.

.

26 de novembro de 2025

Prefeitura do Paulista apoia projeto que une cultura e conscientização climática no IFPE


A Prefeitura do Paulista apoiou o Projeto Paulista Pelo Clima: Resistência Cultural e Consciência Climática, aprovado pela presidenta do Instituto Toró, Ranielle Vital, no edital da PNAB, pela Lei Aldir Blanc. A ação aconteceu nesta quarta-feira (26) no IFPE campus Paulista, e reuniu estudantes e o público geral para discutir cultura, educação socioambiental e os desafios ambientais do município.

O superintendente de Cultura, Augusto Morais, destacou que o papel do poder público vai além do repasse de recursos. “Nós entendemos que é importante não apenas repassar os recursos para que o projeto seja realizado, mas também acompanhar, saber os impactos e poder avaliar, ao final, a execução de todos eles. É um compromisso que nós temos, uma maratona que vem desde a aprovação de cada projeto”, afirmou.

Em ano de COP 30, Morais reforçou a necessidade de pensar o futuro da cidade com responsabilidade ambiental. “Paulista tem uma grande reserva de Mata Atlântica e está passando por um processo de desenvolvimento imobiliário intenso, com a construção de muitos condomínios. Existe uma responsabilidade na implantação desses empreendimentos para reduzir os impactos ambientais, tanto no esgoto quanto na escolha das áreas de instalação”, explicou.

Criado em 2013, o Instituto Toró atua integrando clima, tecnologia e cultura, desenvolvendo projetos de justiça socioambiental e ações voltadas à educação ambiental, priorizando a relação entre o clima e a cultura.

Ranielle Vital também é moradora de Paulista e explicou a relação entre cultura e educação ambiental. “A gente traz os povos originários, a cultura dos tambores, do audiovisual, dos desenhos. Tudo isso tem um papel muito forte na formação que recebemos desde cedo quando falamos de educação socioambiental”, afirmou.

O Projeto Paulista Pelo Clima busca aproximar a população das discussões sobre sustentabilidade através da arte, reforçando a cultura como ferramenta de sensibilização e construção de consciência crítica sobre o meio ambiente. Para ficar por dentro das próximas ações e novidades sobre o projeto, basta acessar o perfil no Instagram: @paulistapeloclima_.

Fotos: Juan Marvin / SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário