30 de outubro de 2025

Recife terá quatro representantes no Parapan de Jovens, no Chile


Jogos ocorrerão entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, em Santiago. Delegação brasileira conta com 120 atletas, sendo três esportistas e um técnico do Centro de Referência Paralímpico da capital pernambucana

Com quatro convocações para disputar o Parapan-Americano de Jovens no Chile, o Centro de Referência Paralímpico do Recife representará a capital pernambucana em mais uma competição internacional. Os atletas Emily Victoria Barbosa Da Silva, Laryssa Vitoria Lima da Silva e José Arthur Albuquerque Costa, além do técnico Ismael Marques da Silva, foram convocados pelo Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) para compor a delegação que disputará o torneio em Santiago, no Chile, entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro.

Os quatro convocados integram as equipes de goalball e de atletismo do Centro de Referência Paralímpico, projeto mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com o CPB. O Centro oferece iniciação esportiva e alto rendimento para crianças e adolescentes com deficiência do Recife.

O Parapan de Jovens reunirá 120 talentos brasileiros, com idades entre 14 e 23 anos, que disputarão provas em 12 modalidades. Emily Victoria e José Arthur são atletas de goalball, enquanto Laryssa Vitória representará o Recife nas provas de atletismo. Também convocado, Ismael Marques reforçará a comissão técnica brasileira como um dos treinadores do atletismo.

Laryssa Vitória, que disputará sua segunda competição internacional, reconhece o papel do Centro de Referência e projeta os resultados para o Parapan “Eu defino o projeto com uma palavra: oportunidade. Foi a partir dele que eu tive a oportunidade de praticar o esporte, e é através dele que vários atletas têm experiências novas, como participar do Parapan. Minha expectativa é dar o meu máximo na competição e medalhar”, finalizou.

A participação de atletas e técnico do projeto é resultado do fomento ao esporte paralímpico na capital pernambucana, que ganhou ainda mais força com a instalação do Centro de Referência, em 2022. As modalidades disponíveis são atletismo, bocha, goalball, rugby em cadeira de rodas, parabadminton e natação, desenvolvidas no Núcleo de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, sob a supervisão de professores de educação física da Prefeitura e do CPB.

Crédito da foto de Laryssa e Ismael: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário