As eliminatórias, que abriram as prévias carnavalescas de 2026, na noite de ontem (13), no Teatro do Parque, com muita torcida e muita emoção, classificaram 18 candidatos a Rei e 13 postulantes a Rainha. Final será no próximo dia 30, no Pátio de São Pedro
Com calorosa torcida, muito brilho, grandes performances, pompa, circunstância, frevo no pé e emocionadas declarações de amor ao Carnaval pernambucano, a Prefeitura do Recife estreou ontem (13) o extenso calendário de prévias momescas de 2026, no Teatro do Parque, com as eliminatórias do Concurso de Rei e Rainha da folia.
As disputas, embaladas pelos acordes e clarins da Orquestra Popular do Recife, sob a regência indefectível do Maestro Formiga, registraram uma atípica maioria de candidatos a Rei e classificaram, para delírio das efusivas torcidas que compareceram para apoiar seus candidatos, todos os aspirantes ao trono de Momo: 18 concorrentes ao cargo de Rei e 13 postulantes à coroa de Rainha.
A banca, formada por sete jurados, avaliou desenvoltura, postura, animação e simpatia de cada um dos candidatos, que se apresentaram em grupo e em seguida individualmente.
Teve de tudo no palco da majestosa estreia das prévias: muitos saltos e passos, homenagem ao Homem da Meia Noite, figurinos caprichados, plumas e paetês, estreantes e veteranos, tradição, inovação e até declamação, que confirmaram a disputa uma celebração comovida e comovente ao Carnaval que só Pernambuco sabe brincar.
“O nível dos participantes superou muito nossas expectativas. As eliminatórias confirmaram, mas também ressignificaram algumas tendências que temos observado há alguns anos, como a dos concorrentes cativos, que sonham com a coroa e se inscrevem no concurso há vários carnavais, a adesão de pessoas trans, que atualizam a disputa, renovam e confirmam seu sentido e sua importância social, a participação de estudiosos do frevo e da cultura popular, além da adesão de públicos espontâneos e diversos, não necessariamente ligados às agremiações que fazem e desfilam o Carnaval do Recife”, celebrou Albemar Araújo, coordenador do concurso. “Tradição só se confirma assim: com um palco cheio de sonhos antigos e esperanças novas”, concluiu.
A final será realizada na noite do dia 30 de janeiro, no Pátio de São Pedro, quando o Recife conhecerá as majestades do Carnaval 2026. Cada monarca eleito para o prestigioso trono do maior Carnaval de rua em linha reta do mundo receberá o prêmio de R$ 30 mil, além de ganhar a enorme responsabilidade de prestigiar uma multidão de alegrias, celebrações e tradições que se encontram para formar o vasto e democrático calendário carnavalesco recifense.
Próxima agenda das prévias momescas será no dia 20 de janeiro, com a estreia dos ensaios dos maracatus para o tradicional espetáculo Tumaraca, que celebra o sagrado rítmico, percussivo, cultural, popular e ancestral do maracatu pernambucano. A primeira nação a ensaiar será a Tupinambá, cuja sede fica no Córrego do Genipapo.
Confira a lista de finalistas do Concurso de Rei e Rainha:
ALEX DE FREITAS CARVALHO
BLANDON ARAVANIS DA SILVA
BRENDO DIOGO BARBOSA DA SILVA
CARLOS GUILHERME BARRETO CINÓBIA
CLEYTON FREITAS DE LIMA
DEIVSON JOSÉ DA SILVA
JEAN CARLO DA SILVA GAIA FILHO
JONATAS ISRAEL DA SILVA JUNIOR
JONATHAN HENRIQUE CARNEIRO
JORGE AUGUSTO BARROS TINOCO
JOSÉ RAFAEL DIAS DA SILVA
JOSÉ THIAGO RIBEIRO DE OLIVEIRA
JOSE VALDOMIRO MARQUES DA ANUNCIAÇÃO
SAMUEL FERREIRA DA SILVA CALADO
THALLYSON GOMES MARTINS DA SILVA
TIAGO VASCONCELOS DOS SANTOS
VINÍCIUS LEONAM MARQUES DO NASCIMENTO
WALBER FERREIRA DA PAZ
ADRIELLY CARLA DA SILVA
AMANDA LIRA DE ARAUJO
LAYLA VITÓRIA FERREIRA DE LIMA
LOHANA MAYLANE AQUINO CORREIA DE LIMA
MARIANA NUNES DA SILVA
MAYARA FRANCINE RAMOS DA SILVA
RANESSA RODRIGUES LARANJEIRAS
RITA DE CASSIA MONTEIRO
RUANA PEDROSA ANDRADE
TACIANA RAMOS DA SILVA
VANESSA SOARES SURUAGY
VICTORIA MARIA DE MORAES MARQUES
YASMIN ROMANA LUNA DA SILVA
Fotografias - Marcos Pastich - PCR

Nenhum comentário:
Postar um comentário