Na manhã desta sexta-feira (10), o auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) Paulista sediou uma das oficinas do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). O encontro reuniu gestores, conselheiros e representantes do Litoral Norte de Pernambuco para discutir os desafios e as estratégias para a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) nos municípios do estado.
Com o tema “Os Desafios na Implementação das Políticas Culturais”, a mesa de abertura do evento contou com a presença do secretário executivo de Cultura de Paulista, Ikaro Guimarães; o coordenador do escritório do MinC em Pernambuco, Carlos Augusto Pereira; a representante do Comitê de Cultura do Estado de Pernambuco, Ladjane Raméh; a secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves; e o diretor do SNC/MinC, Junior Afro.
Durante o evento, o diretor do SNC, Junior Afro, enfatizou a importância da construção coletiva para o avanço das políticas culturais. “O fortalecimento dos sistemas municipais de cultura é fundamental para garantir a continuidade e a efetividade das políticas públicas. Precisamos construir soluções que partam da realidade local, ouvindo gestores, conselheiros e a sociedade civil organizada”, ressaltou.
A secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, reafirmou o compromisso do Estado com a interiorização e democratização da cultura. “Nosso papel é garantir que todos os municípios tenham voz e vez na política cultural, tanto no âmbito estadual quanto nacional”, destacou durante sua participação na mesa de abertura.
O superintendente da Secretaria de Cultura de Paulista, Augusto Morais, celebrou a realização da oficina no município. “Paulista vive um momento de renovação e construção. Ter a oportunidade de sediar essa oficina, com a presença do Ministério da Cultura e de tantas autoridades, nos motiva a avançar com ainda mais empenho na criação do nosso Sistema Municipal de Cultura, promovendo um processo aberto, colaborativo e comprometido com o fortalecimento da identidade cultural local”, pontuou.
O ciclo de oficinas segue neste sábado (11), na cidade de Tracunhaém, dando continuidade às ações do Programa Nacional dos Comitês de Cultura em Pernambuco.
Fotos: Gerson Nascimento / SEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário