A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz (Secpaz), realizou na quarta-feira (17) uma reunião de alinhamento com o UNICEF sobre a nova edição da Agenda Cidade UNICEF (2021-2024). O encontro, que aconteceu no Palácio Capibaribe, reuniu gestores municipais e representantes da organização internacional para discutir estratégias voltadas à promoção da cultura de paz e à proteção integral de crianças e adolescentes.
Participaram da reunião o secretário de Cidadania e Cultura de Paz, Túlio Arruda; a secretária executiva da Secpaz, Gabriela Moura; o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Alexandre Rebêlo; além da chefe do escritório do UNICEF no Recife, Immaculada Prieto, e equipe técnica da instituição. Entre os pontos discutidos, estiveram a avaliação da primeira edição da Agenda, iniciada em 2021, e os preparativos para a segunda fase, prevista para 2025.
Também entrou em pauta a possibilidade de realizar um levantamento de dados e geração de evidências sobre violência contra crianças e adolescentes no Ibura, território prioritário da iniciativa. “A experiência do Recife pode ser inspiradora para outras cidades e contribuir com uma rede de municípios comprometidos em buscar estratégias para reduzir violências que impactam a vida de crianças e adolescentes. O trabalho desenvolvido nos Compaz é um exemplo de como integrar educação, saúde, cultura e inclusão produtiva em favor da infância e da juventude”, destacou Immaculada Prieto, chefe do escritório do UNICEF no Recife.
A secretária executiva da Secpaz, Gabriela Moura, destacou a importância de um diagnóstico preciso sobre as principais violências que afetam o território. “Estamos estruturando, em parceria com o UNICEF, um levantamento que ofereça um retrato claro das situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra mulheres, letalidade e vulnerabilidades da adolescência. Com esse diagnóstico, será possível integrar políticas públicas de saúde, educação, assistência social e segurança, além de fortalecer a participação da sociedade civil”.
Para o secretário Túlio Arruda, o diálogo com o UNICEF reafirma o compromisso da Prefeitura do Recife em consolidar os Compaz como espaços de referência na construção da cultura de paz. “O Recife vem mostrando que é possível articular políticas públicas de forma integrada. O Compaz é a síntese desse modelo, e agora temos a oportunidade de ampliar o impacto junto com o UNICEF, colocando crianças e adolescentes no centro das nossas prioridades”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário