18 de setembro de 2025

A Prefeitura do Recife oferece qualificação gratuita na rede Compaz


Moradores do Recife e da Região Metropolitana a partir de 18 anos poderá concorrer a uma das 750 vagas nos cursos presenciais, que terão três meses de duração e inicialmente a partir de outubro

A partir de outubro, o Recife vai receber a Fábrica Criativa, projeto de qualificação social e profissional gratuita para jovens e adultos a partir dos 18 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social. O projeto é realizado pelo Instituto Global Attitude (IGA), em parceria com o Programa Manoel Querino (PMQ), a Fundação de Apoio ao Trabalho (FAT), a Compaz do Recife, a Prefeitura do Recife e o Ministério do Trabalho e Emprego, e irá oferecer 750 vagas em cursos presenciais para moradores do Recife e da Região Metropolitana. As inscrições são feitas mediante formulário on-line (vide serviço).

As formações terão duração de três meses, com carga horária de 100 horas, e serão realizadas em diferentes equipamentos da rede Compaz, além de espaços parceiros. Os cursos abordam as áreas de Economia Criativa, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo, com foco na geração de renda e sem acesso ao mercado de trabalho. Entre as opções, a população poderá escolher Gestão de Mídias Sociais, Produção de Eventos e Fotografia para Mídias Digitais, em turmas de até 35 alunos.

Além do aprendizado técnico, todos os estudantes terão direito a certificado de conclusão, kit lanche, material didático, auxílio transporte e camiseta, garantindo condições de permanência e aproveitamento das aulas.

"Estamos falando de uma ação que não apenas promove qualificação, mas que também amplia as oportunidades de empregabilidade em áreas estratégicas para o futuro. A Fábrica Criativa reforça a missão da Prefeitura do Recife de transformar vidas por meio da inclusão produtiva e do fortalecimento da cidadania", destacou o secretário de Cidadania e Cultura de Paz, Túlio Arruda.

Para a atuação executiva da pasta, Gabriela Moura, a chegada do projeto potencializa o papel dos centros como polos de transformação social: "O Compaz já é referência nacional em políticas de cidadania e cultura de paz, e agora também se consolida como espaço de formação profissional e de geração de renda. A Fábrica Criativa é mais uma porta de entrada para a autonomia e dignidade de nossa população", ressaltou.

O diretor executivo do Instituto Global Attitude, Rodrigo Reis, também celebrou a chegada da iniciativa ao Recife: "É uma alegria imensa poder oferecer formação profissional na área da economia criativa em uma cidade com tanta vocação para o cinema, arte e criatividade como Recife. Nossa expectativa é que esse projeto se expanda e alcance todo o estado de Pernambuco."

Com essa proposta, a iniciativa se apresenta como um espaço de transformação social, conectando formação, inclusão e oportunidades concretas de trabalho em setores que seguem em expansão no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário