A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi iniciada, nesta quinta-feira (21), com o Seminário Escutar para Incluir, realizado no auditório da Faculdade FASUP, localizada no bairro do Janga. O evento marca o início de uma série de atividades promovidas pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, com foco na inclusão, saúde, cidadania e sensibilização da sociedade.
Com programação oficial até o dia 28 de agosto, a iniciativa contará com desdobramentos até dezembro, oferecendo uma série de ações comunitárias, palestras em escolas, audiências públicas e atividades inclusivas em diversos espaços do município. A proposta é fortalecer o debate sobre acessibilidade e promoção de direitos, como destaca a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues. “Essa semana tem um papel transformador na vida das pessoas com deficiência. É um momento de dar voz, visibilidade e assegurar que os direitos sejam garantidos e respeitados”, declarou a gestora.
O superintendente de Direitos Humanos do município, Kléber Pyrrho, também ressaltou o caráter coletivo da mobilização. “A Semana da Pessoa com Deficiência é um espaço de construção coletiva, de escuta e de troca de experiências. É assim que vamos avançar enquanto sociedade”, disse.
Para a presidente do Conselho Municipal da Inclusão da Pessoa com Deficiência do Paulista, Ana Motta, a ação reafirma o compromisso do município com a inclusão. “É uma oportunidade de promover o protagonismo das pessoas com deficiência e garantir o acesso a políticas públicas com dignidade”, pontuou Motta.
Durante a semana, a população contará com diversos serviços gratuitos, como: Aferição de pressão arterial, Medição de glicose, Vacinação, Emissão de RG com inclusão do CID, Solicitação da Carteira de Identificação do Autismo, Solicitação do VEM Livre Acesso, Orientações sobre direitos humanos, Atendimentos do CadÚnico.
Confira a programação da semana:
Sexta-feira (22):
Ação na Vila da Pessoa com Deficiência, em Paratibe, das 8h às 12h.
Segunda-feira (25):
Mutirão da Cidadania com inclusão do CID no RG, no Centro da Cidadania do Conjunto Beira-Mar, das 9h às 15h.
Terça-feira (26):
Palestra na Escola Cônego Carvalho, em Maranguape I, às 14h.
Quarta-feira (27):
Vivência Inclusiva com o secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, Ricardo Medeiros, às 10h30.
Audiência Pública, no plenário da Câmara de Vereadores, das 13h às 17h.
Quinta-feira (28):
Encerramento da Semana com uma Ação Integrada de Saúde e Cidadania no Centro Espiritualista Caminho de Aruanda (CEACA), Rua São Francisco, Jardim Maranguape, das 8h às 13h.
Fotos: Juan Marvin / SEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário