23 de dezembro de 2025

Recife inicia cadastro itinerante de carroceiros

Em nova etapa do censo, interessados devem contactar o Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais e agendar atendimento em seu bairro. Cadastros serão feitos nas localidades até o dia 31 de janeiro, data limite para circulação dos veículos de tração animal na cidade

Condutores de veículos de tração animal que não se cadastraram no censo terão mais uma oportunidade para participar. Com o objetivo de contemplar mais pessoas com os benefícios do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal, a Prefeitura do Recife passará a realizar o cadastramento de forma itinerante, sendo necessário que os interessados entrem em contato com o Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais para agendar o atendimento em seu bairro. A nova fase seguirá até o dia 31 de janeiro, data limite para a utilização da tração animal na cidade.

Os condutores devem entrar em contato pelo telefone 3385-1670 ou WhatsApp (81) 99215-1666 para solicitar o atendimento. No momento do cadastro, deverão apresentar um documento de identificação e comprovante de residência com CEP do Recife. Durante o atendimento, o cavalo será identificado com um chip sob a pele, e a carroça receberá um adesivo impermeável.

A partir do cadastro, os condutores serão convocados para realizar a comprovação das informações declaradas. Aqueles que atenderem aos requisitos previamente estabelecidos, incluindo o cadastro no censo e a habilitação para os benefícios, estarão aptos a receber a indenização pela entrega voluntária do animal e da carroça – estipulada em R$ 1,2 mil para cada animal e cada carroça entregue.

TERCEIRA RODADA DE CADASTRO - Esta será a terceira rodada do cadastramento. Nos meses de junho e dezembro foram realizados em pontos fixos espalhados por toda a cidade. No mês de novembro, a Prefeitura do Recife indenizou seis carroceiros que aderiram voluntariamente ao programa, totalizando mais de R$ 13 mil, além de destinar bicicletas elétricas e vagas de emprego na limpeza urbana da cidade.

O objetivo da ação é proporcionar uma transição segura e apoiar a recolocação dos carroceiros no mercado de trabalho, a fim de garantir novas fontes de renda para as famílias. Para isso, o programa também dará acesso a uma rede de qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo, com a disponibilização de mais de 60 cursos profissionalizantes e linhas de microcrédito. Entre as opções, há formações para eletricista residencial, mecânico de instalação e manutenção de ar-condicionado e cabeleireiro básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário