30 de janeiro de 2026

Paulista apoia ação de cidadania e saúde voltada para pessoas com deficiência


A Prefeitura do Paulista apoiou, nesta sexta-feira (30), a realização de uma ação de cidadania e saúde promovida pelo Movimento Social Achado Especial, voltada exclusivamente para crianças com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento aconteceu no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no bairro do Nobre, e reuniu atividades lúdicas, esportivas e serviços públicos gratuitos para crianças e seus familiares.

Durante a ação, a criançada participou de atividades de arteterapia, psicomotora e banho de piscina, enquanto pais e responsáveis tiveram acesso a diversos serviços ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. Entre os atendimentos disponíveis estavam emissão de RG, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Vem Livre Acesso, CadÚnico, orientação jurídica, além de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e auriculoterapia.

Em atuação desde 2023, o Achado Especial contribui com atividades físicas e recreativas, incluindo exercícios motores, atividades na piscina, atividades musicais, além de arteterapia com pintura em tela e em gesso, entre outras ações.

De acordo com o voluntário do movimento e professor de educação física, Jorge Ricardo, as atividades físicas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. “Além de trabalharem a socialização, essas atividades ajudam as crianças a desenvolver autonomia dentro da água e na vida. O exercício físico contribui para o desenvolvimento psicomotor e a capacidade física, favorecendo uma maior independência no dia a dia”, destacou.

Para o superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, a iniciativa reforça o compromisso do município com a inclusão. “Promover a inclusão não é apenas oferecer serviços, mas remover barreiras e assegurar que todos tenham as mesmas oportunidades de participar plenamente da sociedade. Essa iniciativa mostra que, quando diferentes áreas atuam em parceria, conseguimos transformar direitos em realidade”, afirmou.

A responsável pelo Movimento Social - Achado Especial, Juliana Felinto, destacou a importância do apoio do poder público, especialmente para as mães atípicas. “O apoio da prefeitura foi crucial para dar suporte a mães que muitas vezes não têm rede de apoio para deixar seus filhos enquanto precisam resolver questões burocráticas. Aqui, elas conseguem acessar os serviços necessários enquanto as crianças participam de atividades como piscina e pintura, em um ambiente seguro e acolhedor”, explicou.

A confeiteira Ozana Batista, de 42 anos, mãe de Miguel, de 8 anos, moradora do bairro do Nobre, já participou de outras ações do Achado Especial e elogiou a iniciativa. “É sempre um prazer participar, porque ajuda nossas famílias e nossos filhos. A socialização é muito importante para eles, e hoje o banho de piscina foi um momento especial. A Prefeitura somou muito com esse evento. Essa união deixa tudo mais completo e melhor para a gente”, concluiu.

Fotos: João Gonçalves / SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário