Novos ninhos de tartarugas marinhas foram identificados no Janga, entre sábado (7) e domingo (8), pela Prefeitura do Paulista, por meio da equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Ao todo, foram quatro ninhos, que representam respectivamente, o 14º, 15º, o 16º e o 17º da temporada reprodutiva 2025-2026. Agora, juntamente com três existentes na praia de Maria Farinha, somam um total de 20 ninhos identificados e delimitados na orla do município.
No sábado, um morador informou à equipe do NSU sobre a desova de uma das tartarugas, no Janga, na altura de uma pousada da orla. Contudo, os profissionais do núcleo precisaram realocar o ninho para a Enseadinha, por conta da maré alta, que segundo Jocelane Cavalcanti, coordenadora do NSU, cobre os ovos e encharca o local da desova.
No domingo, durante o período da manhã, a praia de Enseadinha recebeu mais três desovas, quando outro morador do bairro avistou três tartarugas se aproximando e alertou à SEMMA. Após os animais realizarem a desova, a equipe da secretaria demarcou área para monitoramento técnico dos ninhos dos futuros filhotes da espécie tartaruga-de-pente, criticamente ameaçados de extinção.
A coordenadora do NSU ressaltou a importância da proteção desses animais, garantida por legislação municipal e ações da Prefeitura. “Paulista é um importante berçário de tartarugas marinhas, onde ainda existem faixas de areia que permitem a desova com segurança e que precisam ser preservadas. Além disso, há o trabalho de monitoramento diário, já reconhecido pela população, que ao avistar qualquer tartaruga marinha entra em contato com a equipe da secretaria”, explica.
A SEMMA reforça que ao avistar ninhos ainda não identificados ou tartarugas em processo de desova, é importante informar o ocorrido ao Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), pelo WhatsApp (81) 99836-9947 ou a Guarda Civil Municipal, por meio do número 153. Em caso de nascimento de filhotes, ao informar o ocorrido, a orientação é manter distância e evitar o uso de flash para fotografias em direção ao rosto dos animais.
Fotos: Cortesia SEMMA

Nenhum comentário:
Postar um comentário