Janeiro teve o menor número de Mortes Violentas Intencionais para o mês, nos últimos 23 anos, com reduções expressivas também nos crimes patrimoniais
Iniciando o quarto ano de implantação do programa Juntos Pela Segurança, o Governo de Pernambuco alcança novos recordes positivos nos indicadores criminais de violência, consolidando o êxito da política pública de segurança. O mês de janeiro de 2026 foi o melhor de toda a série histórica, iniciada em 2004, em relação às Mortes Violentas Intencionais. Foram registrados 252 homicídios, o menor número dos últimos 23 anos no mês de janeiro. Comparado com o ano passado, que foram 289 casos, a redução foi de 12,8%.
"O investimento superior a dois bilhões que temos feito na segurança, além dos novos policiais e a reestruturação que estamos implementando, com novas viaturas, coletes e armamentos estão refletindo na diminuição de crimes no estado. O Juntos pela Segurança se consolida com inteligência e a forte presença das forças de polícia nas ruas para proteger os pernambucanos", ressaltou a governadora Raquel Lyra.
Os dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que a redução dos homicídios foi alcançada em grande parte do território pernambucano. Das 26 Áreas Integradas de Segurança (AISs), que recobrem todo o Estado, 15 apresentaram queda no indicador, quatro mantiveram estabilidade e sete registraram aumento.
Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os resultados refletem a estratégia e o planejamento adotados pela gestão. “Os números mostram que o trabalho integrado, com planejamento, inteligência e presença do Estado têm produzido efeitos concretos na redução da violência. Seguimos avançando, com foco na preservação de vidas e na ampliação da sensação de segurança da população”, afirmou.
Além da queda nos crimes letais, Pernambuco também apresentou desempenho expressivo nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Em janeiro, a redução foi de 44,1%, com 1.249 roubos a menos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Das 26 AISs, 22 registraram redução, três permaneceram estáveis e apenas uma apresentou aumento.
Os dados de janeiro também indicam avanços no enfrentamento à violência contra a mulher. Os homicídios contra mulheres apresentaram redução de 12,5%, passando de 16, em janeiro de 2025, para 14 casos, em janeiro de 2026. No recorte específico de Roubos e Furtos de Veículos, o Estado alcançou o melhor resultado desde fevereiro de 2022, o que representa o melhor desempenho dos últimos 48 meses. A redução foi de 25,3%, passando de 1.702 (janeiro/2025) registros para 1.271 ocorrências (janeiro/2026), com queda observada em 20 Áreas Integradas de Segurança.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Nenhum comentário:
Postar um comentário