4 de fevereiro de 2026

Paulista realiza feira de artesanato no Centro de Convivência do Conjunto Beira-Mar


A Prefeitura do Paulista promoveu, nesta quarta-feira (4), a 1ª Feira de Artesanato do Centro de Convivência do Conjunto Beira-Mar. A iniciativa reuniu artesãos e artesãs usuários do espaço, que expuseram e comercializaram suas produções, contribuindo para a complementação da renda, o fortalecimento de vínculos sociais e o estímulo ao empreendedorismo por meio das atividades manuais.

A contadora e artesã Josileide Lira, de 60 anos, destacou o impacto do artesanato em sua saúde mental. “Se não fosse isso, minha mente estaria muito ruim. Eu antes trabalhava em home office e estava adoecendo. Pedi para sair depois de 14 anos na empresa e encontrei no artesanato uma forma de buscar qualidade de vida. Isso fez muita diferença”, relatou.

A coordenadora do Centro de Convivência do Conjunto Beira-Mar, Patrícia Pinheiro, explicou que o serviço é ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também na unidade central do bairro, atendendo principalmente pessoas com 60 anos ou mais. “Atendemos principalmente pessoas 60+ que estão em casa, muitas vezes ansiosas, sem propósito ou atividades. Aqui ofertamos oficinas de artes, artesanato, crochê e cursos na área da beleza, movimentando o empreendedorismo e a autonomia das pessoas”, afirmou.

Pinheiro também ressaltou que o incentivo ao empreendedorismo vai além da geração de renda. “Os benefícios sociais não são garantidos para a vida toda, e é fundamental que as pessoas se tornem capazes de produzir, trabalhar e gerar renda. Esses cursos fortalecem a autoestima, ampliam as possibilidades no mercado de trabalho e estimulam a autonomia das famílias”, completou.

No fortalecimento dessas ações, o município segue ampliando espaços para a comercialização desses produtos, com renda voltada 100% para os envolvidos. Na quinta (5) e sexta-feira (6), artesãos e artesãs 60+ também participam da 3ª edição da Feira de Empreendedorismo e Artesanato da Pessoa Idosa, expondo suas peças em frente à Igreja Santa Isabel, no Centro da cidade.

Fotos: Chico Peixoto / SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário