15 de dezembro de 2025

Cuida PE ultrapassa marca de 250 mil cirurgias eletivas realizadas em Pernambuco


O Cuida PE, criado pelo Governo do Estado em 2023 para reduzir a fila por cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas de média e alta complexidade, alcançou a marca histórica de 250 mil cirurgias realizadas, diminuindo consideravelmente a espera por intervenções do tipo no território pernambucano. De janeiro a setembro de 2025, o programa, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), já realizou 79.400 cirurgias, número superior a todo o ano de 2023 e equivalente a 84,4% das cirurgias realizadas em 2024.

"O atendimento em saúde melhorou, do Litoral ao Sertão, e o Cuida PE é um dos responsáveis por assegurar mais qualidade de vida a quem procura os serviços de saúde do Estado. Temos, também, o Cuida PE Mulher, através do qual levamos as Carretas da Mulher Pernambucana a todas as regiões de Pernambuco para garantir atendimento especializado às mulheres. As ações são muitas e vão continuar em ritmo acelerado em 2026 porque sabemos que cuidar da saúde das pessoas é cuidar do presente e do futuro de Pernambuco", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Em todos os meses deste ano, foram realizados mais procedimentos que no mesmo período do ano anterior, evidenciando o avanço consistente do programa, que deverá encerrar 2025 com número recorde de cirurgias realizadas. “Reduzir a espera por cirurgias, consultas e exames é um compromisso do governo Raquel Lyra com o tratamento humanizado na saúde do Estado, sem deixar ninguém para trás. É emocionante ver o resultado na vida das pessoas”, frisou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Além das cirurgias eletivas, o Cuida PE também atua fortemente na realização de exames de diagnóstico por imagem. Do início do programa até setembro de 2025, foram realizadas 270 mil ressonâncias magnéticas e 770 mil tomografias computadorizadas. Os avanços são concretos: filas para esses exames foram zeradas em diversas regiões do Estado, com destaque para os seguintes cenários regionais:

– II GERES: filas zeradas para Ressonância Magnética (RNM) e Tomografia (Tomo);

– IV GERES: fila zerada para Densitometria Óssea;

– V GERES: filas zeradas para RNM, Tomografia e Densitometria Óssea;

– VI GERES: fila zerada para Densitometria Óssea;

– VII GERES: filas zeradas para RNM, Tomografia e Densitometria Óssea;

– X GERES: filas zeradas para Tomografia, RNM e Densitometria Óssea;

– XI GERES: filas zeradas para Tomografia, RNM e Densitometria Óssea.

Outra frente de atuação do programa são as consultas especializadas, realizadas nas Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs) em todo o Estado. Nos últimos três anos, o número de atendimentos especializados já ultrapassa 1,2 milhão. O Cuida PE também garante o transporte assistido dos pacientes. Somente entre janeiro e outubro de 2025, foram 20.786 pacientes transportados pelas 24 vans do Cuida PE, ampliando o acesso de pessoas residentes em áreas mais distantes.

"Esses números representam mais do que procedimentos: representam vidas transformadas, pessoas que deixaram de esperar meses ou anos por um cuidado que agora chega de forma mais rápida, humanizada e organizada”, declarou a diretora-geral de Articulação Estratégica da SES e coordenadora do Cuida PE, Noemy Gomes.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário