Termina nesta sexta-feira (15), o prazo para as inscrições no programa “Ambiente +” voltado a incentivar e dar mais visibilidade a projetos de Educação Ambiental, implantados por escolas da rede pública estadual de ensino de Pernambuco. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas de forma on-line pela Plataforma Ambiente +, preenchendo formulário específico. O passo a passo está disponível em: <ambientemais.pe.gov.br/site/inscricao-wrapper/como-fazer-a-inscricao> . O programa é desenvolvido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas-PE) e Secretaria de Educação (SEE-PE).
Para a inscrição basta fornecer os dados do professor responsável, da Unidade Educacional e do projeto. Ao elaborar o projeto é necessário considerar os princípios da Educação Ambiental e parâmetros pedagógicos, os eixos temáticos e os elementos estruturais. Interdisciplinaridade, transversalidade, aplicabilidade, viabilidade econômica e perspectiva de continuidade estão entre os parâmetros pedagógicos. Já os Eixos Temáticos são 10: alimentação sustentável, biodiversidade, cultura oceânica, mudanças climáticas, objetivos de desenvolvimento sustentável, prevenção de doenças, proteção de ecossistemas, recursos hídricos, resíduos sólidos e unidades de conservação.
Podem se inscrever até 10 escolas por Gerência Regional de Educação. Todos os projetos serão acompanhados e monitorados por uma equipe de trabalho formada por técnicos das gerências de educação da CPRH, Semas e SEE. O resultado final vai contemplar 16 projetos, representando todas as regiões do estado. Esses 16 receberão o troféu “Ambiente + 2025”, os demais ganharão certificado de participação. A divulgação do resultado com as 16 maiores pontuações será no dia 18 de novembro e a entrega dos troféus e certificados está prevista para a primeira quinzena de dezembro. Esta é a quarta edição do programa Ambiente +, que foi instituído em conformidade com políticas e programas estaduais de Educação Ambiental, visando também fortalecer o ensino formal e não formal em prol do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário