A comunidade de Tabajara, em Paulista, recebeu, nesta sexta-feira (10), mais uma edição da Feirinha Viver é Arte. A ação levou serviços de saúde, cidadania e artesanato para perto das pessoas e contou com o apoio da Prefeitura do Paulista, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, além de parcerias com o Grau Técnico, Senac e Bombril.
Durante o evento, a população teve acesso a diversos serviços gratuitos, como vacinação humana e animal, emissão do cartão do SUS, coleta de citologia, massagem, aferição de pressão arterial e auriculoterapia. Por meio do CRAS, foram oferecidas palestras sobre direitos humanos e igualdade racial, além de atendimento para inscrição e atualização do Cadastro Único e orientação de assistentes sociais. Já o CREAS esteve presente para realizar atendimentos voltados à mediação de conflitos familiares.
A responsável pela Feirinha Viver é Arte, Sandra Santos (Sandrinha), destacou o papel social do projeto. “A feirinha existe há 20 anos para dar dignidade ao nosso povo e incentivar o empreendedorismo local. Temos muita procura, convites de várias comunidades. Hoje, conseguimos preencher todas as vagas para os atendimentos de saúde e ainda realizar pré-agendamentos para quem chegou depois”, afirmou.
A superintendente da Proteção Social Básica, Wellycandida Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa em regiões mais afastadas. “Essa parte de Tabajara é uma área de difícil acesso. Muitas famílias acabam desmotivadas por precisar se deslocar até o CRAS. O projeto do CRAS Itinerante surge para superar esse obstáculo, garantindo que todos tenham acesso aos serviços que são seus por direito”, explicou.
A biomédica estética e professora do Grau Técnico, Juliane Lopes, também reforçou a relevância das práticas de saúde integrativas. “Essas ações são essenciais para o bem-estar da população. Depois da pandemia da COVID-19, houve um aumento expressivo de casos de estresse, depressão e ansiedade. As práticas integrativas trazem qualidade de vida, e hoje a medicina tradicional já reconhece e trabalha em conjunto com a medicina alternativa”, completou.
Com mais de duas décadas de atuação, a Feirinha Viver é Arte segue fortalecendo o empreendedorismo local e levando atendimento social e humano a diversas comunidades do município.
Fotos: Renato Ramo / SEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário