29 de setembro de 2025

Outubro Rosa: campanha reforça a importância da detecção precoce do câncer de mama


O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) dá início, em outubro, à tradicional campanha Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama — o tipo mais incidente entre mulheres, excluindo os casos de pele não melanoma. Com o mote “Cuidar é um legado que atravessa gerações”, a instituição, que está prestes a completar 80 anos de história, reforça a mensagem de que o diagnóstico precoce salva vidas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama registrou 2,3 milhões de novos casos em 2022, resultando em mais de 670 mil mortes a nível global. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima cerca de 73 mil novos diagnósticos em 2025, com taxa de incidência de 66,5 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados parciais do Registro Hospitalar de Câncer (RHC), em 2023, o HCP acolheu 687 novos casos de câncer de mama, sendo 679 mulheres e 8 homens.

Embora mais comum após os 50 anos, a doença também atinge mulheres jovens: entre 2018 e 2023, mais de 108 mil brasileiras com menos de 50 anos receberam o diagnóstico. “É fundamental que as mulheres estejam atentas ao próprio corpo e busquem avaliação médica ao notar qualquer alteração, por menor que pareça”, alerta a mastologista do HCP, Dra. Carolina Vasconcelos. Também destaca-se a importância da prevenção com a adoção de um estilo de vida saudável com atividade física regular, alimentação equilibrada, manutenção de um peso corporal adequado, evitar álcool e tabaco, e amamentar por mais tempo.

Os sinais de atenção incluem: nódulo ou caroço na mama ou axila, alterações no formato ou tamanho das mamas, retração ou inversão do mamilo, secreção anormal e mudanças na pele, como vermelhidão ou aspecto de “casca de laranja”. O rastreio é feito principalmente pela mamografia anual, indicada a partir dos 40 anos, enquanto mulheres mais jovens devem iniciar a avaliação com ultrassom mamário e, se houver histórico familiar, seguir orientação médica para exames complementares. Apesar de raro, o câncer de mama em homens representa cerca de 1% dos casos, com sintomas semelhantes.

Mesmo sendo um hospital de tratamento oncológico, no HCP as mamografias são oferecidas ao público externo mediante agendamento online, pelo site hcp.org.br/outubrorosa, conforme a disponibilidade de vagas. Para realizar o exame, é necessário ter 40 anos ou mais ou apresentar sinais ou sintomas suspeitos de câncer de mama, com encaminhamento médico. Também é preciso não ter feito mamografia no último ano e ter condições de permanecer em pé ou sentada durante o procedimento.

Em 2024, o HCP realizou 14.076 mamografias, reforçando seu compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário