Uma manhã dedicada ao autocuidado, à saúde e à beleza marcou a Ação Outubro Rosa, promovida nesta segunda-feira (20), nas Unidades de Saúde da Família Arthur Lundgren Baixo II e Arthur Lundgren Alto II, localizadas na Rua da Resistência, em Arthur Lundgren II.
A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Saúde do Paulista e contou com a parceria da Secretaria Municipal da Mulher, da UNINASSAU e da empresa Mary Kay. Durante o evento, foram oferecidos serviços gratuitos de consultas médicas, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicose, mamografia, avaliação odontológica, auriculoterapia e emissão ou atualização do Cartão SUS.
Além disso, a UNINASSAU promoveu orientações sobre nutrição, saúde e fertilidade feminina, enquanto a Secretaria da Mulher levou informações sobre enfrentamento à violência de gênero. A Mary Kay proporcionou um momento de bem-estar com maquiagem e limpeza de pele para as participantes.
Com o tema “Ame-se, cuide-se, previna-se”, a ação teve como foco incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Para a gerente administrativa da unidade, Jaqueline Sales, a integração entre os parceiros é essencial para fortalecer o atendimento à população. “A parceria com a Uninassau e a empresa Mary Kay é muito importante, porque amplia os serviços oferecidos e valoriza as mulheres da comunidade”, destacou Jaqueline.
A professora Milady Alessandra, de 32 anos, aprovou a iniciativa. “Foi um momento especial. Além de cuidar da saúde, tivemos um espaço de acolhimento e autoestima. Saio daqui me sentindo valorizada”, afirmou.
Segundo o superintendente da Atenção Primária do município, Anderson Nunes, ações como essa são fundamentais para garantir a atenção integral à saúde da mulher. “Quando identificamos algum tipo de alteração nos exames, como nas mamografias, o próprio médico da unidade realiza o encaminhamento para a regulação, que agenda a consulta com o especialista. Já nos casos de exames rápidos, a unidade tem autonomia para iniciar o tratamento ou direcionar a paciente ao CTA, o Centro de Testagem e Aconselhamento, responsável pelo acompanhamento de pessoas com sífilis, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis”, explicou Anderson Nunes.
Fotos: Gerson Nascimento / SEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário