A Secretaria Executiva da Mulher do Paulista segue ampliando o diálogo e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança e à proteção das mulheres no município. Nesta segunda-feira (20), a secretária Fabrina Juliana e a coordenadora regional metropolitana da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Renata Espíndola, participaram de uma reunião com o prefeito Severino Ramos para discutir ações integradas no enfrentamento à violência contra a mulher.
Durante o encontro, foram apresentadas as principais demandas e avanços do município na área, com destaque para o trabalho desenvolvido nos últimos meses pela gestão municipal, que tem priorizado a reestruturação e ampliação da rede de acolhimento e proteção.
“Hoje tivemos uma reunião com o prefeito para tratar de políticas públicas sobre a segurança das mulheres. Conversamos sobre a reestruturação do CEAM, a conquista de uma sede própria e a importância de garantir um olhar ainda mais humanizado para o atendimento. Em apenas dez meses, conseguimos avançar bastante e conquistar, inclusive, uma Vara de Violência Doméstica, que antes não existia em Paulista”, destacou Fabrina Juliana, secretária executiva da Mulher.
A secretária também ressaltou a implantação do Núcleo Integrado de Oficiais de Justiça (NIOJ), fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de Pernambuco e a Prefeitura de Paulista. “O NIOJ vem para desburocratizar e agilizar as medidas protetivas, reforçando o pacto de segurança e proteção às mulheres vítimas de violência. Essa estrutura vai permitir um atendimento mais célere, inclusive nos casos de flagrante, fortalecendo a efetividade das ações no município”, completou.
Para Renata Espíndola, a reunião reforça o compromisso conjunto entre o Estado e o município no fortalecimento da rede de proteção às mulheres. “Esse encontro representa a busca pela integração de toda a rede: o Governo do Estado, a Prefeitura e as Organizações de Políticas para Mulheres que atuam no município. Discutimos também as estatísticas locais e as estratégias para fortalecer essa parceria, garantindo que o atendimento e a proteção às mulheres avancem de forma articulada”, pontuou.
A reunião marca mais um passo importante na consolidação das políticas públicas voltadas à segurança e ao enfrentamento da violência de gênero em Paulista, que vem se destacando pela ampliação das ações de prevenção, acolhimento e acesso à justiça para as mulheres.
Fotos: Fabiano Alves / SGG
Nenhum comentário:
Postar um comentário