Programação inclui mutirão de emissão de documentos, rodas de diálogo, cine-debate e ações de combate ao preconceito
Para celebrar o Dia Nacional dos Direitos Humanos e o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (SDHJ), vai realizar uma série de atividades durante toda esta terça-feira (12) em diferentes pontos da cidade. As iniciativas vão lembrar à sociedade os direitos das crianças e adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiência, população negra e LGBTQIA+, bem como da importância da defesa da democracia. Ação para emissão de documentos, rodas de diálogo e cine-debate fazem parte da programação.
“Estamos muito felizes em realizar uma programação diversa e inclusiva para celebrar o Dia Nacional dos Direitos Humanos e o Dia Internacional da Juventude aqui no Recife. Ao longo de toda essa terça-feira, vamos promover ações que reafirmam nosso compromisso com a garantia dos direitos de todas as pessoas. Eu mesmo estarei presente em cada uma dessas atividades, porque acredito que o contato direto com a população e o diálogo constante são fundamentais para construirmos uma cidade mais justa e acolhedora”, comentou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
A Praça do Engenho do Meio vai receber uma ação do coletivo Recife MangueBoyz em parceria com a Secretaria Executiva de Juventude do Recife, integrando o Mutirão Global COP30, mobilização mundial pela justiça climática e participação popular. A programação terá início às 9h e incluirá plantio de mudas nativas, pintura de mural artístico, instalação de lixeiras seletivas, montagem de composteira comunitária e colocação de placas educativas, além de um bate-papo com jovens sobre os desafios ambientais e urbanos. A iniciativa faz parte do Agosto da Juventude 2025, que tem como tema “Juventudes em Movimento: Por Territórios Vivos e Direitos Garantidos”.
Já em Nova Descoberta, o Terreiro Abassá T’Oyá Togum (Terreiro de Pai Darlan), vai receber a primeira edição da Caravana de Direitos - Terreiros. Quem mora perto do local poderá retirar certidão de nascimento e identidade de forma gratuita, com uma equipe do Expresso Recife que estará atuando no local, das 8h às 17h. Além disso, no período da manhã, trabalhadores da Central de Acessibilidade Comunicacional (CAC) da SDHJ vão ensinar palavras relacionadas ao universo da cultura afro-brasileira na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para todos os interessados.
O terreiro, localizado no nº 7018 da Rua Bujaru, também vai receber a Campanha Recife Sem Racismo que vai divulgar a plataforma de denúncias disponível no Conecta Recife ou pelo link https://semracismo.recife.pe.gov.br. A plataforma é um canal seguro e acessível para que vítimas ou testemunhas de atos racistas possam registrar ocorrências, garantindo que os casos sejam devidamente apurados.
No mesmo bairro, na Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Bruno Maia, no Córrego da Areia, o projeto Geração Afeto, da Gerência da Criança e Adolescente, que realiza ações em prol de gestantes, promoverá uma roda de diálogo com o tema Rede de Apoio. As participantes serão gestantes e mães de crianças com idades entre 0 e 6 anos, beneficiadas do programa Mãe Coruja Recife. A atividade acontecerá das 14h às 16h.
No Alto José do Pinho, a partir das 19h, os moradores e visitantes do bairro vão usufruir de um cine-debate com a exibição gratuita do filme Ainda Estou Aqui, que levou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. A obra conta a trajetória de Eunice Paiva — uma mãe que, após o desaparecimento do marido Rubens Paiva durante a ditadura militar, transforma sua dor em força e luta por justiça e direitos humanos. A atividade será conduzida pela Gerência de Memória, Verdade e Justiça e contará com palestra antes do filme ministrada pelo gerente da pasta, advogado e ex preso político, Marcelo Santa Cruz, e pela fundadora do movimento Tortura Nunca Mais, Amparo Araujo.
Na Boa Vista, o Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ vai abrigar o Café da Inclusão: Cidadania e Fortalecimento de Vínculos, quando será criado o primeiro Grupo de Convivência LGBTI+ do município. A atividade começará às 16h e o objetivo é promover um espaço seguro de diálogo, apoio mútuo e troca de experiências para fortalecer a identidade, os direitos e o protagonismo da comunidade LGBTI+ na cidade.
Na Bomba do Hemetério, na Rua Arlindo Cisneiros, o grupo de convivência Paraíso do Progresso será o local de encontro para uma roda de conversa sobre prevenção de quedas. A atividade acontecerá das 14h às 16h e será conduzida por integrantes do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e da Gerência da Pessoa Idosa. Mais informações sobre o 12 de agosto podem ser obtidas pelo Instagram @sdhjrecife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário