria de agradecer à Prefeitura do Paulista e ao prefeito Severino Ramos por mais esse convite. Estar em casa tem um significado muito importante. A gente está em todos os lugares, mas estar no nosso lugar é sempre especial. Valorizar os artistas da terra não tem preço”, declarou.

A festa foi acompanhada por famílias inteiras. O eletricista Cláudio Santos, 45 anos, esteve presente com a esposa e os filhos e disse que não perdeu nenhuma noite da programação. “Foi tudo muito organizado, muito tranquilo. A gente conseguiu curtir todos os dias. E amanhã ainda vamos para o Bacalhau na Vara”, afirmou, referindo-se à tradicional agremiação que desfila na quarta-feira de Cinzas, no bairro de Paratibe, que chega à sua 57ª edição em 2026.

Ao longo dos cinco dias, o Polo Janga contou com atuação integrada das secretarias municipais, envolvendo equipes de Saúde, Segurança, Mobilidade, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Administração das Regionais, Obras e Serviços Públicos, além do apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

A secretária de Desenvolvimento Social, Amanda Ramos, avaliou positivamente o resultado da festa. “Graças a Deus foi um Carnaval muito tranquilo. Contamos com a participação das equipes de saúde, segurança, Polícia Militar, Guarda Municipal e agentes de trânsito. A gente traz esse resultado muito bom para a nossa cidade. Hoje é o último dia, as equipes já estão cansadas, mas muito felizes porque deu certo”, afirmou.

Ela também destacou a preparação para o próximo evento da programação. “Amanhã tem o Bacalhau. A gente esteve lá agora há pouco vendo os últimos ajustes da estrutura. Vamos contar novamente com o Camarote da Acessibilidade para garantir inclusão e segurança às pessoas com deficiência”, ressaltou a gestora.

Durante a última noite no Polo Janga, o Camarote da Acessibilidade recebeu a visita de Marconi Barkokebas, gestor de Apoio à Pessoa com Deficiência do Governo do Estado. “Estamos aqui no município do Paulista junto ao pessoal do Camarote da Acessibilidade, uma iniciativa muito importante para trazer inclusão, cidadania, lazer e cultura para todas as pessoas com deficiência. Essa parceria com o município e com o PE Conduz garante mais de 60 rotas de lazer em diferentes municípios de Pernambuco, assegurando o acesso à festa cultural mais importante do nosso estado”, destacou.

O superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Kleber Pyrrho, ressaltou a reimplantação do espaço no município. “A Prefeitura do Paulista reimplanta o Camarote da Acessibilidade para empoderar e garantir o acesso das pessoas com deficiência aos eventos culturais e de lazer. A parceria com o Governo do Estado evidencia que estamos no caminho certo. Inclusão se faz na prática, garantindo que a pessoa com deficiência possa vir e voltar para casa com total segurança e autonomia”, explicou.

Além do camarote, a estrutura contou com posto médico no polo, equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), atuação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) com orientação e acolhimento, fiscalização da Vigilância Sanitária nos comércios, agentes de trânsito no ordenamento da área, Guarda Municipal no apoio à segurança, além da fiscalização da Secretaria de Administração das Regionais e reforço na limpeza urbana ao fim dos shows.

Com grande público, diversidade musical e atuação integrada dos serviços municipais, o encerramento do Polo Janga marcou o fim de uma programação considerada tranquila e organizada, deixando o clima de dever cumprido para as equipes envolvidas e a expectativa para o tradicional Bacalhau na Vara, que encerra oficialmente o ciclo carnavalesco em Paulista.

Fotos: Flávio Alves e Fabiano Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário