6 de setembro de 2025

Paulista se prepara para implantação do Programa NIOJ Maria da Penha


A cidade do Paulista será contemplada com a implementação do Programa NIOJ, do Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimento de Ordens Judiciais, também conhecido como NIOJ Maria da Penha, uma importante iniciativa de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

O projeto foi tema de reunião, nesta sexta-feira (5), conduzida pela desembargadora Daisy Andrade, coordenadora da área da Mulher no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com participação da Secretaria Executiva da Mulher de Paulista, Fabrina Juliana, e do secretário de Governo e Gabinete, Fabiano Santos.

O NIOJ Maria da Penha tem como objetivo desburocratizar e agilizar a execução de medidas protetivas, fortalecendo a rede de proteção às mulheres. O programa já demonstrou resultados expressivos em cidades como Caruaru, pioneira na implantação, onde alcançou a redução a zero dos casos de feminicídio.

Na ocasião, também foi reforçado o pedido para que Paulista seja contemplada com uma Vara de Violência Doméstica, tendo em vista que o município ocupa a 3ª posição da Região Metropolitana com maior número de habitantes e a 4ª em registros de violência doméstica, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS).

A secretária executiva da Mulher de Paulista, Fabrina Juliana, ressaltou a importância da chegada do projeto ao município. “O NIOJ Maria da Penha é um avanço muito importante, pois garante maior agilidade no cumprimento das medidas protetivas e fortalece a rede de enfrentamento à violência. Paulista ganha mais um equipamento que dará suporte às mulheres que precisam desse amparo”, destacou.

De acordo com a secretária, a implantação do núcleo só é possível graças ao apoio da gestão municipal. Segundo ela, o prefeito Severino Ramos e o secretário Fabiano Santos têm garantido abertura e articulação para que Paulista avance em políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, fortalecendo a rede de enfrentamento e garantindo mais dignidade às paulistenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário