25 de janeiro de 2026

Prefeitura do Recife oferece 16 prévias gratuitas na próxima semana


Circuitos de cultura popular, concurso de passistas e porta estandartes, ensaios de afoxés e maracatus, Aurora dos Carnavais e finalíssima do Rei e Rainha do Carnaval marcam a última semana de janeiro

Entre os dias 26 de janeiro e 01 de fevereiro, munícipes e turistas de passagem pelo Recife poderão fazer uma imersão completa na cultura popular do Recife e desfrutar de múltiplas linguagens e tradições dos brinquedos que fazem do Carnaval da capital pernambucana uma experiência cultural única e singular. De segunda a domingo, ininterruptamente, haverá festa, som e folguedos espalhados por toda a cidade. Confira.

26/01 - Segunda - Concurso de Porta Estandarte - 18h - Pátio de São Pedro

Segunda etapa do concurso de Porta Estandarte, a etapa irá reunir os concorrentes a Porta Estandarte, Porta Flabelo, Mestre Sala e Porta Bandeira. As evoluções são acompanhadas de grupos musicais e orquestras nos ritmos que ditam cada apresentação. Ou seja, bloco de pau e corda, bateria de escola de samba e etc.

27/01 - Terça - Terça Negra Especial - 19h - Pátio de São Pedro

Esta será a primeira Terça Negra especial de 2026. A iniciativa é uma parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, o projeto ganha duas edições. A próxima delas acontecerá no dia 10 de fevereiro. No dia 27, as atrações serão DJ Baloo, Afoxé Ylê de Egbá, Ocado do Canal, Edún Àrá Sangô e Caetana.

27/01 - Terça - Ensaio Tumaraca - 18h - Bongi

Dando prosseguimento aos ensaios abertos para o Tumaraca, o grupo Voz Nagô se reúne ao Maracatu Nação Almirante do Forte, cuja sede fica situada à Rua estrada Velha do Bongi, 1319 - Bongi.

28/01 - Quarta - Ensaio Tumaraca - 18h - Mangabeira.

Os baques do trovão das alfaias do Encanto da Alegria irão animar os espectadores sob o comando de Mestre Felipe Tavares a partir das 18h. O evento, que contará com a participação do Voz Nagô, acontecerá no Largo da Mangabeira.

28/01 - Quarta - Concurso de Passistas - 18h - Pátio de São Pedro

O Concurso de Passistas celebra a leveza, a técnica e a expressividade de quem mantém o frevo vivo e em movimento nas ruas da cidade. A disputa valoriza o talento, a criatividade e a energia dos passistas de todos os gêneros e idades, que personificam e elevam, literalmente, às alturas da posteridade cultural recifense uma das mais marcantes expressões da cultura, destacando a dança como símbolo de identidade, resistência e alegria da cultura do Recife. Nesta primeira etapa, a categorias abrangem infantil, Juvenil 1 masculino e 2 feminino, Adulto feminino e Passista Folião masculino.

29/01 - Quinta - Concurso de passistas - 18h - Pátio de São Pedro

Dando prosseguimento ao segundo dia do concurso, neste dia os competidores irão disputar as categorias infantil, Juvenil 1 feminino e 2 masculino, Adulto masculino e Passista Folião feminino.

29/01 - Quinta - Ensaio Tumaraca - 18h - Largo da Bomba do Hemetério

O grupo Voz Nagô se reúne aos integrantes do Maracatu Nação Raízes de África para afinar tambores para o espetáculo Tumaraca. O evento acontece na Rua Córrego do Bombeirense, 89 - Bomba do Hemetério.

30/01 - Sexta - Circuito Leda Alves de Cultura Popular - 17h - Cais da Alfândega

Durante as prévias, os cortejos acontecerão a partir das 17h nas sextas-feiras e das 15h em diante nos sábados e domingos, reunindo mais de 20 agremiações a cada dia. Além dos brinquedos da cultura popular, que são os protagonistas do Carnaval recifense, em suas mais diversas modalidades e variações, de urso a maracatu, boi a afoxé, clube de frevo a caboclinho, os cortejos chamarão até a vizinhança para brincar Carnaval nas ruas do Recife, recebendo o reforço luxuoso de grandes blocos carnavalescos de toda região metropolitana. Nas prévias, o cortejo fará o seguinte percurso: a concentração será no Cais da Alfândega e seguirá pelas ruas Madre de Deus, Moeda, Rio Branco e Bom Jesus, até a Praça do Arsenal.

30/01 - Sexta - Ensaio Coletivo - Tumaraca - 18h - Praça do Arsenal

Nações Raízes de África, Estrela Dalva, Almirante do Forte, Encanto da Alegria e Raízes de África se reúnem na Praça do Arsenal para o segundo dos três ensaios coletivos para o Tumaraca.

30/01 - Sexta - Final - Rei e Rainha do Carnaval 2026 - 18h - Pátio de São Pedro

Finalíssima do Concurso do Rei e da Rainha do Carnaval do Recife, que é uma das mais tradicionais celebrações do ciclo momesco da cidade, exaltando a cultura popular e a energia do frevo. O certame elege as majestades que simbolizam a alegria, a irreverência e a identidade do Carnaval recifense, representando oficialmente a festa ao longo de toda a programação e marcando, de forma simbólica, o início da folia.

31/01 - Sábado - Aurora dos Carnavais (Primeira Etapa) - 16h - Rua da Aurora

O evento reúne blocos líricos na Rua da Aurora, no Centro do Recife, em uma celebração que exalta a sensibilidade, a poesia e a tradição do frevo de bloco. O encontro transforma um dos cenários mais emblemáticos da cidade em palco para vozes, estandartes e melodias que preservam a memória afetiva do Carnaval recifense, valorizando essa expressão singular da cultura popular pernambucana.

31/01 - Sábado - Circuito Leda Alves de Cultura Popular - 15h - Cais da Alfândega

31/02 - Sábado - Ensaio Tumaraca - 18h - Pina

O grupo Voz Nagô se reúne ao Maracatu Nação Encanto do Pina, regido por Mestra Joana, para ensaiar para o Tumaraca. O encontro acontece na Rua Oswaldo Machado, 504 - Pina.

01/02 - Domingo - Aurora dos Carnavais (segunda etapa) - 16h - Rua da Aurora

01/02 - Domingo - Circuito Leda Alves de Cultura Popular - 15h - Cais da Alfândega

01/02 - Domingo - Ensaio Ubuntu - Encontro de Afoxés - 17h - Pátio de São Pedro

Em mais uma celebração ao povo e à cultura negra, o Pátio de São Pedro receberá o Encontro de Afoxés. A prévia carnavalesca reúne música, dança, cores e o axé das

tradições afro-brasileiras para reviver a alegria dos terreiros nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário