6 de agosto de 2025

Projeto "Escola Sem Drogas" volta às salas de aula em Paulista com apoio do CAPS-AD


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, retomou o Projeto "Escola Sem Drogas", desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) Eliane Maria José de Aguiar. Após o recesso escolar, a iniciativa voltou a acontecer nesta segunda-feira (5), na Escola Municipal João Fonseca de Albuquerque, localizada no bairro de Nossa Senhora do Ó.

Nesta edição, participaram alunos do 7º ao 9º ano, que puderam interagir com os profissionais e tirar dúvidas sobre os riscos e consequências do uso de substâncias psicoativas. O projeto tem como objetivo principal a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas entre adolescentes e jovens, promovendo informação, diálogo e conscientização dentro do ambiente escolar.

“O projeto de prevenção ao uso drogas na escola é de extrema importância por diversos motivos, tanto para o desenvolvimento saudável dos estudantes quanto para a construção de um ambiente escolar mais seguro e consciente. Ensinando sobre os riscos e consequências do uso de drogas, orientando os alunos a tomarem decisões mais seguras e saudáveis. A prevenção é parte da promoção da saúde física, mental e emocional dos alunos, reduzindo os riscos de dependência química e seus impactos sociais, escolares e familiares. Essa atividade fortalece a comunidade escolar: alunos, professores, gestores e famílias, criando uma rede de apoio e cuidado na identificação precoce de situações de risco, permitindo ações preventivas e encaminhamentos adequados”, ressaltou o agente em saúde do CAPS-AD Aguinaldo Felipe.

Criado em 2021, o projeto "Escola Sem Drogas" é desenvolvido regularmente em duas escolas por mês. A iniciativa conta com o apoio da equipe do CAPS-AD, além da colaboração dos gestores escolares.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário