5 de dezembro de 2025

Prefeitura do Paulista e TJPE realizam segundo casamento coletivo do ano para mais de 100 casais da cidade


Visando promover a cidadania, facilitar o acesso a direitos, bem como celebrar oficialmente a união afetiva entre casais residentes no município do Paulista, a Prefeitura do município e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), promoveram, na manhã desta sexta-feira (5), o segundo casamento coletivo do ano, que contou com a participação de 113 casais, incluindo três matrimônios homoafetivos. O evento aconteceu na quadra do Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no bairro do Nobre.

A iniciativa foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e Juventude e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do município. A ação contou, ainda, com o apoio do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Nupemec/TJPE), de três cartórios de registro civil da cidade, além de diversas instituições que participaram da ação.

Na expectativa para o início da celebração, conduzida pelo juiz Ricardo de Sá Leitão, que realizou a cerimônia dos matrimônios, a noiva Daphine de Oliveira Cabral, empreendedora de 24 anos, elogiou a iniciativa. “É uma emoção muito grande, uma coisa maravilhosa está, oficialmente, casada com quem a gente ama, e achei muito importante a oportunidade dessa celebração de hoje, pois tem pessoas que não dispõem de condições, né? Têm um orçamento apertado, então, fazer esse casamento coletivo, com toda essa estrutura e gratuito, é maravilhoso e ajudou muita gente”, ressaltou a jovem.

De acordo com a gestora do Cejusc, Anna Carla Vecchione Magalhães, a iniciativa, que começou de maneira virtual, ainda no período da pandemia de Covid-19, foi adquirindo muitos apoios e se consolidou, cada vez mais, pela oportunidade tanto de promover a cidadania oficializando, de maneira gratuita, a união entre casais, como pela chance de celebrar o momento de maneira festiva.

“Hoje entregamos uma linda festa para a população paulistense, que só foi possível graças a ação conjunta entre a prefeitura do município, o Tribunal de Justiça, os cartórios e diversos parceiros. Muitos casais presentes já vivem em união e, hoje, tiveram a oportunidade de formalizá-la, garantindo os direitos decorrentes do casamento”, salientou a gestora.

A secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, Amanda Rodrigues, destacou a relevância do evento. “Hoje é um dia dedicado ao amor, ao cuidado e ao direito de cada família construir a sua família oficializando seus laços. Por isso, estamos muito felizes por poder proporcionar esta celebração em parceria com o Tribunal de Justiça. Sabemos que existem casais que estão juntos há bastante tempo, mas, por conta dos custos, não têm oportunidade de oficializar essa união que promove uma importante garantia de direitos”, explicou a secretária.

Ainda conforme Amanda Rodrigues, a secretaria promoveu cursos de capacitação com integrantes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que tiveram a oportunidade de realizar formação em maquiagem, além de preparação de cabelo. “Outro ponto importante da festa é que muitas das pessoas dos cursos de capacitação que oferecemos fizeram parte da equipe de trabalho desta celebração”, destacou.

O casamento coletivo contou com o apoio de diversas instituições parceiras entre elas o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Instituto Embellezze, centro de ensino Grau Profissionalizante, além da Organização Social CAVIDA, responsável pela produção de maquiagens, tranças e penteados para as noivas, bem como corte de cabelo para os noivos.

Fotos: Flávio Alves (SEI) e Renato Ramo (SEI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário