.

.

26 de novembro de 2025

Prefeitura do Recife leva serviços para a 121ª Festa do Morro da Conceição

Ao longo de 10 dias de festa da padroeira afetiva da cidade, gestão municipal prepara esquema com ações de trânsito, saúde, limpeza, segurança, controle urbano, assistência social, direitos humanos e cultura para garantir organização e acolhimento aos fiéis durante toda a celebração. Serviços iniciam nesta sexta (28) e seguem até o dia 8 de dezembro

Tradição secular, que celebra e confirma o Recife, promovendo o encontro de um povo com sua história, seus sagrados, alegrias e suas mais altas esperanças, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro chega este ano à sua 121ª edição, com programações e liturgias. A Prefeitura, parceria da festividade, montou um esquema especial para colaborar com a organização, estrutura e segurança durante os dez dias de festividade, que começa nesta sexta-feira (28). A operação envolve diversas secretarias e órgãos municipais, com ações que vão desde reforço monitoramento do trânsito e ordenamento do comércio popular, passando por mutirões de limpeza, atendimento de saúde ampliado e apoio da Guarda Municipal, até estrutura de palco, iluminação e programação cultural para receber os milhares de fiéis que sobem ao Morro da Conceição todos os anos. Confira mais detalhes dos serviços oferecidos:

SAÚDE - A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) montou um esquema especial para atender à população durante a 121ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, em Casa Amarela. Ao todo, serão 281 profissionais envolvidos, contemplando equipes da Unidade de Saúde da Família Mais Morro da Conceição, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador e SAMU Recife, garantido vigilância, assistência e segurança sanitária a todos que forem participar das missas, romarias, shows e demais programações no Morro da Conceição.

A partir do próximo dia 28, a USF+ Morro da Conceição passará a funcionar das 7h até a 1h do dia seguinte. Já na véspera do feriado (7) e no dia da Padroeira do Recife (8), como se espera um maior volume de atendimentos, o esquema será de 24 horas. Ao todo 19 equipes, formadas por médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem e administrativos, estarão se revezando em plantões contínuos, com até duas equipes simultâneas nos horários de pico.

No local, serão oferecidos atendimento emergencial e primeiros socorros, inclusive com remoção de pacientes em casos de maior complexidade; aferição de pressão arterial, glicose e temperatura; vacinação todos os dias, dentro da rotina, e também nos plantões em 29 e 30/11, além de testagem rápidas para de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), de segunda a sexta, das 7h às 19h. E no dia 1/12, Dia Mundial de Luta contra AIDS, haverá reforço com atividades educativas na unidade.

O SAMU Recife estará com uma Unidade de Suporte Básico (USB) dando apoio para casos de urgência e emergência na USF+ Morro da Conceição, em todas as noites de festividades. Já no dia 8/12, Dia de Nossa Senhora da Conceição, o plantão será de 24 horas, devido à espera no volume de atendimentos. E durante as procissões, os percursos também contarão com o acompanhamento de uma USB e quatro motolâncias.

As ações de Vigilância em Saúde tiveram início antes das festividades e continuarão até o final. Entre elas, intensificação do controle de roedores e mutirão de arboviroses por parte da Vigilância Ambiental; reuniões com comerciantes sobre boas práticas de manipulação e venda de alimentos, por meio das vigilâncias Sanitária e de Saúde do Trabalhador. Durante a semana do dia 1 a 5/12, equipes da Vigilância Sanitária também farão visitas nas residências próximas ao evento, dialogando com moradores que atuarão em vendas de alimentos e bebidas informais e realizando ações educativas com a comunidade sobre alimentação e bebidas seguras.

CULTURA - Para garantir que a alegria suba o Morro junto com a devoção de fiéis e romarias, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife montarão palco com 14 metros de largura e 12 de profundidade, na Praça da Conceição, com estrutura de som, luz, painéis de LED, para receber e embalar o público nas celebrações à santa.

Entre as atrações garantidas pelo poder público municipal estarão artistas como Nádia Maia e DJ Rony, além de atrações da própria comunidade, que são festa no Morro o ano inteiro, como o Trio Mandracatu, a Banda Mingau de Cachorro, o Bloco Utopia e Paixão, além da Banda Cervac. Também serão colocados banheiros químicos, geradores e blimps, para sinalizar a festa.

GUARDA MUNICIPAL - A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) irá atuar durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição no período de 28 de novembro a 8 de dezembro de 2025, em regime de plantão, das 16h às 22h no dia 28/11; das 18h à meia noite entre 29/11 e 6/12; e das 6h da manhã à meia noite nos dias 7 e 8/12. O efetivo diário será de 20 a 54 agentes por dia, com reforço nos dias de maior público. Serão 386 lançamentos de agentes ao longo do evento, em escala extraordinária, que farão patrulhamento a pé, motorizado e em ponto fixo.

Entre as ações previstas estão o patrulhamento preventivo em pontos estratégicos, a proteção do patrimônio público, o apoio à CTTU nas ações de mobilidade urbana e o atendimento ao público. A Guarda também contará com um ponto de apoio fixo durante todo o evento.

CTTU - Visando promover a mobilidade e a segurança viária dos cidadãos, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou uma operação especial de trânsito para acompanhar a 121ª Festa do Morro da Conceição, que tem início nesta sexta-feira (28/11) e segue até a terça-feira (9/12), na Zona Norte do Recife. As ações da CTTU terão início às 12h desta sexta-feira (28) e devem seguir até às 1h a segunda-feira (9).

Estimulando a movimentação segura daqueles que irão acompanhar as procissões, apresentações e homenagens a Nossa Senhora da Conceição, a CTTU vai realizar a interdição de pontos estratégicos, restringindo o acesso de veículos ao Morro. Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão monitorados a partir da sexta-feira (28). Apenas a partir das 6h da quinta-feira (6), as interdições passarão a ser contínuas e os bloqueios só serão desfeitos à 1h da segunda-feira (9), após o término da festa. A depender do fluxo de pessoas, os bloqueios poderão ser estendidos. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área.

A CTTU também vai realizar três operações especiais de trânsito durante as procissões da Bandeira, do Terço dos Homens e de Encerramento, realizadas nos dias 28 de novembro, 6 e 8 de dezembro, respectivamente. Durante a Procissão da Bandeira, marcada para 18h da sexta-feira (28), a CTTU vai montar bloqueios itinerantes e disponibilizar batedores para acompanhar os fiéis, que irão sair do Parque da Macaxeira, seguir pela a Avenida Norte, no sentido Centro, até o Largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara.

No sábado (6), a Romaria do Terço dos Homens, que tem início às 18h, será acompanhada por batedores. Os bloqueios serão realizados à medida em que os fiéis sigam o trajeto da procissão, que tem início na Rua da Harmonia, próximo à Igreja da Harmonia, em direção ao Morro da Conceição, passando por trecho da Avenida Norte. Já a Procissão de Encerramento, com início às 15h da segunda-feira (8), será acompanhada por 25 batedores. Os bloqueios serão itinerantes, sendo montados e desfeitos conforme a passagem dos fiéis, que saem da Avenida Cais do Apolo, na altura da sede da Prefeitura do Recife, em direção ao Morro da Conceição, passando pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte.

A CTTU recomenda que as pessoas utilizem transporte coletivo: transporte por táxi e/ou aplicativo para chegar ao evento que cheguem cedo ao local, uma vez que o número de fiéis esperado é alto e haverá restrição de estacionamento em via pública. Os condutores também devem ficar atentos à sinalização que proíbe estacionamento e principalmente respeitar a travessia de pedestres para evitar sinistros de trânsito.

CONTROLE URBANO - A Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) licenciou 250 comerciantes, especialmente de artigos religiosos e alimentícios, para atuar durante as festividades. O ordenamento é feito de forma a facilitar o acesso dos fieis ao Morro, e as equipes da Secon atuarão do dia 28 de novembro a 8 de dezembro - entre os dias 5 e 8, em turnos de 24 horas, devido ao aumento da demanda. Também serão montadas barreiras para impedir, ao longo do percurso, o acesso de comerciantes não licenciados, de forma a preservar o caminho livre. Ao todo, 350 profissionais da Secon trabalharão nas festividades.

LIMPEZA URBANA - A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) preparou um reforço no esquema de limpeza, com mutirão que terá início nesta semana e seguirá com atividades até a manhã do próximo dia 9 de dezembro, pós-festa. Um total de 187 garis e 22 fiscais irão garantir a limpeza durante os dias de celebração religiosa no Morro da Conceição e no entorno.

O trabalho será executado na Avenida Norte, Largo Dom Luiz, Praça do Trabalho, Praça do Morro da Conceição, além dos acessos ao local da festa. Os serviços serão realizados em todos os espaços utilizados durante a festa, nos três turnos, e envolvem capinação, varrição, limpeza de escadarias, coleta de resíduos, lavagem das vias, entre outras atividades. Para isso, a Emlurb irá utilizar 11 caminhões compactadores, um caminhão-pipa, duas motos triciclo, 180 tonéis e dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o descarte de resíduos recicláveis. A expectativa, com base no ano passado, é que cerca de 60 toneladas de resíduos sejam coletadas ao fim das festividades.

Em setembro deste ano, a Prefeitura do Recife entregou a obra de restauro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Morro. O serviço, realizado pela Emlurb, garantiu a revitalização do monumento de 3,5 metros de altura e 1.840 quilos, um dos principais símbolos de fé da capital. Os trabalhos foram iniciados em 18 de julho e foram concluídos em 45 dias úteis, com um investimento de mais de R$ 117 mil. A intervenção contemplou tanto a imagem quanto o nicho que abriga o monumento, que apresentavam sujidades, pontos de oxidação e desbotamento da pintura, além da restauração da capela principal.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E COMBATE À FOME - Durante os dez dias da 121ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome do Recife irá intensificar as ações de proteção a crianças e adolescentes no Morro da Conceição. As equipes das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) atuarão diariamente em ações de sensibilização junto a pais, responsáveis, comerciantes e visitantes, com foco na prevenção, identificação e enfrentamento de situações de trabalho infantil, além da exposição ao consumo de álcool e ao uso abusivo de substâncias psicoativas. As atividades incluem orientação a famílias, distribuição de materiais informativos e articulação direta com a rede de proteção social.

Como parte da iniciativa, será disponibilizado um Espaço de Proteção voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Integrado ao PETI, o espaço tem caráter preventivo e protetivo, oferecendo um ambiente seguro, com alimentação, atividades lúdicas e atendimento especializado. A estrutura funcionará na Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima (Avenida Norte, 5400, Casa Amarela), das 18h do dia 5 às 18h do dia 8 de dezembro, com acesso organizado pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que atuarão durante toda a festividade.

Este ano, o atendimento ocorrerá 24 horas por dia, mediante cadastro e consentimento do responsável legal. Crianças e adolescentes de 0 a 13 anos identificados em situação de trabalho infantil serão encaminhados pelas equipes de abordagem após orientação inicial. A ação contará com 222 profissionais da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome - entre cuidadores, oficineiros, psicólogos, assistentes sociais, educadores, motoristas e pessoal de apoio - distribuídos entre o território e o Espaço de Proteção. A estrutura oferecerá alimentação adequada, oficinas criativas, atividades recreativas, refeitório, sala do soninho, escuta qualificada e áreas destinadas às brincadeiras.

Durante a festividade, a SAS também irá fortalecer a divulgação e a sensibilização sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, destacando sua importância como política de proteção integral às crianças e aos adolescentes que necessitam temporariamente de afastamento do convívio familiar. As equipes realizarão ações de orientações sobre o funcionamento do serviço, os critérios de participação e a importância do cadastramento de novas famílias acolhedoras, ampliando a rede de cuidado do município.

Essa mobilização busca garantir que mais crianças e adolescentes possam ser acolhidos em um ambiente familiar e afetivo quando houver necessidade de medida protetiva, evitando a institucionalização e promovendo vínculos mais seguros e humanizados. A intensificação das ações durante a festa contribui diretamente para a expansão e qualificação do serviço, permitindo que o município conte com um número maior de famílias aptas a atender situações emergenciais e complexas.

Todas as ações seguem os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no enfrentamento ao trabalho infantil. O objetivo é garantir o desenvolvimento pleno e saudável de meninas e meninos, assegurando acesso à educação, proteção, lazer e cuidados, livres de qualquer forma de exploração. A campanha reforça ainda o convite para que toda a sociedade se engaje na defesa dos direitos da infância, fortalecendo uma cultura de responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias, comunidades e instituições.

Durante a Festa do Morro da Conceição, nos dias 4 e 5 de dezembro, das 16h às 19h, será realizada a Blitz da Prevenção, ação educativa voltada a orientar donos e responsáveis por estabelecimentos comerciais sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. As equipes farão abordagens diretas, explicando os riscos do consumo de álcool por adolescentes e reforçando a importância do cumprimento da legislação.

A iniciativa inclui abordagens educativas e de sensibilização, com foco na conscientização dos comerciantes e na prevenção do acesso precoce de adolescentes ao álcool. Também serão realizadas a adesivação dos estabelecimentos, identificando publicamente o compromisso de não vender bebidas alcoólicas a menores, e o cadastramento dos responsáveis e dados do comércio, etapa essencial para registro e monitoramento preventivo.

A ação está em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990, art. 81, inciso II, alterado pela Lei nº 13.106/2015 –, que criminaliza a oferta, venda, fornecimento e entrega de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes.

DIREITOS HUMANOS - De 28 de novembro a 8 de dezembro, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife vai distribuir pulseiras de identificação para crianças e agentes de direitos humanos que estiverem no acesso à subida do Morro da Conceição. A iniciativa busca incentivar mães, pais e responsáveis a utilizarem pulseiras com nome e telefone de contato sempre que levarem crianças a locais com grande circulação de pessoas, facilitando a localização em caso de eventual perda. A ação já foi aplicada com sucesso em outros momentos, como no Carnaval, no Sítio Trindade durante o ciclo junino, no Parque da Jaqueira e nas praias de Boa Viagem e do Pina.

Neste ano, de forma inovadora, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude promove a Caravana de Direitos no Morro da Conceição reunindo as Campanhas “Recife sem Racismo”, “Recife sem Preconceito e Discriminação”, “Respeito, Proteção e Afeto”, “Recife 60+” na Festa de Nossa Senhora da Conceição, com o objetivo de fortalecer a cultura do respeito, inclusão e cidadania durante as festividades. Equipes de agentes de Direitos Humanos farão sensibilização com materiais educativos, divulgando as plataformas de denúncia e promovendo a participação cidadã na festa.

TURISMO E LAZER - Após quase um ano de trabalho conjunto com a comunidade dentro do programa Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), a Prefeitura do Recife lançou um novo roteiro de Afroturismo e o Guia do Morro, reforçando o turismo de base comunitária no Morro da Conceição. A iniciativa estruturou experiências que valorizam ancestralidade, cultura, religiosidade e economia local, conectando visitantes às vivências do território e ampliando a visibilidade de seus saberes tradicionais, espaços culturais e lideranças. O guia, disponível no portal Visit Recife(https://visit.recife.pe.gov.br/), reúne atrações e roteiros para estimular visitas ao Morro durante todo o ano, para além do período da Festa da Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário