29 de outubro de 2025

Em homenagem à COP 30, Secretaria de Turismo do Recife promove trilha na Mata da Guabiraba



Primeira trilha urbana ofertada pela Prefeitura, através do projeto Recife de Bairro em Bairro, da Secretaria de Turismo e Lazer, será no dia 9 de novembro. Passeio é uma oportunidade do recifense conhecer mais a cidade a partir da natureza. Inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas no Conecta Recife

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer (Seturl), inicia, no próximo dia 9 de novembro, um passeio pela paisagem natural da cidade, com uma trilha urbana, com o objetivo de desbravar a riqueza natural que a capital pernambucana oferece a população. O itinerário inicial será a Mata da Guabiraba. Serão oferecidas 50 vagas gratuitas e as inscrições devem ser feitas pelo Conecta Recife. O passeio faz parte do projeto Recife de Bairro em Bairro e une história, cultura e natureza, mostrando que o Recife está alinhado com iniciativas de sustentabilidade, com a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), que terá início no dia 10 em Belém (PA). Ao todo, serão 10 km de trajeto, com, aproximadamente, 4 horas de duração.

“A trilha destaca a importância da preservação ambiental, da biodiversidade local e da memória cultural da região, evidenciando como o turismo pode ser uma ferramenta de educação e conscientização ambiental, além de reforçar que o Recife também possui um segmento de turismo de aventura. O passeio é gratuito, educativo e sustentável, oferecendo aos participantes a oportunidade de redescobrir o Recife, conhecer melhor seus bairros e valorizar a herança cultural e ambiental da Mata Atlântica”, afirmou o gerente-geral de Operações de Eventos de Turismo do Recife, Renato Barbosa.

Durante a trilha, serão abordados temas como história local, hábitos culturais, fauna e flora, além de práticas de sustentabilidade e turismo consciente, reforçando o compromisso da cidade com o meio ambiente e o turismo responsável. A trilha na Mata da Guabiraba também é um convite à participação comunitária, conectando moradores, visitantes e amantes da natureza em uma atividade que promove integração, bem-estar e valorização da cidade. Em sintonia com os princípios da COP 30, a iniciativa contribui para formar cidadãos mais conscientes e engajados na preservação ambiental e na promoção da cultura local. As inscrições podem ser feitas pelo Conecta Recife e o pré-requisito é ter idade mínima de 16 anos.

ORIENTAÇÕES - Após a inscrição, o participante receberá comprovante digital por e-mail. Antes do início da trilha, serão fornecidas instruções de segurança e orientações sobre o percurso. O passeio é conduzido por guia e monitores capacitados, promovendo experiência segura, educativa e sustentável.

RECOMENDAÇÕES - Aos “trilheiros”, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife destaca algumas orientações para melhor aproveitar a experiência do passeio. A indicação é usar roupas compridas e confortáveis, como calça e camisa longa (UV); calçado apropriado para trilha (tênis ou bota). Também é recomendado levar protetor solar, água (mínimo 1,5 L), lanche leve, roupa extra para se refrescar, capa de chuva e medicamentos pessoais, se necessário. Importante seguir orientações dos monitores e respeitar a fauna e a flora. Não descartar lixo fora dos locais indicados.

FOTO: Felipe Barbosa/PCR

Nenhum comentário:

Postar um comentário