.

.

25 de novembro de 2025

Governo de Pernambuco reúne setor produtivo na 3ª edição do Movimenta Indústria PE e anuncia edital de R$ 2,24 milhões para micro e pequenas empresas


Evento discutiu inteligência artificial, automação e tendências industriais; lançamento do Edital Compet Soluções marca novo ciclo de investimentos em inovação no Estado

A terceira edição do Movimenta Indústria PE reuniu, nesta terça-feira (25), especialistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes do setor produtivo no Centro de Avanço Tecnológico (C.A.T.) do Parqtel, na Várzea, para discutir caminhos e desafios da indústria pernambucana diante das tecnologias emergentes. Inteligência artificial, robótica avançada e soluções digitais aplicadas ao chão de fábrica pautaram os debates ao longo do encontro, que se consolidou como um dos principais espaços de diálogo sobre inovação industrial no Estado.

Durante o evento, o Governo de Pernambuco - por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) - lançou oficialmente o edital Compet Soluções, iniciativa que vai investir até R$ 2,24 milhões no desenvolvimento de projetos inovadores criados por micro e pequenas empresas locais.

A chamada pública, na modalidade de subvenção econômica, apoiará até 16 propostas voltadas à criação e implantação de produtos, serviços e processos capazes de solucionar desafios reais enfrentados por empresas, cooperativas e associações pernambucanas. Os interessados podem conferir o edital no site www.facepe.br.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, o encontro reforça a centralidade da inovação para o crescimento regional. “O Movimenta Indústria PE consolida um espaço estratégico para discutir tecnologias que já moldam o futuro. O lançamento deste edital amplia a capacidade de transformar desafios do território em oportunidades concretas de desenvolvimento”, destacou.

Com uma programação que integrou palestras, mesas de discussão e networking, a edição 2025 do Movimenta Indústria PE reafirmou o papel do Estado como articulador de políticas públicas voltadas à inovação e ao avanço tecnológico.

Além disso, a edição contou com uma Ilha de Startups com seis empresas que expuseram suas soluções inovadoras voltadas para as indústrias pernambucanas e também com a Arena de Robótica, por meio do grupo de pesquisa e desenvolvimento em robótica do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco- RobôCIn (UFPE) e por meio do Rev Atom, equipe de robótica do SESI.

Uma das startups participantes foi a Iara, empresa que usa a visão computacional para solucionar desafios na área de petróleo e gás. "Estamos aqui no Movimenta mostrando um dos nossos projetos. Nós fazemos a inspeção da capa externa do duto flexível para extração de petróleo do pré-sal. A gente está demonstrando a mesma tecnologia, por meio de uma POC, que usa câmera e laser na triangulação 3D da capa do duto", destacou o engenheiro mecânico, Aloysio Romeira.

O diretor de Avanço Tecnológico da Secti/PE, Obionor Nóbrega, ressaltou que o novo edital fortalece o compromisso do Estado com uma indústria mais competitiva e conectada às demandas do mercado. “Estamos impulsionando empresas a desenvolver soluções tecnológicas que respondam diretamente às necessidades de Pernambuco. É um passo importante para fortalecer o nosso ecossistema produtivo”, afirmou.

Crédito: Saulo Aleixo/Secti

Nenhum comentário:

Postar um comentário