20 de janeiro de 2026

Recife realiza Caravana de Direitos nos Terreiros em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa


Ação acontece nesta quarta-feira (21), no Maracatu Encanto da Alegria, na Mangabeira, com emissão gratuita de RG, orientações jurídicas e diálogo formativo sobre racismo religioso

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, vai ser lembrado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos do Recife (SDHJ), nesta quarta-feira (21). Mais uma edição da Caravana de Direitos nos Terreiros será realizada, desta vez, na sede do Maracatu Encanto da Alegria, no bairro da Mangabeira, das 9h às 12h. Uma equipe do Expresso Recife, serviço vinculado à SDHJ, estará presente emitindo RGs e realizando encaminhamentos para a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito. Pela primeira vez, a cartilha sobre intolerância religiosa, lançada durante o Novembro Negro de 2025, será distribuída na Caravana.

A 1ª via do RG será emitida de forma gratuita, bastando levar a certidão de nascimento ou casamento original, um documento com foto (original ou cópia), um comprovante de residência e o CPF (original ou comprovante impresso do site da Receita Federal). Para os encaminhamentos para emissões gratuitas de certidões de nascimento, casamento e óbito, é preciso apresentar o RG bem como a versão original ou a cópia da certidão antiga (quando o beneficiário tiver).

“Celebrar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é reafirmar, na prática, o compromisso da Prefeitura do Recife com a liberdade religiosa, o respeito à diversidade e o enfrentamento ao racismo religioso. Ao realizar a Caravana de Direitos na sede do Maracatu Encanto Alegria, a gente fortalece o acesso da população da Mangabeira e bairros próximos às políticas públicas e reconhece o espaço como legítimo de cidadania, cultura, memória e resistência”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

A ação promoverá também atendimento ao público com orientações jurídicas, diálogo formativo sobre intolerância religiosa, divulgação da Plataforma Recife sem Racismo e distribuição de materiais informativos sobre a data e da cartilha sobre intolerância religiosa. Além da divulgação das iniciativas da própria Gerência de Igualdade Racial e do Expresso Recife, que estão à frente da Caravana, os participantes também poderão obter informações sobre as atividades das gerências da Criança e Adolecente, do Idoso, da Livre Orientação Sexual, e da Pessoa com Deficiência. Os cidadãos presentes também vão conhecer mais sobre o Núcleo de Mediação de Conflitos, o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e a Secretaria Executiva de Juventude.

A sede do Maracatu Encanto Alegria está localizada na Rua Coremas, nº 40, no bairro Mangabeira. O espaço foi fundado em 10 de dezembro de 1998 por Dona Ivanize de Xangô, e reconhece a importância histórica e cultural dos terreiros e dos grupos de matriz africana.

Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário