28 de janeiro de 2026

Prefeitura do Recife promove Caravana de Direitos no Dia Nacional da Visibilidade Trans


Ação oferece serviços de cidadania, saúde, orientação jurídica e anuncia o 1º Concurso do Rei e da Rainha da Diversidade do Carnaval 2026

Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado anualmente no dia 29 de janeiro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (SDHJ), vai promover mais uma edição da Caravana de Direitos. Nesta quinta-feira (29), a partir das 13h, o Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ vai oferecer diversos serviços em prol da cidadania, além de uma roda de diálogo sobre vivências trans, abrindo as suas portas como um espaço seguro de troca de informação e fortalecimento. Na ocasião, também serão divulgados os detalhes do 1º Concurso do Rei e da Rainha da Diversidade do Carnaval do Recife 2026.

“O nosso compromisso é fazer do Recife uma cidade cada vez mais inclusiva, onde todas as pessoas tenham seus direitos respeitados e garantidos. No Dia Nacional da Visibilidade Trans, realizamos mais uma Caravana de Direitos para promover cidadania, saúde, informação e acesso a políticas públicas, além de abrir um espaço seguro de escuta e diálogo sobre as vivências trans. Durante a ação, também vamos apresentar todos os detalhes do 1º Concurso do Rei e da Rainha da Diversidade do Carnaval do Recife 2026, explicando como participar e reafirmando que o Carnaval do Recife é uma festa de diversidade, respeito e pertencimento para todas e todos”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho.

Com o apoio de uma equipe do Expresso Recife, serviço vinculado à SDHJ, os participantes poderão obter documentos. A 1ª via do RG será emitida de forma gratuita, bastando levar a certidão de nascimento ou casamento original, um documento com foto (original ou cópia), um comprovante de residência e o CPF (original ou comprovante impresso do site da Receita Federal). Já para os encaminhamentos para emissões gratuitas de certidões de nascimento, casamento e óbito, será preciso apresentar o RG bem como a versão original ou a cópia da certidão antiga (quando o beneficiário tiver).

Através do trabalho da Defensoria Pública de Pernambuco, as pessoas trans que comparecerem ao evento poderão tirar dúvidas ou realizar na hora a retificação do seu nome em documentos oficiais. Uma equipe da Agência de Trabalho do Recife também vai marcar presença para dar início a processos de recrutamento e seleção.

Por fim, serviços de saúde serão ofertados durante a tarde, bem como sessões tira-dúvidas sobre o uso do aplicativo Conecta Recife. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @sdhjrecife.

CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA E CIDADANIA LGBTI+ - Inaugurado pela Prefeitura do Recife em 2014, o Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Trata-se do primeiro Centro de Referência Municipal de Pernambuco.

Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Os contatos são: (81) 99488-6329 ou cmrclgbtrecife@gmail.com.

O quê: Caravana de Direitos – Dia Nacional da Visibilidade Trans

Quando: Quinta-feira, 29 de janeiro

Horário: A partir das 13h

Onde: Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ - Rua dos Médicis, Nº 86, Boa Vista.

Público-alvo: Pessoas trans e população em geral

FOTOS: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário