Capital pernambucana atingiu 100% dos itens essenciais no Levantamento Nacional de Transparência Pública, promovido pela Atricon, em 2025. Resultado deste ano foi superior ao de 2024, atingindo 92,90% de atendimento
Pela terceira vez o Recife conquista o selo ouro de transparência pública no Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP) 2025, avaliação que integra o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O resultado foi divulgado neste mês de dezembro, em evento realizado em Florianópolis (Santa Catarina), e a entrega da medalha ocorreu na última quarta-feira (17), durante visita de representantes do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) ao prefeito João Campos, no edifício sede da Prefeitura.
A capital pernambucana conquistou 92,90% de atendimento no levantamento, percentual maior que o do ano de 2024 (92,66%). Além disso, atingiu 100% dos itens considerados essenciais - o que é necessário para alcançar algum selo de transparência. Assuntos como receitas, despesas, existência de site próprio, divulgação dos relatórios de gestão fiscal e das leis orçamentárias estão entre esses critérios essenciais.
O levantamento ocorre simultaneamente em todo o País ao longo do ano. Foram analisados mais de 10 mil portais de entes de todas as esferas e de todos os poderes. Cerca de 100 critérios são avaliados e verificados, além dos itens cobrados na metodologia, questões como série histórica, atualidade, filtros de pesquisa, dentre outros.
Para o controlador-geral do Recife, Severino Andrade, o bom resultado reflete o trabalho da equipe e o apoio da gestão. “O selo é uma conquista de todos. O LNTP é a principal avaliação do setor e a nota da Prefeitura é fruto de muito trabalho, comprometimento da equipe do Portal da Transparência e da iniciativa do prefeito João Campos para as ações relacionadas à transparência dos dados públicos”, disse.
“A Prefeitura do Recife recebe o Selo, mas é a população a principal beneficiária por conseguir ter acesso às informações de maneira clara e acessível. Com isso, incentivamos o controle social”, refletiu o controlador-geral do Recife.
A Secretária Executiva de Auditoria, Correição e Controle Social, Juliana Giestosa, complementa que as avaliações são um indutor de mudanças. “As metodologias nos obrigam a melhorar sempre. Recebemos os critérios que serão analisados, estudamos o que podemos ajustar e contamos com o apoio de todas as áreas competentes”, destacou.
CRITÉRIOS DE ANÁLISE - Além do Portal da Transparência, são avaliados itens que se referem a vários setores e outros portais da Prefeitura também são verificados, tais como o Portal de Compras, o Portal de Dados Abertos, a página principal, o Conecta Recife dentre outros. “Não fazemos nada sozinhos. É preciso o empenho de todas as unidades de forma a manter os dados sempre atualizados nos portais”, lembrou o controlador-geral Severino Andrade.
RESULTADO COMPLETO - O resultado completo do Levantamento Nacional de Transparência Pública pode ser visualizado no site https://radardatransparencia.atricon.org.br/ e outros destaques da Transparência no Recife podem ser vistos no link http://transparencia.recife.pe.gov.br/codigos/web/geral/apresentacao.php.
Nenhum comentário:
Postar um comentário