16 de janeiro de 2026

Prefeitura do Recife oferece mais de 10 prévias gratuitas semana que vem


Entre os dias 20 e 25, população poderá conferir todos os tipos de brinquedos populares, muito frevo, maracatu, além de concursos para porta-estandarte, show de Elba e o encontro entre o Cordão da Bola Preta e o Galo da Madrugada

Tem prévia pra todo lado e pra todo gosto. A partir da próxima terça, é hora de afinar orquestras, tambores e equilibrar os estandartes no ar porque a semana promete. No total, mais de dez eventos vão animar a cidade em diversos bairros, além da área central da cidade, como Pátio de São Pedro e Bairro do Recife. Confira.

20 (terça-) - 18h - Ensaio Tumaraca - Córrego do Jenipapo - Nação Tupinambá

O Ensaio aberto acontecerá na Rua Erundina de Negreiros, em frente à loja TMAV, no largo da oficina de Pai Véio. Este será o primeiro ensaio aberto do Tumaraca, espetáculo que acontece na quinta de Carnaval, abertura da folia, e reúne 13 nações de Maracatu de Baque Virado. Na terça, o grupo Voz Nagô irá se reunir aos integrantes da Nação Tupinambá para ensaiar o repertório do espetáculo deste ano, que também reverencia Naná Vasconcelos, o criador do evento.

21 (quarta) - 18h - Ensaio Tumaraca - Linha do Tiro - Nação Sol Brilhante do Recife

Dando continuidade à construção do espetáculo Tumaraca, na terça é a vez da Nação Sol Brilhante receber o conjunto vocal Voz Nagô para realizar os ajustes para a festa. O ensaio acontecerá no Terminal da linha do ônibus Linha do Tiro, ao lado do Campo do Café.

22 (quinta) - 18h - Ensaio Tumaraca - UR-4 - Ibura - Nação Leão da Campina

Os baques de trovão das alfaias irão reverberar com os brincantes do Maracatu Nação Leão da Campina, que recebe convidados na rua Empresário Ricardo Brennand, 45.

22 (quinta) - 18h - Encontro de Baques de Caboclinhos e Índios - Pátio de São Pedro

O Encontro de Baques de Caboclinhos e Índios do Recife celebra uma tradição ancestral, que reúne grupos tradicionais em uma expressão vibrante de memória, resistência e cultura popular, valorizando as manifestações afro-indígenas e fortalecendo as narrativas históricas que compõem a identidade do Carnaval recifense.

23 (sexta) e 24 (sábado) - 17h - Circuito dos Blocos e da Cultura Popular - Cais da Alfândega

O Circuito de Blocos e da Cultura Popular celebra a diversidade das tradições que formam a identidade cultural do Recife, reunindo grupos, mestres e brincantes em um desfile coletivo marcado por música, dança, cores e símbolos da cultura popular. A ação transforma o espaço público em palco de encontro e celebração, valorizando saberes ancestrais e reafirmando o Carnaval como expressão viva da memória, das vocações, das lutas e alegrias do povo recifense. Este ano, o circuito ganha atrações especiais aos sábados e domingos, com agremiações que arrastam multidões como o Galo da Madrugada. O percurso sairá do Cais da Alfândega e percorrerá várias ruas do bairro do Recife, desembarcando na Praça do Arsenal. No total, mais de 10 agremiações se apresentam na sexta e mais de 20 no sábado (24)

23 (sexta) - 18h - Casa Bloco - Acerto de Marcha - Elba Ramalho - Praça do Arsenal

O tradicional Acerto de Marcha é um momento importante de preparação para o Carnaval do Recife, reunindo públicos, saudades, alegrias e agremiações de blocos líricos (mais conhecidos como Blocos de Pau e Corda), em um exercício rítmico e celebrativo, que ajuda a cidade inteira a entrar no ritmo do Carnaval, saudando a nostalgia dos antigos Carnavais. O acerto acontecerá na Casa Bloco, que é o Palco do Arsenal. A apoteose da noite fica por conta do show de Elba Ramalho

23 (sexta) - 18h - Ensaio Conjunto - Tumaraca - Pátio de São Pedro

O Pátio de São Pedro receberá as nações Tupinambá, Sol Brilhante do Recife e Leão da Campina para o primeiro dos ensaios coletivos do Tumaraca

23 e 24 (sexta e sábado) - Casa Bloco - Praça do Arsenal - 20h

A novidade desembarca do Rio de Janeiro, onde acontece no Jockey Club, diretamente na Praça do Arsenal, para celebrar as prévias recifenses. A Casa preza pela multiplicidade de manifestações e pela diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do Carnaval brasileiro. No local, grandes encontros estão prometidos entre agremiações e atrações fluminenses e pernambucanas, promovendo uma folia de confraternização entre brincantes daqui e dacolá no palco do Arsenal. Na sexta, Elba Ramalho sobre ao palco e, no sábado, a apoteose fica por conta do encontro entre o Galo da Madrugada e o Cordão da Bola Preta

24 (sábado) - 17h - Circuito de Blocos e da Cultura Popular - Cais da Alfândega

Mais de 20 blocos e agremiações irão promover a alegria de turistas e munícipes pelas ruas do Bairro do Recife

24 (sábado) - 17h - Tumaraca - Nação Estrela Dalva - Joana Bezerra

O ensaio aberto acontecerá na rua Pinheiro, 02, em frente ao Compaz Dom Hélder Câmara

25 (domingo) - 16h - Circuito de Blocos e da Cultura Popular - Cais da Alfândega

Evoluções de cultura popular e blocos irão animar as ruas do Bairro do Recife

25 (domingo) - 17h - Concurso de Porta Estandarte - Pátio de São Pedro

O Concurso de Porta-Estandarte do Recife celebra a habilidade, postura e expressividade dos participantes que conduzem com graça e precisão os estandartes representativos das agremiações, exaltando a diversidade de manifestações e tradições que se encontram para formar o Carnaval recifense. A competição destaca o valor simbólico dessa função essencial para a apresentação das escolas, blocos e brinquedos, abrindo alas para a emoção e o encantamento na passarela da folia.

25 (domingo) - 16h - Acerto de Marcha - Praça do Arsenal

Blocos líricos irão saudar a nostalgia dos antigos Carnavais no coração do Bairro do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário