Neste sábado (13), a Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro do Janga, realizou a VIII Mostra Cultural Paulista - Fração Linda do Brasil, reunindo estudantes, familiares, educadores e a comunidade, em um grande momento de valorização da história, da cultura e das potencialidades do município. O evento marcou o encerramento de um projeto pedagógico desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, com apresentações culturais, exposições temáticas e vivências educativas.
Com forte participação popular e diversidade de temas, que passaram pela história, cultura, meio ambiente e manifestações artísticas locais, a Mostra Cultural reafirmou o compromisso da escola com uma educação contextualizada, inclusiva e conectada à realidade dos estudantes de Paulista.
Durante o evento, o secretário municipal de Educação, Gilberto Sabino, destacou a relevância desta iniciativa como instrumento de aprendizagem e de fortalecimento do vínculo entre escola e território. “A Mostra Cultural é um momento muito importante, porque materializa tudo o que foi trabalhado ao longo do ano. Aqui, os estudantes apresentam o que aprenderam sobre a cidade onde vivem, sua história, sua cultura e suas riquezas. É uma ação que fortalece o sentimento de pertencimento e valoriza o protagonismo dos alunos”, afirmou o secretário.
A diretora Elivânia Fernandes ressaltou que o projeto é construído de forma contínua, ao longo do ano. “Trabalhamos com projetos anuais, e o tema desta oitava edição foi o pertencimento, o respeito e o conhecimento da cidade onde os alunos vivem. Nosso maior foco é que eles conheçam Paulista. Desenvolvemos pesquisas, aulas, passeios e atividades práticas, e a mostra é o momento de socializar tudo o que foi aprendido”, explicou a gestora.
Já a gerente pedagógica da Secretaria de Educação, Panmella Dias, enfatizou o papel da mostra como estratégia de aprendizagem significativa e protagonismo estudantil. “A Mostra Cultural fortalece o vínculo dos estudantes com o território, valoriza a identidade local e transforma o conhecimento em algo vivo e compartilhado. É um exemplo de como a escola pública pode integrar currículo, cultura e comunidade”, destacou.
Marcaram presença também no evento, o secretário Executivo de Adminstração da SEEPA, Felipe Nascimento e o conselheeiro tutelar, da Regional das Praias, Petrônio Barreto.
Fotos: Juan Marvin / SEI

Nenhum comentário:
Postar um comentário