De hoje (27) até domingo (1º), os ensaios reunirão as nações do Almirante do Forte, Encanto da Alegria, Raízes de África e Encanto do Pina, que protagonizarão o Tumaraca, junto com outros nove grupos da Região Metropolitana do Recife
Começa hoje (27), a segunda semana de ensaios das nações de maracatu participantes da 23ª edição do espetáculo Tumaraca, que vai celebrar o baque ancestral e sagrado da cultura popular pernambucana, num uníssono percussivo dos tambores de 13 nações, no Marco Zero. O espetáculo, que será apresentado na quinta-feira da semana pré, 12 de fevereiro, data em que o Recife abre oficialmente o Carnaval, terá mais quatro cinco ensaios até o próximo domingo (1º de fevereiro): quatro nas comunidades-sede dos maracatus Almirante do Forte, Encanto da Alegria, Raízes de África e Encanto do Pina, além de um ensaio coletivo, no Pátio de São Pedro.
Nesta edição de 2026, o Tumaraca, seus mestres e mestra irão reverenciar o sagrado feminino, com o tema “Empoderamento e Protagonismo Feminino: Canto para Iyabás” e contarão com as participações especiais de Luedji Luna, Gabi do Carmo e Karynna Spinelli, três artistas ligadas a religiões de matrizes afro-ameríndias e que vão somar suas vozes ao espetáculo que ressalta a ancestralidade e a força das Iyabás, lembrando ao mundo que o feminino sempre foi protagonista da criação. O grupo vocal Voz Nagô, formado exclusivamente por mulheres, conduzirá também o espetáculo, que contará ainda com a participação do grupo Bacnaré.
Confira o calendário de ensaios da semana:
27/01 - Terça - Ensaio Tumaraca - 18h - Bongi
Dando prosseguimento aos ensaios abertos para o Tumaraca, o grupo Voz Nagô se reúne ao Maracatu Nação Almirante do Forte, cuja sede fica situada à Rua estrada Velha do Bongi, 1319 - Bongi.
28/01 - Quarta - Ensaio Tumaraca - 18h - Mangabeira
Os baques do trovão das alfaias do Encanto da Alegria irão animar os espectadores sob o comando de Mestre Felipe Tavares a partir das 18h. O evento, que contará com a participação do Voz Nagô, acontecerá no Largo da Mangabeira.
29/01 - Quinta - Ensaio Tumaraca - 18h - Largo da Bomba do Hemetério
O grupo Voz Nagô se reúne aos integrantes do Maracatu Nação Raízes de África para afinar tambores para o espetáculo Tumaraca. O evento acontece na Rua Córrego do Bombeirense, 89 - Bomba do Hemetério.
31/01 - Sábado - Ensaio Coletivo - Tumaraca - 18h - Pátio de São Pedro
Nações Almirante do Forte, Encanto da Alegria e Raízes de África se reúnem na Praça do Arsenal para o segundo dos três ensaios coletivos para o Tumaraca.
01/02 - Domingo - Ensaio Tumaraca - 18h - Pina
O grupo Voz Nagô se reúne ao Maracatu Nação Encanto do Pina, regido por Mestra Joana, para ensaiar para o Tumaraca. O encontro acontece na Rua Oswaldo Machado, 504 - Pina.

Nenhum comentário:
Postar um comentário