17 de outubro de 2025

Inovação Urbana do Recife monta pavilhão usando plástico reciclável no Rec’n’Play, usando arte e sustentabilidade


No festival, Prefeitura do Recife montou na Rua do Bom Jesus um pavilhão construído com 270 quilos de plástico reciclado em forma de placas. Projeto demonstra, na prática, como resíduos plásticos podem ser ressignificados em estruturas urbanas funcionais, sustentáveis e esteticamente atrativas

Quem passar pelo Rec’n’Play 2025 durante os dias do festival verá uma estrutura na Rua do Bom Jesus, construída com 270 quilos de plástico reciclado em forma de placas. Trata-se do Pavilhão da Inovação Urbana, concebido pelo Gabinete de Inovação Urbana (GIURB) em parceria com o Precious Plastic UFPE. O projeto demonstra, na prática, como resíduos plásticos podem ser ressignificados em estruturas urbanas funcionais, sustentáveis e esteticamente atrativas. Além disso, o GIURB também está promovendo a Feira de Arte Urbana durante o evento.

A iniciativa surge da necessidade de repensar o uso dos resíduos e de promover uma nova cadeia produtiva baseada na economia circular. O processo de fabricação das placas envolve uma variedade de tipos de plásticos, provenientes de diferentes produtos, desde tampinhas de garrafa até para-choques de automóveis. A aplicação de cada tipo de material depende do uso planejado para a placa, sendo fundamental considerar fatores como resistência e durabilidade. No caso da construção do Pavilhão de Inovação Urbana, os materiais mais utilizados foram o PP (Polipropileno) e o PEAD (Polietileno de Alta Densidade), devido à sua disponibilidade e às características ideais para os processos de trituração e moldagem.

A reciclagem do plástico para a produção das placas utilizadas no Pavilhão de Inovação passa por diversas etapas cuidadosamente planejadas, que garantem a qualidade do resultado final. O processo começa com a coleta, limpeza, preparação, trituração e moldagem. Após essas etapas, o material é levado ao forno, onde é aquecido em moldes específicos a uma temperatura média de 300°C, até atingir o ponto ideal para a prensagem. São necessárias cerca de 3.000 tampinhas de refrigerante para produzir uma única placa de 6 kg, comprovando o poder transformador da reciclagem em escala comunitária. “Estamos desenvolvendo no Gabinete uma série de experimentos para integrar o plástico recolhido no Recife em produtos reciclados que possam ser incorporados às ações da Prefeitura”, ressaltou o secretário Ed Ruas.

Além dessa iniciativa, o GIURB preparou também um tabuleiro gigante de damas, instalado no Marco Zero, em que as peças do jogo foram confeccionadas a partir de latas de tinta reutilizadas. A proposta é unir lazer e sustentabilidade, convidando o público a interagir de forma lúdica com o espaço e a refletir sobre o reaproveitamento criativo de materiais que seriam descartados. Assim, o Pavilhão de Inovação Urbana e o tabuleiro gigante de damas se complementam como ações que integram design, sustentabilidade e cidadania, promovendo uma experiência urbana transformadora e acessível a todos.

FEIRA DE ARTE URBANA - Além das atividades no Pavilhão de Inovação, o Gabinete de Inovação Urbana realiza a Feira de Arte Urbana. O espaço reúne artistas, coletivos e projetos locais em uma verdadeira celebração da arte como ferramenta de transformação social e requalificação urbana.

A feira propõe uma ocupação criativa do espaço público, com instalações artísticas, exposições interativas e intervenções que dialogam com temas como sustentabilidade e cultura urbana. A proposta é valorizar a produção artística local e estimular o olhar crítico sobre o território, convidando o público a refletir sobre novas formas de viver e interagir com a cidade.

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

Nenhum comentário:

Postar um comentário